quarta-feira, 3 de junho de 2009

Coroação de nossa senhora de Nazaré em Novo Progresso



Na noite deste domingo (31/05/2009) milhares de fieis católicos, participaram do encerramento da novena do mês de maio, na igreja santa Luzia.

No encerramento teve a participação de todos os grupos de novena de cada bairro,Cada grupo veio em procissão do seu bairro, com a sua capelinha, que no mês maio visitou varias famílias de novo progresso.A celebração de coroação a nossa senhora, teve a presença dos dois padres, ministros, equipe liturgia que preparam uma bonita celebração, que foi acompanhado por milhares de fieis. Alem da missa teve a coroação da nossa senhora de Nazaré, padroeira do estado PA, e também foi celebrado o dia de pentecoste.Por CJ Moraes

Jatene defende novo modelo para a Amazônia


Emanuel Santos

Especial para o EcoAmazônia
Palestrando na última sexta-feira em uma exposição realizada por uma instituição de ensino superior de Santarém, o mestre em economia e ex-governador do estado Simão Jatene, afirmou que é preciso encontrar uma saída para o setor produtivo do estado que tem sido marginalizado pelas medidas tomadas pelos governos, tanto nas esferas federal e estadual. De acordo com ele, é preciso encontrar uma saída para a crise e assim seja possível o estado tomar as rédeas do seu desenvolvimento aproveitando as oportunidades geradas a partir do contexto atual que coloca a Amazônia no centro de discussões em todo o mundo.
"O Brasil, a Amazônia e o Pará em particular tem que enfrentar cada vez mais desafio de reduzir a pobreza e as desigualdades", disse Jatene, mas segundo, ele não é possível pensar em diminuir esses índices sem se pensar em aumentar a produção, emprego e renda e isso esbarra na questão da sustentabilidade. "Desenvolvimento sustentável não é apenas uma justaposição de palavras é uma coisa que tem que sair dos discursos e se incorporar nas práticas do dia-a-dia, sob pena de nós não termos futuro", continuou.
Com esse argumento, Jatene foi enfático ao afirmar que no caso da Amazônia não há outra saída, é preciso produzir preservando e preservar produzindo. "Nós temos que ser capazes de produzir preservando e de preservar produzindo. Não existe uma terceira via e isso vai exigir que os empreendedores tenham cada vez mais essa consciência e essa clareza", afirmou.
Somente assim, será possível corrigir algumas distorções em relação a Amazônia que ocupa 60% do território nacional e tem 12% da população, mas que responde por apenas 8% de tudo o que é produzido no país e o que é pior responde com mais de 50% com as emissões nacionais dos gases responsáveis pelo efeito estufa e consequentemente para o aquecimento global, devido as queimadas resultado de um modelo de exploração que não deveria mais estar sendo usado na região.
"Esse modelo é um modelo falido, que não foi escolhido pela região, mas imposto pelo próprio país", afirmou. Por ser falido, Jatene disse que é necessário mudá-lo, substituí-lo por um outro que melhor se adeque à região, mas isso não significa, entretanto, considerar que todos aqueles que vem atuando de acordo com o modelo em vigor são marginais, mas essas pessoas foram incentivadas a praticar essas atividades e agora precisam de mecanismos para alocá-las dentro do novo modelo, mas viável economicamente e dentro de um contexto sustentável.
"A Amazônia tem espaço para todos os tipos atividades dentro da legalidade, mas para isso o governo precisa ter credibilidade, pois atualmente existe uma crise de credibilidade, onde o setor produtivo desconfia de tudo o que vem do governo, que por sua vez trata o setor como composto por marginais. Essa é uma forma equivocada de tratar uma questão tão importante", opinou.
Esse contexto de total desconfiança e falta de modelo que norteie o desenvolvimento na região gera um quadro no mínimo curioso, no qual, segundo Jatene, ambientalistas dizem que a situação da Amazônia é dramática. Pecuaristas, agricultores e empresários do setor florestal dizem a mesma coisa, e enquanto não se chega a um denominador comum continua em vigor um modelo em que troca-se produtos naturais não renováveis por um desenvolvimento que não se sustenta. "É necessário que se pactue uma nova relação entre os homens e entre estes e a natureza", frisou o ex-governador.
Ainda segundo Jatene a adoção desse novo modelo de uso da Amazônia precisa ser feita com urgência, mas é preciso respeitar a individualidade de cada um dos estados que compõe a região. "Também é preciso considerar que a Amazônia não é homogênea e são necessárias políticas para cada uma dessas 'Amazônias'", disse.
Ele defendeu o Zoneamento Ecológico Econômico e a melhoria do uso de áreas que já foram desmatadas para que assim se evite o avanço sobre outras áreas de florestas primárias. "Esse é o desafio", finalizou.

Novo balanço da Defesa Civil das enchentes no Pará

As enchentes e enxurradas no Pará já atingiram 38.990 famílias em 49 municípios, até o último dia 1º. Os prejuízos econômicos e sociais estão sendo avaliados pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. O governo do Estado já homologou a decretação de situação de emergência de 28 municípios e 13 aguardam a homologação.
Municípios atingidos: 49
Municípios em Situação de Emergência: 41 - Água Azul do Norte, Alenquer, Almeirim, Altamira, Aveiro, Augusto Corrêa, Bragança, Belterra, Cachoeira do Arari, Curuá, Curuçá, Eldorado do Carajás, Faro, Gurupá, Itaituba, Jacundá, Jacareacanga, Juruti, Marabá, Monte Alegre, Medicilândia, Nova Esperança do Piriá, Novo Progresso, Óbidos, Oriximiná, Parauapebas, Porto de Moz, Prainha, Rio Maria, Rondon do Pará, Rurópolis, Santa Cruz do Arari, Santarém, Santa Maria das Barreiras, São Felix do Xingu, Terra Santa, Tucuruí, Trairão, Uruará, Vitória do Xingu e Xinguara.
Municípios em Alerta: 8 - Abel Figueiredo, Breu Branco, Dom Eliseu, Ipixuna do Pará, Santo Antonio do Tauá, Senador Jose Porfírio, São João do Araguaia e Pacajá.
Município mais atingido: Santarém, com 6.710 famílias afetadas pela elevação do Rio Tapajós, seguido de Altamira, com 2.249 famílias afetadas por enxurrada e enchente na região.
Fabíola Batista - Secom

AGENDA VIAGEM DA PREFEITA MADALENA A BELÉM/PA

Esta semana a prefeita Madalena Hoffmann está em Belém/PA, a trabalho, visitando entidades, órgãos públicos, reuniões com autoridades.
- Na segunda-feira dia 01/06 a prefeito irá participar de uma Sessão Especial para debater a situação das estradas no Pará, será realizado na Assembléia Legislativa do Pará em Belém/PA.
- Terça-feira 02/06 Encontro na Secretária de Promoção Social Belém/PA.
- No dia 03/06, reunião com o PSDB- Mulher em Brasília.
- Visita a CELPA, tratar de assunto referente à Energia para Todos, do Governo Federal.
- Encontro com representante do Corpo de Bombeiros de Belém/PA.
- Visita a Caixa Econômica Federal, INSS, Defesa Civil.
- Secretaria Executiva DDE Esporte e Lazer.
- Detran
- Segurança Pública
- Setrans-Secretária de Transporte.
Sua volta a Novo Progresso está prevista para este final de semana.
Fonte: Jalusa. Assessoria de Imprensa - PMNP

publicidade

publicidade