quarta-feira, 15 de julho de 2009

Paulinho da Rádio sai do coma e está melhor



O nosso amigo e companheiro de serviço Paulo Monteiro conhecido mais como Paulinho da radio que se envolveu num acidente neste fim de semana na BR:163, está hospitalizado no município de Alta Floresta onde está recebendo cuidados médicos.

Segundo informações do sr. Ademir Cordeiro, ontem, terça feira por volta de 18:30 horas, Paulinho já saiu do coma induzido que vinha sendo submetido e o reconheceu pelo nome e também que minutos depois ele já pediu para ir até o banheiro e que ele já está andando normalmente dentro do hospital.

Paulinho ficará sobre observação medica e que dentro de 20 dias ele estará indo até o município de Sorriso onde fará uma tomografia para ver se não deixou nenhuma sequela para que ele possa retorna ao município de Novo Progresso onde reside

EDUCAÇÃO - Escola Lázaro Búbalo promove Projeto "SOLETRANDO"

O quadro soletrando do programa Caldeirão do Hulk da Rede Globo de televisão, sucesso nacional, repercutil também em Novo Progresso. A Escola José Lázaro Búbola realizou de 29/06 a 02/07, o Projeto Soletrando com a participação dos alunos de 2ª a 4ª série de ensino fundamental. O projeto tem como objetivo compreender que a grafia correta, melhora a qualidade da expressão escrita; estimular a leitura; oferecer um apoio para os alunos realizarem um plano de autocorreção individual ou grupal para que possam analisar seus erros ortográficos; empregar atividades lúdicas (cirandas, contos, rimas, etc. ) .
Esteve presente no evento o Secretário de Educação Gilberto Luiz dos Santos e a Coordenadora pedagógica Silmara Denise.• O projeto soletrando da Escola José Lázaro Búbola teve como vencedores os alunos:

• 1º lugar: Sara Emanuelle dos Santos Rocha, da 4ª Série matutino

• 2° lugar: Ana Carla Prazeres Mota, da 2ª série vespertino

• 3° lugar: Jimmy Patrick Mota Kappes, da 4ª série matutino

Receberam como premiação medalha e Kit escolar.

O Diretor da escola Carlinhos Cohen, parabeniza os vencedores e agradece as idealizadoras do projeto, professoras: Vaninha Rodrigues, Hilda Pivotto e Wassilikí Pereira e os demais professores e alunos que se empenharam para a realização do mesmo.

Floresta em pé vale muito mais, diz Ana Júlia

Em pronunciamento durante do 2º Congresso das Populações Extrativistas da Amazônia, para cerca de 400 delegados de nove estados da Amazônia, a governadora Ana Júlia Carepa falou do esforço que seu governo vem fazendo para promover a regularização fundiária, um dos temas centrais do congresso, inclusive com a criação de projetos de assentamento extrativistas.
"Nosso governo é parceiro e entende a importância da produção dos extrativistas, que demonstram que é possível ter desenvolvimento com respeito ao meio ambiente. Precisamos mostrar que a floresta em pé vale muito mais", ressaltou.
Os delegados escolheram a governadora Ana Júlia Carepa como mediadora para fazer chegar ao presidente Luís Inácio Lula da Silva as reivindicações da categoria. Ela participou do terceiro dia do evento e reforçou seu apoio aos extrativistas como peças-chave para o desenvolvimento sustentável do Pará e da Amazônia.
"Vamos tirar do encontro uma resolução que queremos enviar ao presidente, por intermédio da governadora. Tudo o que queremos é ajuda para cuidar bem da Amazônia", disse Manuel Cunha, presidente do Conselho Nacional de Seringueiros, a entidade responsável pelo evento.
Cunha elogiou o programa Extrativismo Vivo, realizado pelo Ideflor, para fortalecer as populações extrativistas e atuar na agregação de valor aos seus produtos. "Achamos que o Pará pode sair na frente e dar lição para os outros Estados da Amazônia com esse programa", completou.

Em cinco meses Pará perde 1.700 postos de trabalho no comércio


O emprego formal no setor comércio no Pará fechou os primeiros cinco meses de 2009 com perda de 1.700 postos de trabalhos, mesmo com saldo positivo no mês de maio. Desde o acirramento da crise econômica no final do ano passado, mais de três mil pessoas já ficaram desempregadas no Pará. É o que aponta análise do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconomicos).
Maio - O estudo mostra saldo positivo de emprego formal na comparação entre admitidos e desligados no mês de maio de 2009. No mês foram feitas no setor em todo o Pará 5.464 contratações contra 5.196 desligamentos, gerando um saldo positivo de 268 postos de trabalhos, este saldo representa um crescimento de 0,18% no emprego formal em relação ao mês de abril. No mesmo período do ano passado, o setor também apresentou saldo positivo de postos de trabalhos, entretanto maior que o verificado este ano. Em maio de 2008 foram feitas em todo o Pará 5.290 contratações contra 4.858 desligamentos, gerando um saldo positivo de 432 postos de trabalhos, com um crescimento de 0,31%.
Na Região Norte quase todos os Estados apresentaram saldo positivo, a exceção ficou por conta do Amapá e Tocantins. O Estado que apresentou o melhor desempenho foi Roraima com um crescimento de 0,66% e um saldo positivo de 67 postos.

