sexta-feira, 11 de junho de 2010

Rádio Cultura FM incentiva cantores e músicos locais com programas ao vivo de Lanchonetes

Mate Amargo e os músicos O programa Cevando o Mate, apresentado pelo locutor e músico Gaúcho de Passo Fundo-RS, Mate Amargo, que vai ao ar aos domingos das 10:00h às 13:00h, pela Rádio Comunitária Cultura FM, está de cara nova. O locutor Mate Amargo e o diretor Édio Rosa decidiram que o show seria mais abrangente, foi ao encontro dos colaboradores e se aproximou ainda mais dos ouvintes e ficou muito mais atraente. A idéia é dar oportunidade para os cantores, músicos e artistas locais para apresentarem-se e divulgar seus trabalhos.

Nas últimas semanas, o programa tradicionalista sul – brasileiro está sendo itinerante, foram feitas parcerias com bares e lanchonetes e a cada domingo a equipe gauchesca se apresenta num lugar diferente e com a melhor novidade, agora tem música ao vivo, cantores e músicos se apresentam ao público presente no recinto e a é transmitido em tempo real pela Rádio Cultura.

Durante as apresentações o dono do estabelecimento oferece churrasco na “faixa” os consumidores pagam apenas a bebida, parceria que deu certo em todos os sentidos, aumentam suas vendas do comerciante que de quebra ainda ganha a divulgação do empreendimento e novos clientes, por outro lado os artistas ganham oportunidades de se apresentarem em grande estilo. A novidade conquistou a todos, os bodegueiros estão disputando uma vaga e entram na fila de espera.

O último episódio aconteceu na Lanchonete da Chinoca, ao lado do Lago Municipal no Bairro Santa Luzia, e foi um pouco diferente, o Toninho da Auto Escola Habilita aproveitou para homenagear a sua esposa Joana e engrandecer o evento, fazendo a festa de aniversário da companheira junto com o Show do Mate Amargo, amigos e convidados se divertiram juntos e em harmonia. A Rádio Comunitária mais uma vez cumpre com seu papel de prestar serviços à comunidade e de promover a cultura na cidade.

Fonte: Dia Dia Progresso/Manolo Garcia

IBAMA retoma as atividades de fiscalização em Novo Progresso

A prefeita Madalena Hoffmann, o Vice-Prefeito Ricardo Faccin, o Secretário do Meio Ambiente Cristiano Fontoura e as principais lideranças do município e de Castelo de Sonhos juntamente com o Coordenador Geral de Fiscalização do IBAMA Sr. Bruno Barbosa e o Coordenador Operacional de Santarém Sr. Gustavo Podestá.

O objetivo da reunião foi informar a administração municipal e a população sobre a operação do IBAMA no município e região no combate ao desmatamento ilegal.

O Sr Bruno Barbosa fez uma exposição de como vem ocorrendo os desmatamentos nos últimos anos e a colocação do patamar de Novo Progresso, dentro destes dados.

Demonstrou o processo de trabalho de levantamento de dados efetivados pelo órgão, com duas maneiras de observação via satélite, uma que se chama PRÓS, uma estrutura de monitoramento que inicia no mês de agosto até em junho do ano subseqüente e o DT, um trabalho feito quinzenalmente e com acompanhamento mais regular.

Justificou que a Operação Boi Pirata II realizado no município em Junho de 2009 a fevereiro de 2010, teve como objetivo estancar o processo de desmatamento na região e com foco principal na Flona Jamanchim, sendo que o trabalho surtiu efeito positivo de controle nesta área e com a redução no desmatamento, saindo com recorde no na redução do desmatamento.

A operação do IBAMA em 2010 está voltada para um novo foco, mais especificamente uma invasão no Município de Altamira, mas que a operação parte de Novo Progresso, por ser um ponto de apoio.

A Prefeita Madalena Hoffmann comentou que deverá haver um dialogo mais aberto e constante por parte do órgão (IBAMA), com a administração municipal e a população representada, para que tenha melhor acompanhamento dos trabalhos realizados durante a operação.

Sr. Bruno concluiu sua a reunião, dizendo que o objetivo da operação não será contra a população, mas sim aos infratores que vem prejudicando o município, atropelando o processo até então realizados.

Ilda Araujo dos santos

Prefeitura programa a reforma e a reestruturação da “Feirinha”

A Secretaria Municipal de Administração realizou uma reunião, quarta-feira, 09 de junho, na prefeitura, com os feirantes e banqueiros do Mercado Popular “Feirinha”, do Bairro Santa Luzia, para programar a mudança temporária dos trabalhadores, por cerca de dois meses para o Mercado do Produtor de Novo Progresso, no Bairro Bela Vista, enquanto se reformam todas as instalações e se reformula a maneira de trabalhar na feira para oferecer mais qualidade e comodidade aos trabalhadores e clientes.

O Mercado do Produtor passará por uma manutenção geral para a realização de uma festa folclórica no local nos próximos dias e posteriormente, a partir do dia 30 de junho, os feirantes serão transferidos para o novo recinto.

Os feirantes estão preocupados com a mudança que vai alterar a rotina deles e dos clientes, alguns até acham que o novo local fica descentralizado, mas, uma coisa é certa, todos estão de pleno acordo com a reforma e a readequação do prédio. Os próprios feirantes sonham com o local melhorado e com treinamento e qualificação.

É esse o propósito da prefeitura, o secretário de administração Fernando Segatto, está articulando juntamente com o departamento de cultura e demais secretarias para proporcionar treinamento aos trabalhadores e adequar o ambiente para agregar outras atividades, proporcionando oportunidade e melhores condições de trabalho para essas e outras pessoas de outras atividades e, mais opção para o consumidor progressense, valorizando a cultura e os hábitos alimentares do povo e, agregando valores aos produtos oferecidos.

Uma vez que o município de Novo Progresso reúne pessoas provenientes de regiões diferentes, com costumes e tradições distintas, com o passar do tempo, está se formando uma identidade cultural própria. A feira livre é um retrato vivo do povo de cada cidade e pode ser considerado o cartão de visitas lugar.

Tendo em vista que a cidade está entrando para uma nova fase da história regional e de desenvolvimento sociocultural e econômico com a chegada da pavimentação da Rodovia BR 163 (Cuiabá-Santarém), a atitude do executivo vem a calhar no que tange ao preparo dos moradores para viver dias melhores em um novo cenário e mais competitivo.

Fonte: Dia Dia Progresso/Manolo Garcia

publicidade

publicidade