terça-feira, 21 de setembro de 2010

Mulher presa por trafico fica algemada em um banco por mais de 5 dias por falta estrutura

Mulher presa por trafico fica algemada em um banco por mais de 5 dias por falta estrutura
A falta de estrutura dificulta o trabalho da Polícia de Novo Progresso. Sempre que uma mulher é presa surge um grande problema, não existem cela feminina na delegacia local. As mulheres que são detidas pela polícia ficam por vários dias algemadas a um banco de madeira, na sala de espera, expostas a vista de todos que passam pelo local, até serem liberadas ou transferidas para o presídio feminino em Itaituba-PA. O delegado ainda enfrenta a falta de transporte para cambiar os transferidos em geral.

No dia 15 de setembro, a Polícia Militar prendeu uma mulher acusada de trafico de drogas, Tânia Mendes Feitosa, com 14.55g de pasta base de cocaína, cinco papelotes de cocaína, prontos para a entrega, R$45,00 (quarenta e cinco reais) em espécie, quatro celulares e o documento de um veículo. A mulher foi autuada, mas, sem cela para prendê-la a polícia teve que mantê-la algemada ao banco por cinco dias até que foi levada para Itaituba.

A partir da prisão de mulheres e menores começam os problemas para a Polícia Civil que não conta com agente feminino para fazer a revista e nem cela adequada para encarcerá-los. A cadeia conta com apenas um salão com capacidade para alojar 09 (nove) homens, atualmente aloja 24 (vinte e quatro), quando se prende menores de idade, eles ficam presos no “corró”, um pequeno corredor que liga a sala de espera à cela, sem ventilação e insalubre.

Além da precariedade que a polícia enfrenta no dia a dia com a falta de estrutura para trabalhar, a cadeia está interditada desde o ano de 2006. Foram inúmeras as fugas empreendidas pelos presos durantes esses anos. Os delinguentes já tentaram fugir cavando túneis, pelas paredes, pelo teto e pela grade e quando conseguem fugir raramente são recapturados. A falta de revista nas mulheres que visitam seus maridos presos, faz com que droga e outros produtos e utensílios como serra cheguem ao interior cadeia.

Um dos maiores prejuízos é da sociedade que não tem tranguilidade. A polícia tem dificuldades para se locomover e quando os meliantes são pegos, no caso de menores e mulheres, não têm onde prender e, os homens presos podem fugir a qualquer momento e voltar a praticar crimes na cidade ameaçando a população ordeira.

Fonte:
www.diadiaprogresso.com Por Manolo Garcia

publicidade

publicidade