Assentamentos no Pará recebem certificação da ONU

A Organização das Nações Unidas (ONU) e o governo de Dubai, dos Emirados Árabes, concederam o título de Melhores Práticas de 2008 para a energia gerada nos assentamentos Mojú I e II e Corta Corda, que ficam em Santarém, no Oeste do Estado.
Lá, é produzida energia limpa e com impacto ambientel reduzido, através de seis Micro Centrais Hidrelétricas, que utilizam para isso os igarapés da região.
A empresa Indalma, responsável pela criação das turbinas dessas centrais, foi quem recebeu a certificação. O projeto foi implantado com recursos do Incra e da prefeitura de Santarém. Aproximadamente 1,9 mil famílias são beneficiadas. Iniciado em 1995, o prêmio foi criado para reconhecer e reforçar projetos que tenham como foco a sustentabilidade e a melhoria das condições de vida da população.

Dois assaltos à mão armada em menos de 24 horas e registrado pela PM de em Novo Progresso

Segundo sargento Aurismar, na madrugada de segunda feira dia 13/07/2009, dois elementos armados, renderam o frentista do Posto Dado e roubaram R$ 100,00(cem reais) e também levaram o cofre, e em diligencia pela redondezas a policia encontrou o cofre em um matagal próximo a um balneário; cofre ainda estava com todos os valores. Segundo conta o frentista os elementos vieram a pé, e sem mais sem menos eles sacaram uma arma aparentemente um revolver calibre 38.
O outro assalto foi com proprietário da loja Rainha do Lar, segundo a vitima um elemento baixo e forte, o atacou e roubou uma quantia de cinqüenta mil reais, que seria depositado no banco.O sargento relata ainda que, os casos foram, encaminhados para investigação da policia civil.

É grave o estado de saúde do produtor de eventos Paulinho

Paulo monteiro se envolveu em um acidente no domingo dia 12, na BR 163, a 5 km do km1000, ele foi encontrado caído ao lado de sua moto inconsciente e com sinais de fraturas.Imediatamente ele foi trazido para novo progresso e atendido no hospital municipal. Devido aos seus ferimentos serem gravíssimos e com suspeita de traumatismo craniano, ele foi transferido para alta floresta MT, ainda no mesmo dia por um avião fretado. Informações que seu estado é muito grave, ele continua internado no hospital de alta floresta em coma.Paulo monteiro é bastante conhecido na cidade Novo progresso, pois é um dos principais promotores de eventos.

Pm prende ladrão tentando fugir para Itaituba

A policia militar foi acionada na noite dessa terça feira, pela senhora Maria Regina pinho, informou que sua residência teria sido furtado e o ladrão furtou 4000,00 reais.Policia entrou em ação no comando sargento Jackson, junto com cabo Pimentel, e o soldado D Sousa, e por volta 21horas prenderam o acusado, na rodoviária tentando embarcar para Itaituba, trata se Andrade Felipe da Silveira, com ele foi recuperados 2,493 reais, e varias roupas novas. Ele foi preso em flagrante e levado para delegacia, a onde vai aguardar em julgamento.

Governo e Exército discutem sobre dados geoespaciais no Pará

Técnicos do Exército discutem com técnicos das instituições que compõem o Comitê Técnico-Científico do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) normas e procedimentos para a construção da Infraestrutura de Dados Espaciais do Estado do Pará, que possibilitará a elaboração dos Zoneamentos municipais.
A reunião de trabalho é o instrumento técnico utilizado pelo Programa Pará Rural, vinculado a Secretaria de Estado de Projetos Estratégicos (Sepe), em parceria com a Diretoria de Serviço Geográfico (DSG) do Exército Brasileiro, para o repasse de informações de dados geoespaciais gerados por diversos órgãos púbicos, e está sendo realizada no período de 13 a 17 de julho de 2009 do corrente, na sede do Pará Rural em Belém, Norte do País.
Entre os objetivos da reunião técnica está o de promover o ordenamento na geração, no armazenamento, no acesso, no compartilhamento, na disseminação e no uso dos dados geoespaciais de origem federal, estadual, distrital e municipal, em proveito do desenvolvimento do país; promover a utilização, na produção dos dados geoespaciais pelos órgãos públicos das esferas federal, estadual, distrital e municipal, dos padrões e normas homologados pela Comissão Nacional de Cartografia - CONCAR; e, evitar a duplicidade de ações e o desperdício de recursos na obtenção de dados geoespaciais.
O evento reúne os técnicos do Comitê Técnico-Científico do ZEE-PA que discutem sobre o conjunto de padrões de Dados Geoespaciais baseados no ZEE-PA, em conformidade com os dados da Infra-Estrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE), instituída pelo Decreto Federal nº 6.666/2008.
Edson Gillet - Sepe/Pará Rural

publicidade

publicidade