terça-feira, 19 de outubro de 2010

O Lions Clube de Novo Progresso realiza campanha da prevenção contra o câncer de mama

O Lions Clube de Novo Progresso está promovendo uma campanha de Prevenção ao Câncer de Mama, com o intuito de contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população progressense e democratizar as informações sobre a saúde.

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres brasileiras e é o que provoca mais mortes entre as vítimas de tumores malignos do sexo feminino, entre 40 e 69 anos.

No Brasil, nas duas últimas décadas, a taxa bruta de mortalidade por câncer de mama apresentou uma elevação de 68%.

Toda mulher após os 20 anos deve aprender e fazer mensalmente o auto-exame das mamas. O primeiro exame clínico das mamas deve ser realizado aos 20 anos e repetido a cada três anos até os 40 e, então, anualmente.

A primeira mamografia deve ser realizada aos 35 anos, repetida aos 40 anos e a partir daí a cada dois anos até os 50 anos, quando passa a ser realizada anualmente.

O que é uma mamografia? É um exame capaz de detectar lesões não palpáveis. Se tiver caso de câncer de mama na família, a mãe ou irmã, deverá precocemente fazer o exame.

No Brasil, estamos longe de seguir esta rotina, o auto-exame de mamas é a melhor saída. O câncer de mama atinge principalmente mulheres em idade em torno da menopausa, entre 45 e 55 anos, mas podem aparecer nódulos benignos em outras faixas etárias que precisam ser tratados.

A Campanha tem o objetivo de conscientizar e informatizar a mulher progressense a importância de fazer a auto-exame de mamas, e deve ser feito a partir de 20 anos de idade, todos os meses e anualmente fazer um exame físico realizado por um profissional de saúde, médico ou enfermeiro, qualificado para essa atividade.

A Campanha de Prevenção contra o Câncer de mama será no dia 24 de outubro às 15:30h na quadra da Escola Tancredo Neves, onde haverá palestra com a Dra Ana Paula, com a secretária de saúde e demais enfermeiras qualificadas para falar do assunto e claro, brincadeiras, músicas, bingo e doação do exame de mamografia!

Contamos com a participação de todas vocês mulheres progressenses, para esta campanha de prevenção ao câncer de mama.

Fonte: Dia Dia Progresso / Lions Clube Novo Progresso

Lions Clube promoveu campanha de diabetes, IMC e pressão arterial

O Lions Clube de Novo Progresso, no dia 17 de outubro, nas dependências da Escola Tancredo Neves, prestou mais um Serviço à comunidade, com exames de glicemia (diabetes), IMC – Índice de Massa Corpóreo e Pressão Arterial. Foram no total 123 atendimentos, entre crianças, jovens, adultos e idosos, contando com o trabalho desinteressado de 25 companheiros (as).

O companheiro presidente, Celson Wobeto, destacou a importância de fazer esses exames periodicamente, nos quais podem apontar alterações no organismo, como o aumento da pressão arterial ou o índice de massa corpóreo abaixo/acima do recomendado. “As pessoas com algum distúrbio, como o fator de glicemia alto, foram indicadas à procurar o Sistema de Saúde Municipal para fazer exames mais complexos e o tratamento necessário.” – Completou.

O Lions Clube, também agradece a presença da equipe de enfermeiros do Hospital Municipal, nos quais prestaram um grande auxílio à comunidade.

Saiba mais sobre o IMC

O IMC é também chamado de índice Quételet (inventado pelo cientista belga Jacques Quételet, 1796-1874). A Organização Mundial da Saúde (OMS) define este índice de massa corporal como o padrão para medir os riscos associados com sobrepeso em adultos.

Um elevado IMC está associado ao aumento do risco de morte. O risco de morte aumenta com um elevado excesso de ambos, homens e mulheres (câncer ou outras doenças). O fator aumenta se a pessoa fuma.

Descubra seu IMC agora! A equipe da Virtualli Info desenvolveu um pequeno sistema para descobrir seu IMC e o peso ideal.

Quatro jovens matam homem com golpes de facão e pauladas e polícia prende acusados

Um crime chocante com requintes de crueldade aconteceu na comunidade Vila Isol, km 1000, envolvendo três rapazes e um menor, acusados de matar um trabalhador, a golpes de facão e pauladas em um cabaré na localidade, na noite de sábado para domingo e a policia militar horas após prenderam os acusados em flagrante em castelo dos sonhos.

O crime segundo boletim de ocorrências, na madrugada de domingo por volta das 2 horas, o trio e um menor estavam num cabaré, ingerindo bebidas alcoólicas, quando a vitima Paulo Sergio de Jesus Almeida de 28 anos , chegou ao balcão da lanchonete e pediu uma bebida, os acusados começaram dizer palavrões para vitima; irritado o mesmo pagou a conta e na companhia de outro rapaz saiu para ir embora, quando já estavam a uma distancia da casa de prostíbulo, foram surpreendidos pelos rapazes, com pauladas e golpes de facão que o vitimou no local e o rapaz que estava com ele após sofrer varias pauladas se fingiu de morto e sobreviveu.

Os acusados após cometer o crime, empreenderam fuga em duas motocicletas na rodovia BR 163 em direção ao distrito de castelo dos sonhos.

Logo em seguida populares acionaram a policia militar da comunidade que pediram reforço aos policiais da comunidade de alvorada da Amazônia.

Por volta da 5 horas da manha, a guarnição comandada pelo cabo Rilton chegaram à comunidade vila isol, após colherem informações ficaram sabendo que os assassinos teriam fugido para o distrito de castelo dos sonhos.

Então os policiais J Sousa, Luiz e Fonseca comandados pelo cabo Rilton, foram até o distrito de castelo dos sonhos e ao chegarem ao local ficaram sabendo que um dos elementos tinha parente ali e após algumas horas chegaram até a casa a onde estavam os quatros suspeitos e os prenderam em flagrante.

Segundo o cabo Rilton, quando os policias chegaram à residência encontraram os quatros deitados em redes e tomando catuaba uma bebida alcoólica, como se na tivesse acontecido um dos elementos assim que avistaram a policia ainda tentou fugir, mais já era tarde a guarnição já tinha cercado o local.

Os acusados são; Marciel Simião, Valdiram Gonçalves Rodrigues, Marcio Brotolete (vulgo GAGO) e o menor R M S de 15 anos, todos eles foram conduzidos para a delegacia de policia civil, no município de Novo Progresso, a onde foi feito o flagrante nos acusados.

Ao serem perguntados, qual foi o motivo que os levaram tirar a vida do Sergio, eles falaram que foi por que a vitima teria mandado um deles chupar seu “pênis”.

DIGITAL NOTÍCIAS / CJ MORAES

publicidade

publicidade