quinta-feira, 8 de abril de 2010

Sociedade civil organizada quer mudanças no projeto de pavimentação na BR 163 em Novo Progresso

Na manhã desta quinta-feira 01 de abril, representantes de vários seguimentos da sociedade civil organizada se reuniram no auditório do Sindicato da Indústria Madeireira do Sudeste do Pará (SIMASPA) e discutiram mudanças, que julgam necessárias no projeto original da obra de pavimentação da Rodovia BR 163 (Cuiabá - Santarém), trecho de 05km, no perímetro urbano de Novo Progresso, mais precisamente, nas avenidas marginais a BR, Avenida Orival Prazeres e Avenida Dr. Isaias Pinheiro Antunes.

Os empresários e cidadãos comuns querem que as avenidas sejam definidas com 09 metros de largura, e, não com 07metros, como está no projeto, além disso, o passeio público (calçadas) está previsto com espaço de apenas 02 metros, entre o asfalto e os prédios, a sociedade quer que seja ampliado para uma medida que permita a construção de estacionamentos para veículos e ainda reserve um espaço que atenda às necessidades do transito de pedestres.

A idéia de alteração no projeto surgiu das observações do presidente do SIMASPA, Sr. Osvaldo Romanholi, preocupados com o bom funcionamento da obra e com visão futurista o empresário convidou os demais participantes, 35 pessoas atenderam ao seu chamado.

Foi formado um Conselho Deliberativo e Consultivo, com 10 integrantes, que, voltarão a se reunir na próxima segunda-feira, às 15:00h, para redefinirem as mudanças no projeto.

O resultado final será transformado em documento e encaminhado à prefeita Madalena Hoffmann que por sua vez, se comprometeu em apresentá-lo até na capital Belém para protocolar junto ao governo de Ana Julia Carepa.

Segundo Osvaldo Romanholi, o projeto original está ultrapassado, não condiz com a atual realidade, uma vez que foi elaborado a mais de oito anos e, como está sendo executado, dificultará em muito a travessia da rodovia por veículos automotores, carros de mão, de tração animal, principalmente por cadeirantes e pedestre com mobilidade limitada, como é o caso de idosos e deficientes físicos.

O sindicalista avaliou como positiva a adesão da sociedade a essa ação que presidiu e que continua liderando.

Confira como ficou a composição do conselho, com os nomes das pessoas e das respectivas entidades que representam:

Osvaldo Romanholi – SIMASPA;

Neri Alves Prazeres – Associação Comercial;

Rivaldo Cafegani – SKILL Engenharia (fiscalizadora da obra);

Fernando Segato – Executivo Municipal;

Adécio Piran – Legislativo Municipal;

Agamenon da Silva Meneses – Sindicato dos Produtores Rurais de Novo Progresso (SIPRUNP)

Dr. Rone – OAB;

Ricardo Philip – CREA;

Borcazzi – Engenheiro, profissional liberal;

Um Representante da JM Engenharia e Construção, responsável pela execução da obra, nome a ser definido.

Por: Manolo Garcia - Tribuna do Povo

Colônia de pescadores tem nova diretoria

A Colônia de Pescadores Z-73 de Novo Progresso, realizou no último dia 16 de fevereiro, sua eleição para escolha da nova diretoria. Votaram nesta eleição 180 pescadores, sendo que o resultado apresentou 06 votos em branco, 59 votos para a segunda chapa e a chapa vencedora, encabeçada pela sra. Sueli Dias Oliveira, foi eleita com 169 votos. Confira abaixo a composição dos membros:

Diretoria Executiva:

Presidente: Sueli Dias Oliveira

Tesoureiro: José Carlos Gomes Dourado

Secretário: Valmiro Guilherme da Silva

Primeiro Suplente: Antonio Gonçalves Pereira

Tesoureiro Suplente: Reginaldo Adriano da Silva

Conselho Fiscal:

Presidente do Conselho Fiscal: Esther Erias Carlos Gomes

Primeiro Conselheiro: Abel Dias Pereira

Segundo Conselheiro: Domingos Roseno de Souza

Terceiro Conselheiro: Francisco José da Silva

Primeiro Suplente: Eliel Ferreira Borges

Segundo Suplente: Antonio Mendes dos Santos

Terceiro Suplente: José Ribamar Diniz Barbosa

Por: Édio Rosa - Tribuna do Povo

ALEXANDRE VON DISCURSA NA ALEPA E DIZ

Por: Carlos Cruz

Esta semana, o deputado Alexandre Von (foto) usou a tribuna da Assembléia Legislativa para repudiar a campanha que, segundo ele, o jornal O Liberal, de grande circulação, está movendo contra a criação do Estado do Tapajós. “O jornal, encabeçado pela Associação Comercial do Pará, prega posição contrária à realização do plebiscito, é contra a Constituição Brasileira, contra os valores da democracia e principalmente contra o povo”, disse indignado o Deputado Estadual. “A associação Comercial do Pará, uma instituição arcaica e conservadora, não é dona da verdade nesta questão”, afirmou.

