quinta-feira, 22 de abril de 2010

Rapaz se suicida e corpo é encontrado em avançado estado de decomposição

Rapaz se suicida e corpo é encontrado em avançado estado de decomposição
O jovem Adilson Infran Dure de 23 anos, que estava desaparecido há 5 dias, foi encontrado morto em um sitio a 75 km de Novo Progresso próximo ao rio Curua, o seu corpo estava em avançado estado decomposição, as testemunhas e a policia afirmam que o jovem se matou e o mesmo tinha problemas mentais.

Segundo policial militar Batista que esteve no local nos informou que o jovem estava deitado em cima da cama e a espingarda do seu lado, o rapaz para se matar usou a cartucheira apontou a mesma para seu peito e com o pé puxou o gatilho vindo a morrer no local.

De acordo com os médicos que pereciaram o jovem ele tinha morrido há uns 5 dias e o corpo já estava em avançado estado decomposição.


O corpo do jovem foi encaminhado para o estado do Matogrosso do sul.



Por cj moraes/digitalnoticias

Lions Clube de Novo Progresso comemorou 09 anos de fundação e a chegada de 21 novos sócios


Com a finalidade de liderar os serviços comunitários e humanitários, dar poder aos voluntários para que possam servir às comunidades e atender suas necessidades, fomentando a paz e promover a compreensão mundial entre os povos, foi fundado pelo agente de seguros Melvin Jones e outros representantes de 22 clubes de nove estados americanos, o primeiro Lions Clube, em Chicago, Estados Unidos da America (EUA). A união dos clubes de serviços similares que já existiam na época, resultou no Lions Clube, ano de 1917.

A associação tornou-se internacional com a formação do Lions Clube de Windsor, Ontário-Canadá, em 1920. E no dia 15 de outubro de 1959, foi fundado o primeiro Lions Clube no Brasil, em Curitiba capital paranaense.

Hoje são mais de 45.000 clubes locais, fazem parte da maior organização de clubes de serviço do mundo, com cerca de 1,5 milhão de associados servindo em 208 países e áreas geográficas.

Em Novo Progresso o Lions Clube foi fundado em 21 de abril de 2001, são nove anos de serviços prestados filantropicamente a população progressense.

Homens e mulheres de forma organizada e com muita responsabilidade, dedicam voluntariamente algumas horas de trabalho em prol do bem estar da comunidade em que vive, sem receber nada em troca, apenas pela satisfação de poder ajudar a quem realmente precisa. Para alguém se tornar um sócio do Lions Clube precisa ser indicado por um sócio e aprovado pela maioria, alem do que deve ter espírito leonino, ser solidário com o semelhante.

Neste dia 21 de abril de 2010, quarta-feira, o presidente do Lions Clube de Novo Progresso, Eloido Bertolo, oficializou a filiação de 21 novos sócios e todos comemoraram os nove anos de existência do clube na cidade, entre eles o senhor Édio Rosa, diretor da Rádio Comunitária Cultura FM e sua esposa dona Jocélia Cardoso Rosa. A assembléia foi realizada na cede do Clube da Terceira idade de Novo Progresso, a confraternização foi marcada por um almoço com churrasco.

Confira os nomes dos novos leões de domadoras:

Elissane Gonçala Rocha;

Luiz Roberto Nicolak;

Bruna Escrimim;

Erisvanha Oliveira Santos;

Ana F. Silva;Dulci Furini Matei;

Sandra Regina Wobeto;

Josemere Saad BazanelaDeysiane Gomes de Azevedo;

Sandra Maria Mignossi;

Roselene Tânia Pretto;

Edina da Silva Ribeiro dos Santos;

Gilberto Luiz dos SantosMarilza Barreto Manzono;

ClaudeniceM. Gomes Romanholi;

Osvaldo Romanhoi;

Claudecir Sidone Manzonni;

Vanusa Socrepa de Camargo;

Édio Rosa;

Jocelia Cardoso Rosa;

Otomar Aparecido Nunes;

Eliane Aparecida Onizco.

Farinha “puba” é a solução no PDS Terra Nossa



O Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Terra Nossa, fica a 85 km de distância da sede, Novo Progresso, o INCRA ainda não liberou nenhum benefício além do acesso a terra, sem infra-estrutura básica e sem logística, os produtores vêm enfrentando muitas dificuldades financeiras, e em produzir e permanecer nos lotes.


Com isso muitos acabam se obrigando a sair para trabalharem fora do assentamento, porém, alguns, encontram uma maneira de sobressaírem e superar a crise. Dos cerca de 140 agricultores que permanecem na terra, aproximadamente, uns 12, estão produzindo farinha de mandioca do tipo “puba”.


