segunda-feira, 10 de maio de 2010

Banco da Amazônia agência de Novo Progresso incentiva produtores rurais que já possuem títulos de terras



O Banco da Amazônia realizou no último dia 07/05/2010, no auditório da Câmara Municipal, com várias representatividades locais, uma reunião, com o intuito de informar a todos acerca das linhas de créditos disponíveis para os produtores rurais que já possuem títulos definitivos de suas terras no município de Novo Progresso.



Muitos produtores foram titulados no ano passado durante o Mutirão Arco-verde Terral Legal, tendo recebido além do título naquele momento, também o CCIR e o Cadastro Ambiental Rural (CAR). As modalidades disponíveis para aqueles que possuem áreas acima de 300 hectares são, o FNO Amazônia Sustentável e o FNO Biodiversidade, podendo-se financiar todos os itens necessários para o desenvolvimento de atividades produtivas no âmbito rural, desde que estejam de acordo com a legislação ambiental e políticas ambientais do próprio Banco da Amazônia.



É possível, através do FNO Biodiversidade o financiamento de manejo florestal e reflorestamento, nos sistemas agroflorestal, agrosilvipastoril, cadeia produtiva florestal, serviços ambientais, fauna silvestre, plantas medicinais e aromáticas, óleos essenciais e recursos hídricos.



Com a regularização do Zoneamento Econômico Ecológico (ZEE) BR 163, numa transição para a legalidade, é possível a utilização de até 50% da área para fins produtivos, necessitando-se também o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o Licenciamento Ambiental Rural (LAR).



A recomposição de áreas degradadas também pode ser financiada pelo Banco da Amazônia. As taxas de juros variam de 5% a 8,50 % ao ano, dependendo do porte do proponente, com bônus de 15% nos casos de pagamento das parcelas dentro do prazo.



O produtor interessado em fazer um financiamento precisa apresentar os seguintes documentos para cadastro:



CPF e RG do produtor e do cônjuge;


Certidão de casamento (se for casado);


Declaração do IRPF último exercício;


Documento do imóvel rural (título, escritura e CCIR);


Licença Ambiental (da propriedade e atividade);


Projeto técnico econômico-financeiro.



Na exposição-feira de Novo Progresso que será realizada no mês de julho deste ano o Banco da Amazônia poderá financiar sem a necessidade de apresentação do LAR, projetos de custeio para recria e engorda de gado, aquisição de vacinas, sais minerais e investimentos semi-fixos, como camionetes cabine simples e tratores.



O gerente da agência do Banco da Amazônia de Novo Progresso, o Sr. Charles Fernandes do Carmo reforça o convite a todos os produtores rurais interessados nos financiamentos a procurarem a agência do Banco para mais esclarecimentos e fazerem os seus cadastramentos.



Banco da Amazônia – Movimentando a Amazônia e Sua Vida.


Banco da Amazônia Excelência por Natureza!



Por Manolo Garcia.

Prefeitura de Novo Progresso investe na formação de professores

Secretaria Municipal de Educação de Novo Progresso qualifica professores em geral e investe no treinamento específico de educadores da zona rural

O secretário Municipal de Educação, Gilberto Luis dos Santos, implantou em Novo Progresso e já está na sua terceira etapa, o programa, Escola Ativa, que consiste em formar professores da zona rural do município, de forma continuada e dinâmica, principalmente os que lecionam em salas multiseriadas, ou seja, que tem alunos na mesma sala que estudam em séries diferentes.

Alem do que, o programa prevê que o material didático e a maneira de proferir as instruções sejam compatíveis com a realidade da comunidade local. O que diferencia dos métodos convencionais gerais que englobam alunos rurais e urbanos na mesma metodologia.

O Programa Escola Ativa é uma nova modalidade de ensino criada pelo Governo Federal para ser praticado com a parceria e contra partido do município. Obedecendo às normas, a secretário enviou à Belém, capital do estado, o técnico em educação da secretaria, Douglas Campos da Silva, com a missão de receber o treinamento e repassar aos professores.

A terceira etapa do treinamento aconteceu na Escola Municipal, Odelberto Oderdenge, no Bairro Jardim Canaã e reuniu 45 educadores que participam desde o início. O secretário anda distribuiu kits de material didático para utilizar em sala de aula, o primeiro foi para a professora Charlene Francisca Pereira Silva da Escola Duque de Caxias na Comunidade Carro Velho.

Gilberto Luis dos Santos, disse que pretende levar o Escola Ativa aos 65 professores da zona rural que educam cerca de700 alunos em 12 escolas pelo interior do município.

Por Manolo Garcia.

Obra na BR 163 está na reta final em Novo Progresso para a inspeção do presidente Lula

O engenheiro e gerente da frente de trabalho local da JM Terraplenagem, Engenharia e Construção LTDA, Dr. Paulo Afonso de Carvalho, disse que nas próximas semanas será entregue à sociedade progressense, parte da obra de pavimentação.


A JM já está pavimentando as avenidas laterais, Av. Dr. Isaias Antunes Pinheiro no Bairro Escremim e Av. Orival Prazeres no Bairro Otávio Onetta.


Dr. Paulo se desdobra para entregar até o final deste mês os 05 km do eixo da Rodovia BR 163, que vai medir sete metros de largura e aproximadamente 10 centímetros de espessura, quando receber a última e definitiva camada de asfalto quente e dois metros e meio para cada lado de acostamentos, além disso, o meio fio, a parte de jardim e a sinalização, também estão previstos para o mesmo prazo.


Já está no pátio da empresa a usina móvel que vai processar o asfalto para a conclusão da obra. A usina tem capacidade de processar até 140 toneladas de piche por hora.



O engenheiro nos informou que os trabalhos estão muito mais adiantados do que o previsto, porém, quer entregar logo essa parte devido à visita do presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva a Novo Progresso que está prevista para o começo do mês de junho próximo.


Por Manolo Garcia

publicidade

publicidade