Quanto às declarações do deputado federal Zenaldo Coutinho, que é do mesmo partido, PSDB, e se posiciona radicalmente contra a criação do novo Estado, Alexandre Von diz que “a posição do Deputado não compromete as lideranças do partido tucano, mesmo porque a grande maioria da bancada parlamentar federal e estadual do PSDB é a favor do plebiscito. Teremos o voto favorável dos deputados federais Nilson Pinto e Wandenkolk Gonçalves, ambos do PSDB do Pará. O deputado federal Lira Maia, (DEM), tem feito um grande trabalho na defesa dessa matéria. Quanto ao federal Zenaldo Coutinho, ele fala que a opinião contrária de um parlamentar não representa e nem expressa a posição do nosso partido”, afirmou o parlamentar santareno.

Alexandre Von aproveitou para dizer que foi uma surpresa desagradável a decisão do TRE do Pará em suspender as eleições em Mojui dos Campos. Como entender e aceitar que o mesmo Tribunal, que convocou as eleições três meses antes, e desconvoca faltando apenas 17 dias para a sua realização? “A Coligação União por Mojui, composta pelo PSDB, PP, DEM, PSDC e PPS, entrou com Recurso de Reconsideração junto ao TRE/PA, o qual foi negado no último dia 25 de março, e está ingressando com Mandado de Segurança junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), em Brasília. Ainda acreditamos que a vontade da população de Mojui prevalecerá, e as eleições possam ser realizadas em breve”, disse o Deputado, e provocou: ”Quem pagará a conta do prejuízo que sofrerá a população de Mojui, representada pelas dezenas de milhões de reais que deixarão de ingressar naquela região durante os meses que precisarão aguardar até a concretização de sua instalação? A Prefeitura de Santarém manterá o estado de abandono e descaso com que relegou Mojui dos Campos nos últimos cinco anos?, indaga.

Jader- Analisando a atuação do deputado federal Jader Barbalho, líder do PMDB no Pará, Alexandre Von ressaltou que, “o Deputado tem nos ajudado na luta para a aprovação do plebiscito. No Congresso Nacional, poderá ser uma liderança importante na defesa da criação do Estado do Tapajós”, concluiu.

Prisão perpétua - Alexandre Von declarou-se a favor da prisão perpétua e de mudanças na legislação penal brasileira. “Não dá pra aceitar a concessão de benefícios e redução de penas para crimes hediondos”, disse.

Ana Júlia – Von disse, também, que o governo de Ana Júlia tem sido ruim para o Pará e para sua população. “Não há um planejamento estratégico para o Estado, não existem ações coordenadas objetivando o desenvolvimento sustentável integrado de suas diferentes regiões, a gestão pública é caótica a partir do retalhamento e do loteamento feito dos órgãos públicos estaduais para atender aos interesses menores das tendências e grupos políticos que sugam o Estado, tal qual a figura do carrapato. Sem contar com os retrocessos brutais havidos, tais como nas áreas da saúde e da segurança pública”, falou.

Sobre quem é melhor indicado para governar o Pará, após 2010, ele afirma que é Simão Jatene, sem dúvida. “Ana Júlia será julgada, no próximo pleito, e, pelo que senti em muitos lugares por onde tenho percorrido, tem tudo para ser reprovada. Sua rejeição é altíssima, fruto de um governo incompetente e de poucos resultados”, finalizou.

Vereador cria projeto de lei para aumentar a arrecadação do município

Um projeto de lei de autoria do vereador Adeio Piran-PDT obriga as empresas que prestam serviço para a prefeitura a emplacar seus veículos em Novo Progresso. A intenção é aumentar a arrecadação do município e gerar mais receita sem aumentar o valor dos impostos. O projeto, entra em primeira votação na próxima terça-feira (14).

Com a medida, toda a mão-de-obra terceirizada pela prefeitura passará a circular em veículos emplacados no próprio município, o que trará para Novo Progresso receita obtida com o pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). "Não faz sentido contratar terceiros para a realização de um serviço público sem que, ao menos, os veículos utilizados por eles não sejam emplacados na nossa cidade. Afinal, parte do imposto arrecadado vai para os cofres do município", defende Piran.

Segundo o vereador, a lei não irá prejudicar os prestadores de serviço. "É uma demonstração de consideração pelo município contratante e certamente não irá pesar no bolso dos terceirizados, já que teriam de pagar o IPVA anualmente aqui ou em qualquer outra cidade", explica. "Além disso, os prestadores de serviço poderão se beneficiar das melhorias que esse aumento de receita deve trazer para a cidade", completa.

Confirmada a aprovação do projeto em primeira ,segunda e última votação, as empresas terão 90 dias de prazo, a contar da publicação da Lei em Diário Oficial, para se adequarem, sob pena de anulação sumária do contrato de prestação de serviço.

Fonte: Folha do Progresso

publicidade

publicidade