quarta-feira, 30 de junho de 2010

Copa cidade de futebol de campo; Planaltão vence a equipe dos KAIAPO por 7 a 1.

Copa cidade de futebol de campo; Planaltão vence a equipe dos KAIAPO por 7 a 1.No ultimo sábado dia 26 de junho, foi dado inicio, a copa cidade de futebol de campo, com um grande jogo entre o atual campeão do campeonato municipal, o planaltão que enfrentou o time dos índios Kaiapo.

O jogo começou disputado, com as duas equipes atacando e se defendendo, aos 15 minutos da primeira etapa o planaltáo abril o placar, o time dos Kaiapo partiram para cima para tentar o empate e o planalto, com um contra taque mortal aplicou uma goleada.

Só no final do segundo tempo os índios conseguiram fazer um gol, mas não deu tampo de buscar o placar.
O resultado ficou 7 para planalto e 1 pros Kaiapo.

No próximo sábado tem mais uma rodada da competição às 16 horas com transmissão ao vivo da radio cultura

CJ MORAES /DIGITAL NOTICIAS

Comissão de Novo Progresso e Castelo de Sonhos é recebida pelo presidente Lula em Altamira

Depois de dois anos de muito trabalho a comissão da FLONA Jamanxim de Novo Progresso e de Castelo de Sonhos foi recebida no camarim do Presidente Luis Inácio Lula da Silva, durante visita à Altamira-PA e protocolou um documento com várias reivindicações a principal é o pedido de redefinição dos limites da FLONA.

A comissão composta pelo presidente das Associações de Produtores Rurais Imbaúba e Gorotire, Luiz Helfenstein, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Novo Progresso, Agamenon Meneses, a Nelci Rodrigues (Preta) e Edvana Morona ambas de Castelo de Sonhos, contaram com o apoio e influencia dos deputados, federais Zé Geraldo e Paulo Rocha e, estadual Ayrton Faleiro para chegar até o Lula no dia 22 de junho em Altamira.

Com muita insistência conseguiram driblar a segurança para levar as reivindicações diretamente ao presidente, o esforço valeu à pena, eles tiveram uma audiência de apenas dez minutos, mas, Lula recebeu os documentos e ouviu os manifestos.

Também participaram da audiência, a governadora Ana Julia Carepa, a prefeita de Altamira Odileida Sampaio e os três deputados que são profundo conhecedores da proposta.

O presidente ouviu atentamente às reivindicações e disse que é totalmente contra a

atitude do Instituto Chico Mendes e do IBAMA em tentar retirar as pessoas da FLONA, e, em sua opinião os produtores devem permanecer com as áreas já abertas e ainda receber para cuidar do restante em mata.

Além desses foi entregue um convite para que venha visitar Novo Progresso para conhecer os problemas da FLONA e região. Agradeceram ao executivo pelas obras de pavimentação na BR 163 e construção do aeroporto em Novo Progresso.

Luiz Helfenstein aproveitou para dizer a ele que chegou à região na década de 80 com grupo APRORGIM, influenciados pelo Programa de Integração Nacional (PIN), e que a pavimentação da BR 163 não sirva para levar suas malas de volta ao Sul. O presidente prometeu analisar os documentos e solucionar o problema.

Helfenstein acredita que nos próximos trinta dias tenham um posicionamento do governo que resolva de fato o impasse na FLONA. Ele acha que agora as negociações chegaram ao teto, se não resolver com o presidente, partiram para ações coletivas via judicial, para garantir seus direitos.

Os produtores propõem que a FLONA que atualmente possui cerca de 1.311.000 (um milhão e trezentos e onze mil) hectares, seja reduzida em 582.000 (quinhentos e oitenta e dois mil) hectares e do restante, pelo menos, 300.000 (trezentos mil) hectares, sejam transformados em APA o que livraria cerca de 90% das propriedades que atualmente estão na área verde, nessa modalidade de conservação é permitida a pratica de projetos de manejos florestais.

“A Preta presenteou o presidente com uma faixa nas cores verde e amarela, para ele torcer pelo Brasil na Copa Mundial”.

Fonte: www.diadiaprogresso.com

A Prefeita Madalena Hoffmann anunciou que até o final de 2010, serão recuperadas quase todas as estradas vicinais do município.

