terça-feira, 19 de maio de 2009

Conselho Tutelar terá viatura e telefone 0800 para receber ligações

Segundo informações da Secretária de Assistência Social, sra. Rosiane de Souza Leite, a estrutura de trabalho do Conselho Tutelar de Novo Progresso e da própria Ação Social, vai ser melhorada dentro de alguns dias, com a instalação de um telefone 0800 para recebimento de denúncias da população e recebimento em doação junto a ADEPARÁ de um veiculo para ser utilizado na locomoção dos conselheiros e dos assistentes sociais.
A atual prefeita Madalena Hoffman encontrou o Conselho Tutelar em estado caótico, com o telefone desativado pela empresa de telefonia a vários anos, por falta de pagamento ainda pela administração anterior. A entidade nunca teve um veículo a disposição para locomover-se para averiguar denúncias e até a “casa de passagem” criada para abrigar crianças e menores recolhidos em situação de risco ou abandonados pelos próprios pais, estava não estava funcionando, obrigando os conselheiros a levarem crianças até para suas residências para receberem a devida assistência e não ficarem na rua.
Desde os primeiros dias de janeiro quando assumiu seu cargo a frente da prefeitura, Madalena Hoffman e sua secretária Rosiane de Souza, tem empenhado-se bastante para suprir provisoriamente as necessidades do Conselho, oferecendo veículos de terceiros, locados e pagos todas as despesas de combustível pela prefeitura para que os conselheiros possam fazer as principais diligencias. Agora o recebimento do veículo vai facilitar o trabalho, não só do Conselho mas também da Ação Social, que ficará responsável pela manutenção do veículo.
O telefone 0800, outro desejo antigo dos conselheiros para receber as denúncias também será utilizada em conjunto com a Ação Social e com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, órgão que também está sendo efetivamente implantado no município para apoiar e fiscalizar as ações do Conselho Tutelar. Foi eleita a presidente deste conselho, Célia Elígia Braga.
A “Casa de Passagem”, uma espécie de abrigo, ou albergue, para as crianças abandonadas foi reativada. No dia 18/05, quando visitamos o local, abrigava 06 crianças pequenas, abandonadas, com problemas familiares, fugidas de casa e diversos outros problemas. Estavam recebendo cuidados e alimentação dos assistentes sociais e conselheiros.
O grande problema da “Casa de Passagem” é o alto custo financeiro, sendo que infelizmente o Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente não possui recursos financeiros suficientes para atender todas as necessidades. Diante dessa situação, além do apoio do poder público a casa de passagem tem contado com apoio de várias pessoas da sociedade local, mas muito mais precisa ser feito no local, por isso o órgão está com uma campanha para mobiliar a casa, para que as crianças e adolescentes se sintam mais acolhidas e tenham algum com forto enquanto estiverem ali. Quem quiser conhecer o local e cooperar, basta procurar a Assistência Social, na Rua Tiradentes, Bairro Santa Luzia, em Novo Progresso.

Por: Édio Rosa

ARTIGO: Como Vai Você?


Marisa T. Vesz ,
é advogada e psicanalista.

Desta vez, meus caros leitores, vou falar de psicanálise. Destarte, se você anda angustiado,(a), solitário,(a), triste, depressivo,(a), achando que está carregando o mundo em suas costas, pois saiba que você não está sozinho,(a) este mal assola a humanidade, atualmente.
A pergunta é, o que esta acontecendo com você?
Será que você não esta se preocupando demais, com que os outros pensam?
Com as expectativas e as exigências alheias? Quem nos obriga a sermos perfeitos? Quem nos obriga a jamais fracassarmos ? Quem exige que reprimamos tanto as nossas emoções, para sermos fortes?
As respostas podem ser encontradas na psicanálise, que ensina o seguinte:
Que somos donos de nós mesmos e do nosso destino. Devemos pois, sair do hetero-apoio, ( apoiar-se no outro) e buscar, com determinação, o auto apoio, ( apoiar-se em si mesmo). Toda força mora dentro de nós. Devemos parar de colocar nossos problemas fora de nós, (em destino, em nossos companheiros, em nossos pais, etc...) e enfrentar nossos medos, nossas inseguranças, nossas fraquezas. Não devemos temer o fracasso ou a desaprovação. Amar a nós mesmos significa aceitar nossas fraquezas e nossos limites. Afinal, Freud já falou Aquiles seria intolerável, não fosse por seu calca­nhar!


