quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Prefeita pleiteia convênios em Belém

A prefeita Madalena Hoffman -PSDB está em Belém onde pleiteia vários convénios para a nossa Cidade, entre eles a emenda parlamentar do Deputado Federal Asdrubal Mendes-PMDB e Flexa Ribeiro senador PSDB que deve de resultar em uma nova patrola para o município.
Por: Blog do Adécio


Escola Tancredo Neves ganha reforma e quadra coberta

Com o propósito de revitalizar todas as unidades de ensino no Estado, o Governo do Para, por meio da SEDUC – Secretaria Executiva da Educação, iniciou mais uma reforma. A escola Tancredo Neves, localizada na Avenida Brasil com a Rua da Paz, no Bairro Jardim Planalto, está sendo totalmente reformada e ainda ganhou uma quadra poliesportiva coberta.

A obra, em parceria com Governo do Estado do Pará através da SEDUC - Secretaria de Educação, Cultura e Desportos, recebeu investimento em torno de R$ 577 mil. Durante os trabalhos, está gerando dez empregos diretos e 30 indiretos. No momento, a GEACOMIL ganhou o processo licitátorios para construir e reformar a Escola.
A escola Tancredo Neves estava sendo utilizada em condições precárias. Entre os problemas, existiam goteiras, fios expostos, falta de água e sem um local adequado para a prática de esportes. Para aluna Amanda V.D.P , além da reforma geral, a quadra de esporte foi uma grande aquisição para a escola. “Os alunos não tem lugar adequado para prática de esportes, com a reforma e ampliação não precisaremos mais depender de deslocamento para outra quadra . Hoje, todos os nossos eventos poderão ser realizados na nossa quadra. Os três turnos vão utilizar o espaço”, destacou aluna.
A quadra de esportes é coberta com estrutura metálica, arquibancada, pavimentação, pintura especial e parte elétrica. A reforma compreendeu o hall de entrada, escada, banheiros no pavimento superior e inferior masculino e feminino, banheiros para funcionários, dois depósitos, substituição de telha de amianto por telha de aço zincado, pintura, instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, biblioteca, jardim externo e interno, piso cerâmico e salas de aula e informática.


Fonte: Redação Folha do Progresso

Novo Progresso; Acidente na Avenida Jamanxim deixa motociclista gravemente ferido.

Novo Progresso; Acidente na avenida jamanxim deixa motociclista gravemente ferido.
Um forte choque entre duas motos, na tarde de terça feira 26/01, na Avenida Jamanxim em Novo Progresso, deixou um dos condutores gravemente ferido.

No acidente envolveu uma moto BIZ 125 de cor preta, conduzida por Rômulo Francisco e uma moto XTZ 125 BRANCA era pilotada por Ozenir Souza Prates, os dois condutores são habilitados.


Segundo o sargento Givanildo da PM, Ozenir Souza Prates bateu na traseira da BIZ, após descer a avenida em alta velocidade, ele teve vários ferimentos e foi encaminhado para hospital e ao ser socorrido o mesmo aparentava visível sinal de embriagueis.

A policia encaminhou as motocicletas para delegacia para tomarem as providencias legais.



por CJ MORAES

Equipe de TV é presa pelo IBAMA e força nacional em Novo Progresso

Equipe de TV é presa pelo IBAMA e força nacional em Novo Progresso
Uma equipe de televisão que esta prestando serviço a CNA (Confederação Nacional de Agricultura) estão no Município de Novo Progresso fazendo a cobertura, da retirada do gado apreendido pelo IBAMA, na operação Boi Pirata II, foram presos pelos agentes da força nacional e IBAMA, na manha desta quarta feira 27 janeiro de 2010.

O repórter da Walteno de Oliveira, cinegrafista FRANCO, o auxiliar ELIO e o presidente da Associação de Produtores LUIZ RELFINCHTAIN , foram presos quando estavam na divisa da Flona Jamanxim, fazendo imagens do local, quando uma equipe da Força Nacional e Ibama, os prenderam, alegando que no local não poderiam fazer imagens.

Segundo informação do repórter, os agentes queriam por todo custo excluir as imagens que a equipe tinha feito após eles se negarem a destruir as imagens, os policiais deram-vos de prisão e os levara para cede do IBAMA em Novo Progresso.

A equipe de reportagem ficou por mais de 4 horas detidos na cede do IBAMA e com seus equipamentos confiscados.

Mas por que a imprensa esta proibida de acompanhar a retira do gado apreendido?
A flona jamanxim e o gado ali preso são de interesse publico.
Como sabemos no local ainda vive centenas famílias!

Outro fato DE DITADURA contra imprensa.

