quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Almir Gabriel articula apoio à Domingos Juvenil



A candidatura do peemedebista Domingos Juvenil ao governo do Estado ganhou um cabo eleitoral inesperado. O ex-governador tucano Almir Gabriel se tornou um dos maiores entusiastas do candidato do PMDB e, nos bastidores, está agindo como importante articulador em busca de apoios para o deputado.


“O Juvenil vai para o segundo turno... Confrontado com números de pesquisas de opinião que mostrariam o tucano(Jatene-PSDB e Ana Júlia-PT) entre os primeiros colocados, Gabriel não parece se abalar. “É bom lembrar que quando fui candidato [em 1994] Jarbas Passarinho tinha 64% e eu tinha 14% quem ganhou a eleição fui eu. É bom lembrar que [em 1998] Ademir Andrade (PSB) estava na frente, seguido de Maria do Carmo (PT) e Jatene era um tracinho, quando começou a brincadeira. Jatene venceu. As pessoas precisam olhar de cabeça mais fria, menos apaixonadamente. Juvenil já está com 12% e nem foi lançado”.


Novos municípios poderão ser criados no Pará

Prerrogativa era, há 11 anos, exclusividade do Congresso Nacional.

Os deputados paraenses vão analisar hoje projeto de lei que poderá facilitar a criação de nov
os municípios no Pará. De autoria dos deputados João Salame (PPS) e Bernadete Ten Caten (PT), a proposta prevê que a Assembleia Legislativa volte a legislar sobre a criação, fusão, incorporação e desmembramento de unidades administrativas no Estado.

Há mais de uma década, essa prerrogativa era exclusividade do Congresso Nacional. Há onze anos não são criados municípios no Pará e tramitam na AL 48 processos de localidades que desejam a emancipação.O assunto é polêmico. A criação de novos municípios estava suspensa pela Emenda Constitucional n° 15, de 1996, que nunca foi regulamentada.

Na época, algumas localidades como Mojuí dos Campos, no oeste do Pará, já tinham realizado plebiscito sobre emancipação, mas a consolidação da nova unidade ficou em suspenso, o que motivou ações na Justiça.Provocado, o Supremo Tribunal Federal estipulou prazo para que o Congresso regulamentasse os casos em que poderia haver criação de municípios.

Esse prazo terminou em novembro do ano passado, sem que lei federal fosse aprovada.Com isso, deputados estaduais em todo o país entenderam que, diante da ausência de legislação, poderiam tomar para si novamente a prerrogativa para criação de municípios.Se for aprovado hoje o projeto na AL, o Pará será o quarto Estado a ter lei nesse sentido. Já foram aprovados projetos semelhantes no Ceará, Rondônia e Rio Grande do Sul.

“Eu entendo que diante do fato do Congresso ter se omitido, podemos voltar a legislar sobre o assunto”, diz Salame afirmando haver necessidade de criar novos municípios no Pará. “Veja o caso de Castelo dos Sonhos que tem 15 mil habitantes e fica a 120 quilômetros da sede de Altamira”, exemplifica.

O projeto a ser apreciado hoje prevê que para criar novos municípios é necessário realizar plebiscito nos municípios envolvidos, o que deve ocorrer após concluído estudo de viabilidade da nova unidade administrativa.

A deputada Bernadete Ten Caten promete apresentar durante a discussão da proposta sugestão de modificação ao projeto no trecho que exige que a localidade a ser emancipada tenha sistema público de distribuição de água potável. “Sequer Belém cumpre essa exigência em toda sua extensão.

Se mantivermos, vamos inviabilizar novos municípios no Pará”, justifica.A expectativa é de que hoje as galerias da AL fiquem lotadas de interessados na criação dos novos municípios. O projeto é um dos mais importantes da pauta deste segundo semestre.

O presidente da Casa, deputado Domingos Juvenil, confirmou ontem que o assunto estará na lista de projetos a serem apreciados nesta quarta-feira.

Se aprovado, ainda dependerá de sanção da governadora Ana Júlia Carepa. (Doário On line)
-----------------------
Nota do blog: a matéria ainda cita, além de Castelo de Sonhos (Altamira), a possibilidade de transformar em municípios os distritos de Fordlândia, em Aveiro, Moraes Almeida, em Itaituba e Vila Curuai, em Santarém.

Dr. Edir tem candidatura deferida pelo TRE

Foi deferida pelo Tribunal Regional Eleitoral. Dudimar o pedido de registro de candidatura a deputado estadual do médico Edir Pires (PMDB).

Apesar do blog estar acompanhando esse andamento, acessando a página do TSE com frequência, sua utilização não acompanha o ritmo dos julgamentos feitos pelo TRE do Pará.

Os outros candidatos locais continuam aguardando julgamento.

ITAITUBA - Pedido de registro da candidatura de Hilton Aguiar foi julgado pelo TRE, e INDEFERIDO

O Tribunal Regional Eleitoral julgou o pedido de registro de candidatura do vereador e presidente da camaram de Itaituba Hilton Aguair.

O pedido de registro foi indeferido pela corte eleitoral do Estado.

Neste momento, o candidato a deputado estadual, está oficialmente fora da disputa eleitoral.

publicidade

publicidade