segunda-feira, 1 de junho de 2009

Agricultura - Novo Progresso quer plantar


Por: Manolo Garcia


A Prefeitura Municipal de Novo Progresso incentiva a agricultura familiar, para isso realizou parceria com a EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do estado do Pará), através da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento.

Já foi feito o cadastramento de 31 produtores rurais para a distribuição de sementes para o plantio 2009/2010. Os produtores receberão basicamente sementes de arroz, feijão e milho alem de assistência técnica e o maquinário para preparo da terra e para o plantio.

O cadastro do produtor rural servirá também para elaboração do Plano municipal de agricultura que inclui todas as ações inerentes à atividade e fazer estimativa de produção almejando a comercialização com a CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento) que compra o excedente da produção e fornece às escolas como a merenda.

Projeta a implantação do Cinturão verde para a produção de frutas, verduras e legumes que, atenderá diretamente 40 famílias, no perímetro urbano de Novo Progresso e da comunidade de Santa Julia, que serão financiadas pelo PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), para fornecer ao mercado local e a feira livre que será ativada em breve, o projeto inclui uma horta comunitária como modelo.

Conversamos com Edson Medeiro Maia “Santarém” Secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento que nos informou que já moralizou o (SIM) Serviço de Inspeção Municipal, agora tem qualidade padrão. E com o gerente local da EMATER Fernando Araújo, eles confirmam, o objetivo é fortalecer a agricultura familiar de sub-existencia através das ações conjuntas, a EMATER realizou uma serie de reuniões com os produtores nas comunidades do interior e identificou a demanda.

Os produtores da comunidade da Alvorada da Amazônia demonstraram espontaneamente o interesse pelo cultivo de cacau, Santarem e Fernando informaram que um grupo vai plantar cerca de 500 mil mudas de cacau e que já fizeram contato com a CEPLAC (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira) para fornecer semente e instrução sobre os tratos culturais e que o plantio será financiado pelos bancos do Brasil e BASA.

A Secretaria conta com uma patrulha mecanizada, adquiriu mais um trator e esta pleiteando a compra de um caminhão traçado para o suporte nos trabalhos e com técnicos pela prefeitura alem dos profissionais da EMATER.

Santarém está planejando a introdução da piscicultura como atividade complementar.

Os trabalhos serão acompanhados por um grupo gestor e avaliados pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Agrícola.

Ainda será realizado um seminário entre os meses de setembro e dezembro com representante da SAGRI Secretaria de Estado de Agricultura do Pará para definição do Calendário agrícola de Novo Progresso.

Antes do início do plantio o pessoal da EMATER fará uma visita às comunidades para tentar reunir mais produtores aos que estão cadastrados para aumentar o número de produtores assistido.

publicidade

publicidade