quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Tragédia no Garimpo Bom Jesus

O Garimpo Bom Jesus, de propriedade do empresário Valmir Climaco de Itaituba/PA, que há mais de um ano vem se destacando na produção de ouro e já atraiu milhares de garimpeiros de toda região, foi palco de uma grande tragédia no último domingo dia 27 de setembro, por volta das 23:30h aconteceu o que muitos já temiam, o desmoronamento de um poço de garimpagem.

O poço conhecido como “Poço Um”, um dos que mais produziu, chegou a produzir até 12kg de ouro por dia, já havia sido desativado por ter diminuído a produção e principalmente por oferecer risco de acidentes aos trabalhadores.

O poço já estava com cerca de 40 metros de profundidade e com várias ramificações, galerias que saem em todas as direções de onde os garimpeiros retiram a rocha para a extração do metal.

Uma equipe de seis homens voltou a explorar o velho poço, trocando turnos, uma equipe de três homens trabalhava durante o dia a outra durante a noite, eles trabalhavam a pelo menos 23 metros a baixo da superfície, por volta das 23:00h os trabalhadores saíram para se alimentar e um dos rapazes alegou que lá dentro estava caindo pequenas porções de terra das paredes do túnel, porém isso foi iguinorado por todos, retornaram ao trabalho e poucos minutos depois aconteceu o primeiro e pequeno desmoronamento, um homem safou-se, o segundo se escapou para as galerias e o terceiro homem ficou preso, com os membros inferiores soterrados, mas, em condições de ser resgatado.

A queda da primeira barreira chamou a atenção de todos e promoveu um verdadeiro pânico, todos de forma solidária, tentaram resgata-los, outros homens se mobilizaram e numa atitude heróica, desceram para resgatá-los, quando começaram a remover o material que prendia o a vítima, novos e maiores desmoronamentos aconteceram, simultaneamente, cobrindo totalmente o garimpeiro e, um dos resgatadores ficou com parte do seu corpo soterrado, como ele estava bem amarrado a uma corda, com muitos esforços foi retirado.

O corpo de bombeiros de Itaituba foi acionado, esteve no local, interditou a área, mas, por falta de equipamentos adequados, nada pode fazer.

As últimas informações que nos chegam dizem que está sendo mantido o fornecimento de oxigênio através da mangueira de ar e a retirada de água do poço.
Há uma grande esperança na existência de vida no interior das galerias, os homens que ficaram presos no poço são dois jovens, um conhecido apenas por Gregue o outro é Rodrigo Chaves Camargo que estava no local sem vir pra cidade há mais de seis meses, Rodrigo faria 21 anos no próximo dia 28, estava recém amasiado, queria ganhar dinheiro para comprar uma casa em Novo Progresso.

Tribuna do Povo/Manolo Garcia

Comitiva consegue avanços para FLONA Jamanxim

O principal avanço que teve a comitiva que defende os direitos dos produtores rurais da FLONA Jamanxim em relação à ação do IBAMA em Novo Progresso, em função da viagem à Brasília, liderada pelo presidente do SIPRUNP, Agamenon Meneses, foi o amadurecimento político do grupo, que diante da problemática, conseguiu se unir e ganhar muito mais forças, gente que não sabia o que, nem como fazer pra garantir seus direitos, teve um grande avanço, com a união de representantes do legislativo municipal e da prefeita Madalena Hoffman, ao grupo, agora já têm o que comemorar.

O Decreto presidencial 6514, que dá muita autonomia nas ações do IBAMA, que é o que mais incomoda os produtores, tem grande chance de ser mudado, o assessor da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff definiu que a discussão fosse feita em outra ocasião, foi consenso por se tratar de um assunto que requer muita atenção e garantiu que receberá a delegação no dia a ser marcado.

MULTAS E EMBARGOS
Quanto às multas e embargos de propriedades rurais, ficou documentado, que será feita uma solicitação formal ao Governo, de prorrogação do prazo de retirada do gado da reserva, até que sejam discutidas as questões do desembargo e das multas. Deputados da bancada paraense juntamente com representantes da Casa Civil, fizeram um compromisso de tratar desse assunto brevemente, basta apenas baixar o nível de desmatamento no município.

REDEFINIÇÃO DE LIMITES
Em relação à redefinição dos limites da FLONA o Governo Federal vai apresentar um estudo feito a partir da proposta que a comitiva apresentou e apresentado à sociedade local, para que a população tome conhecimento do conteúdo da proposta, com um prazo de pelo menos sete dias para discuti-la, e ajusta-la.

No dia nove de outubro será apresentada no mutirão do Arco Verde e discutida pela sociedade progressense, por fim, dia catorze de outubro será apresentada na Casa Civil para virar projeto de lei, posteriormente ao Congresso para votação.

Agamenon informa que, dia três de outubro acontecerá uma grande reunião com o pessoal da FLONA para que apresentem as propostas aos líderes da comitiva.

Jornal Tribuna do povo/Manolo Garcia

Conheça a Farmácia Popular



A Drogaria Progresso mudou, mudou de endereço, de nome e mudou pra melhor, agora é Farmácia Popular, está na Avenida João Atiles Silva ao lado do posto do Bradesco.

Trabalha com medicamentos em geral, cosméticos, produtos de higiene pessoal, atendimentos em domicílio e mantém a parceria com o Banco Bradesco, oferecendo serviço de saques, depósitos e recebe boletos bancários.

Além de tudo, a Farmácia Popular conta com uma ótima equipe de profissionais para melhor atender a família progressense.

MEC confirma cancelamento das provas do Enem

Fonte: Agência Brasil

O Ministério da Educação confirmou o cancelamento das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que seriam realizadas no próximo fim de semana. A decisão foi tomada porque o conteúdo do exame teria vazado em São Paulo.
O jornal O Estado de São Paulo informou ao ministro que teria sido procurado nessa quarta-feira (30) por um homem que disse, ao telefone, ter as duas provas que entregaria em troca de R$ 500 mil.
As provas seriam aplicadas nos próximos dias 3 e 4 em 113.857 salas de 10.385 escolas diferentes. Cerca de 4,5 milhões de candidatos se inscreveram no exame. A partir deste ano, o Enem é requisito para a entrada em pelo menos 40 universidades federais, além de ser necessário para quem disputa uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni).

COMUNICADO: Arco Verde e Terra Legal em Novo Progresso

A Prefeitura Municipal de Novo Progresso, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, convida à todos a se fazerem presentes no Programa Multirão Arco Verde e Terra Legal, na sua solenidade de abertura ao público à realizar-se no dia 09 (sexta-feira) de Outubro de 2009, a partir das 08h:00m, nas dependências da Escola Municipal Dep. João Carlos Batista, localizada a rua Santarém nº 224, Bairro Bela Vista.

Fonte: Ascom PMNP

publicidade

publicidade