segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Trágedia na Transamazônica

Mais um grave acidente aconteceu na rodovia Transamazônica, desta feita envolvendo uma caminhonete Triton, de cor vermelha que vinha de Altamira pra Uruará,no km 158 perto da cidade de Uruará a caminhonete veio a capotar.

Raimunda Alves Viana de 40 anos veio a óbito no local do acidente, enquanto Nicodemos Lopes Mendes marido de Raimunda,teve traumatismo craniano. Seje Alves do Santos quebrou a perna em 02 lugares e estão no hospital municipal de Uruará.

O carro vinha sendo dirigido por um funcionário da prefeitura e teve apenas alguns aranhões, assim como um outro rapaz que estava na caminhonete que também não sofreu nenhum aranhão.
Raimunda que era Professora e seu esposo pegaram carona no Km 140 já Seje pegou carona no Km160.
A caminhonete e a mesma que há uns 15 dias o prefeito Eraldo Pimenta sofreu um acidente.O carro pertence ao secretario de Viação e Obra Jaci que por telefone a redação do Blog do Xarope lamentou profundamente o acidente.
Até o fechamento da materia o motorista que vitimou Raimunda estava preso.
( Com informações e foto de Uruará em Foco).

Artesão, Artista e Guerreiro: Violeiro faz sua própria viola

Todos trabalhamos para viver bem e prosperar, apesar de que muitas vezes o destino nos reserva algumas surpresas. É o caso do mineiro de Francisco Sá-MG, o Carmindo Mendes Soares, 57 anos, que mora na terra de sua mãe, no Sítio Boa Esperança a margem da Rodovia BR 163 no km 1079 a 5 km de Novo Progresso.

Ele é agricultor familiar e há três anos sofreu uma intervenção cirúrgica cardiovascular e não pode mais trabalhar na roça nem em serviços pesados. Pai de três filhos casados, mora com sua esposa numa casinha bem pequena, é o verdadeiro caboclo brasileiro, e como bom caipira gosta de moda de viola, há muito tempo já fazia a sua própria viola, agora que não pode trabalhar no pesado se dedica a fazer pequenos artesanatos, violão e viola.

Sem qualquer equipamento sofisticado o artista já fez violas e vendeu para violeiros de Campo Grande-MS entre outros e garante que todos que já tocaram nos seus instrumentos aprovaram a sua criação.

O artesão alega que por falta de saúde e de ferramentas adequadas não tem como produzir mais e melhor, mesmo assim é possível fabricar uma viola com a maioria da estrutura em madeira maciça em até quarenta dias ou em compensado com até quinze dias, ele observa que, os traços e as tarraxais que vão na viola tem que vir de Mato Grosso do Sul ou de Goiás porque por aqui ainda não se encontra para comprar.

O violeiro se emocionou ao conversar com a gente, mas ficou claro que ele é um artista completo, faz as letras e músicas de suas canções, fabrica o seu próprio instrumento e executa muito bem, se desdobra como pode, é um artista anônimo, mas deixa um exemplo, é um guerreiro, vale tudo quando se luta com as armas que tem, é um artista, humildemente consegue permanecer nos palcos da vida, a sua conquista é a sobrevivência e a sua melhor platéia é o direito de viver e seguir tocando em frente.

publicidade

publicidade