Com esta ação, Madalena cumpre uma de suas metas de governo, a de recuperar mais de 500 quilômetros de vicinais no Município. Serão beneficiadas praticamente quase todas as vias que se interligam a Rodovia ligando assim as Comunidades distribuídas praticamente em todo o município.

As obras começaram neste primeiro semestre e vão melhorar a vida de todos os progressenses.

“Nossa secretaria tem trabalhado em sintonia com o governo para cumprir as metas de recuperação das estradas vicinais”, afirma o secretário de Obras Derci Gomes. “Nosso compromisso é entregar todas essas melhorias no início do próximo ano, antes das chuvas” conclui.

Estradas já recuperadas e em fase de conclusão:

Vicinais de Alvorada ate São Roque, divisa do Município de Novo Progresso com Altamira.

Dois Irmãos;

Carro velho;

Pavão;

Augusto Alba;

Pedro Alba;

Maneca;

Fumaça;

Chico;

Zezé;

Elias;

Pista do Vilela;

Zé do Araujo.

Vicinais do Km 1000 (Vila Izol).

Bruno;

Robson;

Armando;

Jamanchim;

Manfroi;

Claudio;

Jorge;

Gordinho;

Juarez Km 1004;

Genesio;

Terra Nossa;

Patuá Km 1.024;

Silvio Santos;

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Novo Progresso

Ilda Araújo dos Santos

Novo Progresso já suporta três cursos superiores para professores do Ensino Básico, sendo Pólo Regional, atendendo ao município de Novo Progresso, região de Itaituba como Moraes Almeida e Região de Altamira como Castelo de sonhos e Cachoeira da Serra.

Em 05 de julho, os professores da Rede Pública inscritos nos cursos do PRUNI terão início às aulas. De acordo com o secretário de Educação do município Gilberto dos Santos, a distribuição das vagas foi de acordo com a necessidade educacional da região, conforme a realidade das escolas e de profissionais, da qual conseguiu convencer o Ministério da educação de oferecer tais cursos no município de Novo Progresso.

Devido à quantidade de pessoas a serem atendidas e as dificuldades encontradas por estes profissionais quanto à distância de deslocamento a Itaituba ou Santarém da qual era a proposta inicial pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).

A maior parte do curso ocorrerá na modalidade nas férias e fins de semana, com apoio de tutores presenciais no pólo, oriundos de Santarém e Belém. A importância da formação para a carreira dos professores da rede pública de educação básica de Novo Progresso e região pelo curso de especialização levou uma procura por esses educadores em outros cursos de formação, ficando estes para uma outra etapa que se propõe no ano subseqüente.

Os Cursos terão especialização de 03 instituições de educação superior, públicas, que recebem recursos do MEC para qualificar estes professores alem de disposição de biblioteca e computadores para o funcionamento dos cursos.

A escola disponível a atender esta demanda será na Escola Estadual de Ensino médio Waldemar Lindermayer, por estar apta com o Laboratório de Informática e com espaço disponível para a instalação da biblioteca.
Modalidades

O curso em Licenciatura Plena em Pedagogia com 30 vagas pelo IFPA Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Pará;

O curdo de Licenciatura Plena em Matemática com 40 vagas pela UFPA Universidade Federal do Pará;

O curso de Licenciatura Plena em Ciências Físicas e Biológicas com 40 vagas pela UFPA Universidade Federal do Pará.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Novo Progresso

Ilda Araújo dos Santos

Começa a chagar o maquinário da prefeitura progressense

Na manhã de segunda-feira a Prefeitura Municipal de Novo Progresso recebeu um caminhão caçamba e uma pá carregadeira e aguarda a chegada de outros para os próximos dias.

O caminhão WORKER 13-180, ainda está na garagem da Secretaria Municipal de Obras, a pá carregadeira da NEWHOLLAND 12B TURBO, já está trabalhando.

Nossa reportagem foi conferir in loco. Constatamos que a máquina chegou à boa hora, pois estamos na época em que a secretaria precisa aproveitar ao máximo o período de estiagem para executar muitas obras públicas.

A máquina foi estreada na limpeza do terreno do Parque de Exposição da Associação dos Criadores de Novo Progresso (APRONOP), que passa por uma reforma geral para a realização da tradicional festa do peão e da Exposição Agropecuária que acontecem este mês.

Fonte: www.diadiaprogresso.com Por Manolo Garcia

publicidade

publicidade