HÁ poucos dias atrás uma equipe repórteres do município de Novo Progresso foram até a fazenda embargada, os mesmos foram obrigados a saírem do local e tiveram seus equipamentos confiscados e o material colhido excluídos e mais os policiais os escoltaram até cede do município.


Porque a verdade não pode ser lavada para o povo? Pois o intuito dos profissionais e de levar informação como ela é e como aconteceu.


Quanto custa para governo federal tirar umas centenas de bovinos e ovinos, para doar a o fome ZERO?




POR CJ MORAES

Surto de malária na tribo Kaiapó poderá resultar em bloqueio da BR 163 em Novo Progresso

Surto de malária na tribo Kaiapó poderá resultar em  bloqueio da BR 163 em Novo Progresso
Os índios da tribo Kaiapó, em Novo Progresso, estão revoltados com o descaso do Governo Federal com a saúde indígena e prometem bloquear a BR 163 por tempo indeterminado.

Um surto de malária assola a etnia desde o mês de outubro de 2009, o remédio fornecido pela FUNAI (Fundação Nacional da Saúde Indígena) é insuficiente para o tratamento de tantos doentes.

Os agentes de saúde detectaram um verdadeiro surto de malária nos últimos 60 dias, mais de 70 casos da doença entre as três aldeias, Baú, Kubenkokre (KBK) e Pukany a mais afetada, com 60 casos confirmados.

O tratamento é feito na aldeia, como não tem remédio para todos, a saúde dos pacientes se agrava, sendo levados ao Hospital Municipal de Novo Progresso.

A estrada que dá acesso às aldeias se encontra intransitável, o problema se agrava, dificultando ainda mais o tratamento, quando conseguem chegar ao hospital público não encontram o medicamento em quantia suficiente, pois o governo federal, responsável pelo repasse dos medicamentos está falhando na distribuição em praticamente todos os municípios do estado, causando esse grave problema.

Segundo o coordenador da saúde indígena pela FUNAI, o índio Bep-y Kaiapó (Bey), existe a previsão de um conjunto de ações prevista a mais de cinco, onde o Governo Federal se comprometeu a implantar o PBA (Programa Básico Ambiental) que garante a manutenção das estradas para o escoamento da produção agrícola e de extrativismo pelos aborígines, para dar condições de desenvolverem a economia sustentável.

Na terça-feira 19/01/2010, foi realizada uma reunião entre os índios e os representantes do DNIT (Departamento Nacional de Infra-estrutura e Transportes) nas dependências do Instituto Kabu, com sede na Rua Guarani na cidade de Novo Progresso, onde ficou acordado que os responsáveis pela manutenção da estrada, deveriam dar início aos trabalhos até o dia 26 do corrente mês, caso isso não ocorresse, os nativos prometiam se mobilizarem e programar o bloqueio da Rodovia BR 163, no trecho entre Novo Progresso e o distrito de Alvorada da Amazônia, em protesto e para reivindicarem melhorias na saúde dos Kaiapós, a manutenção e construção das estradas de acesso às três aldeias, a implantação do PBA e de uma sub-sede da FUNAI em Novo Progresso.

No dia 26 prazo final, o DNIT se manifestou através da Iskill Engenharia, que designou uma equipe com 08 profissionais e duas viaturas, para fazer o levantamento topográfico de 67 km de estrada, na Vicinal Paraná, que liga a aldeia Baú à BR, posteriormente os dados serão encaminhados ao DNIT para orçamento e licitação da obra.

O bloqueio da BR 163, instrumento usado muitas vezes no decorrer da história dos municípios dessa região, pleiteando seus direitos, geralmente é eficaz, pois traz enormes transtornos ao comércio e população em geral e força a negociação imediata, para que o problema seja sanado.


POR MANOLO GARCIA
Jornal Tribuna do Povo

PM de Castelo dos Sonhos prende ladrão de moto de Novo Progresso.

PM de Castelo dos Sonhos prende ladrão de moto de Novo Progresso.
guarnição da policia militar de Castelo de Sonhos no comando do Sargento Rego, prenderam na última semana naquele distrito, um elemento que vinha furtando motos na região e é considerado pela policia de alta periculosidade.

Por ultimo o bandido furtou uma moto CG TITAN FAM 125, a policia foi acionada e em poucas horas conseguiram, recuperar motocicleta e prendeu em flagrante o ladrão Renato rosa de silva, que segundo a policia mora no município de Novo Progresso.

Renato foi encaminhado para policia civil e a moto foi entregue ao proprietário


A população de castelo dos sonhos vem aprovando trabalho da policia militar e depois de chagada do sargento REGO a localidade vem passado por momentos tranqüilos em relação à segurança.



POR CJ MORAES

publicidade

publicidade