quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Agentes do Ibama trocam tiros em operação

Agentes do Ibama trocam tiros em operaçãoNo blog do Paulo Leandro Leal:Novo Progresso é mesmo uma terra sem lei. Mas não por causa da população do município, a maior parte pacata e ordeira, como a maioria da população brasileira. Lá, quem desrespeita a lei, é o próprio Estado. O governo. Os órgãos do governo. Principalmente, especialmente, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), que atua como se o País vivesse uma ditadura. Uma ditadura ambiental.

No começo do ano, agentes do Ibama deram um tiro na perna de um motorista de caminhão, que teve se se arrastar quilômetros para conseguir socorro. Depois, outros agentes bateram em um agricultor com um facão. Agora, dois agentes trocaram tiros em uma localidade do município, depois de uma fiscalização.

O caso está sendo abafado, mas vazou. Todo mundo em Novo Progresso sabe.A troca de tiros aconteceu na quinta-feira passada. Os agentes se desentenderam depois de uma fiscalização, mas os motivos do desentendimento são ignorados. Há boatos sobre os motivos, mas por enquanto, não passam de boatos. Os dois agentes foram mandados embora e o caso abafado. Mas há informação de que pelo menos um deles foi atingido e passou pelo hospital de Novo Progresso. Mas não há registros. Nem no Hospital muito menos na Delegacia. Terra sem lei mesmo!

fonte: www.folhadoprogresso.com.br

NOTA DE REPÚDIO A DECLARAÇÕES DO COODERNADOR DO IBAMA


A SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA DO MUNICÍPIO DE NOVO PROGRESSO, ESTADO DO PARÁ E PODERES PÚBLICOS LOCAIS, por intermédio de seus representantes legais que abaixo assinam o presente documento, vêm, de público, formalizar veemente repúdio à atitude descomprometida e ausente de transparência pública tomada pelo Coordenador da Operação do IBAMA denominada BOI PIRATA II, Sr. Leslie Nelson Jardim Tavares, que, embora devidamente convidado oficialmente pelo Poder Público Municipal, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, no dia 14 de agosto de 2009, para que se fizesse presente a uma Reunião de Esclarecimento junto à sociedade civil representada deste Município, sequer enviou um representante ou enviou qualquer satisfação àqueles que o esperavam ansiosos por seus preciosos esclarecimentos.


Como é sabido, em ações de grande importância, como as realizadas pelo IBAMA na Amazônia Legal, principalmente no que diz respeito a fiscalização por desmatamento e queimadas, é freqüente, face à ausência de esclarecimentos, que os ânimos sociais fiquem exaltados e possam acontecer o inesperado.De outra parte, muito se tem veiculado na mídia impressa e eletrônica, que a Sociedade Civil de Novo Progresso é contrária às operações do IBAMA, inclusive que teria, através de políticos locais ameaçando atear fogo à sede do respeitável órgão, ou de qualquer forma paralisar a operação já iniciada, o que é desconhecido pelos signatários deste documento, e seria um dos pontos a serem esclarecidos neste dia 15 de agosto de 2009, porém restou frustrada a intenção pela ausência do Coordenador Chefe da Operação Boi Pirata II.Por estas e outras razões, a Sociedade Civil de Novo Progresso em referência, reunidos neste momento, na sede da COOMINPRO – Cooperativa Mista de Novo Progresso, reafirmam a sua posição contrária a qualquer movimento ou ação que resulte em violência ou desordem pública social, porém repudiam a atitute descomprometida e inesperada por parte do Sr. LESLIE NELSON JARDIM TAVARES, Coordenador Chefe da Operação “Boi Pirata II” realizada no Município de Novo Progresso – PA, porque em nenhum momento concorda a Sociedade Civil representada e Poderes Públicos locais, que ausência e a falta de esclarecimento público seja a atitude correta de um Agente Público Federal, mormente pelo que dispõe a Constituição da República Federativa do Brasil, em seu art. 37, caput, como sendo um dos pilares da administração pública em geral, velar pelo princípio da publicidade e transparência pública.Novo Progresso (PA), 15 de agosto de 2009.