São produtores individuais, o volume de produção varia conforme o número de pessoas em cada família. O senhor Vandir Fernandes Moura, mora no Sitio Terra Nativa, propriedade de um parente, onde já tem a casa de farinha pronta, até preparar o seu lote. Enquanto isso, ele produz farinha, com a matéria prima que pega dos vizinhos para partir lucro, assim ele produz em média 4 sacas de 50kg de farinha por semana, só da sua parte, utilizando a mão-de-obra da família que é composta por 10 pessoas, a maioria é crianças.




Já o senhor Nivaldo Venâncio Mendonça, do Sítio Casa Branca, tem a casa de farinha e 5 hectares com plantação de mandioca, esse oferece a estrutura que tem para ajudar os companheiros, mais quatro vizinhos produzem a farinha, usando tudo do amigo e ficam com a metade. O senhor Nivaldo fica com 10 sacas do produto por semana.


Segundo os produtores, o produto está em falta no mercado local, o que estimula a alta no preço, tornando o negócio consideravelmente lucrativo. O mercado local paga em média, R$150,00 por saco de 50 kg, posto na cidade.


Fonte: www.culturafm.amaisouvida.com.br


Por Manolo Garcia

Grande conquista para a educação de Novo Progresso

Universidade Federal do Pará e IFPA oferecerão cursos superiores gratuitos em nossa cidade

A parceria firmada entre a Prefeitura Municipal de Novo Progresso, através Secretaria de Educação, com a SEDUC-PA e o Ministério da Educação, cria o pólo UAB de formação de professores no município. Isso foi possível depois de muito empenho e dedicação do Secretário Municipal de Educação, Gilberto Luiz dos Santos e da Prefeita Madalena Hoffmann, que tiveram inúmeras reuniões e viagens até a efetivação deste pólo.

Segundo a SEMED, de imediato teremos três turmas instaladas, sendo uma de Matemática com 40 alunos, uma de Ciências Biológicas também com 40 alunos ambas ofertadas pela Universidade Federal do Pará e uma turma de Pedagogia com 25 alunos, que será ofertada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Todos os cursos serão gratuitos e ofertados por instituições de grande credibilidade, contribuindo assim para um salto rumo à melhoria na qualidade da educação oferecida em Novo Progresso e região. E novas turmas deverão ser selecionadas ainda neste ano.

Os novos calouros da cidade, já foram selecionados pela UFPA e IFPA, estão em processo de matrícula, a Secretaria Municipal de Educação coordena os trabalhos, e a previsão para o início das aulas é para o dia 08 (oito) de maio deste ano. O secretário municipal de educação, Gilberto Luiz dos Santos, comemora o resultado positivo do seu trabalho, que prefere chamar de “conquista de Novo Progresso”.

A grande importância da notícia é exatamente o fato de Novo Progresso ser PÓLO UAB do Plano Nacional de Formação de Professores, por isso receberemos alunos de toda a região, de Castelo de Sonhos, Moraes Almeida entre outros, o que sem dúvidas fortalece a cidade como verdadeiramente centro regional que oferecerá mais este importantíssimo serviço para o desenvolvimento regional.

Todos os cursos terão suas aulas ofertadas em finais de semana, durante todo o mês de Julho, além de Janeiro e Fevereiro, tendo assim, número de aulas suficiente para garantir a qualidade dos cursos e interferindo o mínimo possível no calendário escolar, visto que a maioria dos acadêmicos será professores.

O PÓLO UAB funcionará junto a Escola Estadual de Ensino Médio Waldemar Lindermayr (próximo ao Lago Municipal), o secretário disse que já recebeu a promessa da SEDUC-PA de construção do espaço específico para abrigar o referido PÓLO UAB.

Os professores que ainda não possuem a formação desejada deverão ficar atentos para a reabertura das inscrições para a seleção de novas turmas, que deverá acontecer ainda neste primeiro semestre.

Fonte: www.culturafm.amaisouvida.com.br

Por Manolo Garcia

Sem terras vão bloquear a BR 163 no dia 27 de abril em Novo Progresso

No dia 31 de março de 2010, 360 famílias de trabalhadores rurais sem terra de Novo Progresso, acamparam a margem da BR 163, na saída para Santarém e permanecerão por tempo indeterminado.


Os sem terras são ligados à Associação de Trabalhadores Rurais da BR 163, Chico Mendes, presidida pelo senhor Nilton Costa Alves, que anuncia o bloqueio total da rodovia, em frente ao acampamento, somente no dia 27 de abril próxima terça-feira.