Associação de Produtores rurais da Gleba Jamanxim

Associação dos Produtores Rurais da Vicinal Mutuacá

Sindicato das Indústrias Madeireiras do Sudoeste do Pará

Sindicato dos Produtores Rurais de Novo Progresso/PA

Colônia de Pescadores – Z 73

Associação Comercial e Industrial de Novo Progresso

Cooperativa Mista de Novo Progresso/PA

Associação de Produtores Rurais de Novo Progresso

Loja Maçônica Esperança Progresso

ONG – Preservando Para a Vida

Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Novo Progresso

Associação dos Produtores Rurais da Gleba Imbaúba e Gorotire

Lions Clube de Novo Progresso

Emater – Escritório Local de Novo Progresso - PA

Câmara Municipal de Vereadores do Municipal de Novo Progresso – PA

Igreja Católica - Paróquia Santa Luzia

Diretório do Partido dos Trabalhadores – PT

Colégio Hiper IdealSecretaria Municipal da Indústria e Comércio

Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Prefeitura Municipal




Por: novoprogresso.blogspot.com

Carlos Minc é PERSONA NON GRATA em Novo Progresso!


Agora é oficial!
Na 20ª seção de 2009 da Câmara de Vereadores de Novo Progresso, sob a presidência do vereador Antonio Hamilton Alves, PSDB, foi dado o título de PERSONA NON GRATA ao Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc Baumfeld, por sua conduta em Novo Progresso, Pará, durante a Operação Boi Pirata II.
A monção recebeu votação unanime, pois TODOS os vereadores estavam insatisfeito, envergonhados e revoltados principalmente com a entrevista mentirosa que o Ministro deu à revista Época, onde afirmou que: "O problema do Pará é a ilegalidade fundiária. Naquele Estado cada terra tem cinco donos, cada cartório tem cinco andares e cada um desses papéis ilegais tem um político que fez um favor para outra pessoa. Nesse final de semana, enquanto estávamos fazendo a operação de boi pirata em Novo Progresso, políticos da região organizavam uma ação para por fogo na sede do Ibama."
Nunca político algum de Novo Progresso falou em por fogo no posto do IBAMA e menos ainda organizou ação para tal feito - destacou o vereador Sebastião Detomin Bueno, PT.

"Que o Brasil inteiro saiba a verdade e se há problemas de ilegalidade fundiária em nossa região é devido a ausência de Estado, que deixou a população por 03 décadas sem títulos nem direitos, abandonada às margens da Cuiabá-Santarém, às margens da Transamazônica e na Floresta Amazônica.
O ministro é um cidadão carioca, que não conhece a realidade de nossa região e deveria ter mais responsabilidade com suas entrevistas e declarações."
Os dois parágrafos acima são meus.

Fonte: www.novoprogresso.blogspot.com

Viaturas da PM são reformadas pelo novo comando

Desde ultimo dia 7 agosto, a 7ª companhia de Policia Militar de Novo Progresso, esta sob o comando do Tenente Pedro, que substituiu o Major Emerson, pois este foi transferido para a cidade de Itaituba.

O novo comandante da PM, Tenente Pedro já fêz algumas modificações, na companhia, entre elas a reforma das viaturas, pois o batalhão se encontrava sem veículos para trabalhar, sendo que a companhia conta com cinco veículos, mas todos não têm condições de uso e o tenente com ajuda da prefeitura e alguns comerciantes conseguiram recuperar dois veículos, a L200 PRETA que já foi reformada e nos próximos dias será finalizada a reforma da S10 , tendo assim a PM dois veículos para o uso dos mesmos.


Alem desses dois veículos, foi pedido uma viatura nova e assim a PM de Novo Progresso vai ter mais condições de combate a criminalidade.Segundo o novo comandante da sétima companhia de policia militar de Novo Progresso, a policia IRA TRABALHAR EM CONJUNTO COM COMUNIDADE, onde a população vai pode contar com policiamento 24 horas por dia em rondas ostensivas.


por CJ MORAES /DIGITALNOTICIAS

publicidade

publicidade