O bloqueio será em forma de protesto ao assassinato do colega de luta, Pedro Alcântara de Souza, ex-presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar no estado do Pará (FETRAF-PA), no dia 31 de março em Redenção – PA, contra a violência dos fazendeiros com os representantes dos sem terras e para reivindicar a presença de funcionários do INCRA para fazer o cadastro dos acampados e providenciar terras para assentá-los o mais breve possível.


Nilton, o líder do acampamento, Chico Mendes, disse, que acontecerão mais 10 bloqueios de estradas simultaneamente em todo o estado do Pará, liderados pela FETRAF, com os mesmos princípios e propósitos.


Fonte: www.culturafm.amaisouvida.com.br


Por Manolo Garcia

Caramujo africano Novo Progresso vem sendo invadido por esses animais que causam doenças graves.

Caramujo africano Novo Progresso vem sendo invadido por esses animais que causam doenças graves.
Nos últimos dias vários desses animais vem aparecendo em Novo Progresso, veja como eles chegaram para o Brasil e como se prevenir das doenças causadas pelos caramujos africanos e evitar que os mesmos cheguem ao seu quintal.

Eles provocam doenças em humanos e em alguns animais; contaminam o solo e a água; devastam plantações, hortas e jardins. Podem transmitirem vermes que causam doenças neurológicas, como a meningite, embora dessa não tenha havido ainda registro no Brasil. Mas também pode passar aos humanos o causador da angiostrongilíase abdominal, doença fatal que ataca os intestinos (perfuração e hemorragia interna) e da qual há centenas de casos registrados no país. Diante disso, é surpreendente acreditar que chegaram ao Brasil, por volta de 1988, trazidos do Leste-Nordeste da África como uma alternativa para se substituir o escargot na culinária. Afinal, eles podem chegar a 15 centímetros de comprimento e 200 gramas de peso. Cada um equivale à meia dúzia de scargots. Só que o que era para ser uma solução virou uma dor de cabeça, pois os consumidores não apreciaram o sabor, a textura e o aspecto da carne.

Os caramujos então continuavam a se multiplicar rapidamente e a dar gastos aos seus proprietários. Sem acasalamento, cada um bota cerca de 1.200 ovos por ano. Acasalados o número dobra. Foi aí que os criadores começaram a se livrar de maneira inadequada dos bichos, soltando-os em rios, matas, terrenos baldios ou mesmo colocando-os no lixo. Infelizmente, hoje em dia, é praticamente impossível erradicar o caramujo africano, porque são seres hermafroditas - que se reproduzem espontaneamente - e que se adaptam facilmente a condições climáticas adversas. Embora existam predadores (alguns mamíferos e aves), a predação não é suficiente. Como não existe inseticida ou método de eliminá-los em grande número sem danos para o meio ambiente, a solução agora é o controle por parte da população.

A primeira medida é identificar o caramujo africano. O jeito mais seguro é observando a sua concha. Ela é de cor marrom-escura, com listras esbranquiçadas desiguais, um pouco em ziguezague. Os caramujos em geral gostam de locais úmidos e sombreados. Por isso, ao iniciar a busca do caramujo africano em seu quintal, verifique bem os cantos dos muros, as paredes onde não bate muita luz e os lugares em que possa haver acúmulo de galhos, restos de poda, folhas, madeiras, etc. Também são locais muito propícios os restos de construção, entulhos e, em especial, os tijolos furados. Os animais devem ser catados (um a um) usando luvas ou protegidas por mais de um saco plástico; depois de reunidos podem ser incinerados ou jogados em algum recipiente com água e bastante sal (nesse último caso, dissolvem-se); morto o caramujo, as conchas não deverão restar inteiras, para evitar que juntem água da chuva, na qual o mosquito da dengue poderá depositar ovos outra epidemia incontrolável.
Como se previnir
O IBAMA recomenda fervê-los durante 50 minutos ou então enterrá-los mortos e dentro de sacos em valas de 80 centímetros, jogando cal virgem em cima dos caramujos. Depois cubra a vala com terra. Para evitar que os caramujos africanos presentes em propriedades vizinhas cheguem ao seu terreno, prepare uma mistura de sabão em pó e água, formando uma calda forte, e espalhe sobre o muro. Refaça esse procedimento a cada três semanas ou após cada chuva. Outra forma de prevenção é observar se as folhas e frutos estão inteiros, ou seja, se não foram comidos por caramujos. Verduras, frutas e legumes devem sempre ser mergulhados em uma mistura contendo uma colher (sopa) de água sanitária para um litro de água, durante trinta minutos. Enxágüe muito bem antes de comer. Despreze sempre os vegetais que tiveram contato com os caramujos.





POR CJ MORAES

publicidade

publicidade