Viver no passado traz a culpa e arrependimento, (do que fizemos ou deixamos de fazer), assim como viver no futuro traz preocupação e incerteza. Procuremos mergulhar inteiramente naquilo que estamos vivendo hoje.
E pior, a nossa civilização tem um “quê”de hollywoodiano, devemos viver sempre com glamour, assim:
“as mulheres devem ser lindas, os homens ricos e fortes.
“Todo mundo deve ser saudável e bem sucedido “.
A competição é a base de tudo. Contudo,a nossa inteligência nos mostra uma coisa bem simples, bem primaria: em uma corrida, em uma competição, poucos podem vencer, a maioria tem que perder.
Mas perder o quê? Dinheiro, sucesso, poder, sexo, beleza, juventude... Essas coisas estão realmente fazendo as pessoas felizes?

Devemos aprender, que desde que nascemos estamos perdendo e morrendo, mas também ganhando em crescimento, em aprendizagem, em ampliação interior.

Alcançar a paz , a sabedoria, o equilíbrio, não será um objetivo mais saudável do que a beleza e a juventude eterna? Não nos deixamos enganar pelas distorções de nossa cultura !Devemos ter sempre a mente aberta a todas as experiências novas. Os rígidos nunca crescem e vivem tensos. Tendem a fazer as coisas sempre da mesma forma. Isto e a base de todo o preconceito, outro empecilho ao crescimento.
Não tenhamos medo de correr riscos. A vida em si já e um risco. Procuremos vivê-la como uma aventura única.
Temos que libertar-nos dos “devia”e “não devia”.
Procurar sempre, ter senso de humor diante das adversidades da vida, cultivando a honestidade e a espontaneidade.
Boa Sorte, nesta aventura da busca do autoconhecimento.

População acompanha audiências de supostos crimes eleitorais na eleição 2.008

Por: Edio Rosa
Uma aglomeração de políticos e empresários acompanha hoje dia 19/05, em frente ao fórum de justiça do município de Novo Progresso duas audiências de uma ação eleitoral que pede a cassação dos mandatos da prefeita MAdalane Hoffman e do vice-prefeito Ricardo Faccin.
Trata-se de dois Processos impetrados pela Coligação “A Força do Povo” encabeçada pelo ex-prefeito Tony, derrotado nas últimas eleições. A acusação é de compra de votos.
Amanhã dia 20/05, é o ex-prefeito Tony e testemunhas serão ouvidos em audiência, ele é acusado em também em duas representações impetradas pela coligação “União Por Novo Progresso”, por crime de abuso de autoridade e poder político, durante a realização da eleição de outubro.
A segurança no local está sendo feita pelas policias militar
Segundo informações, audiência até o momento está acontecendo sem o registro de nenhum incidente, por parte das duas coligações que disputaram à prefeitura de Novo Progresso.
A audiência está ocorrendo sob o comando do juíz eleitoral Dr. José Admilson Gomes.

Fuga em massa da cadeia publica de novo progresso



Na madruga desta segunda feira dia (18/05), doze presos da cadeia publica de novo progresso conseguiram fugir cavando um túnel de 06 metros de comprimento, com cerca de 60 cm de diâmetros, por baixo da parede e sairam para o lado da Apronop.
Entre os presos estão alguns de alta periculosidade recentemente capturados pela PM, são traficantes, assassinos e ladrões.
O Dr. Antonio Carlos, delegado responsável pela Delegacia, disse que a policia esta fazendo o possível, para recapturar os fugitivos, mas até agora não obteve sucesso.
Segundo delegado é muito difícil evitar fugas da cadeia de Novo Progresso por diversos motivos, a estrutura do prédio esta precária e se deteriorando a cada dia; as celas da cadeia de novo progresso estão o tempo todo super lotadas, e além disso a equipe de policiais que trabalha no local é muito reduzido. “É humanamente impossível, para dois ou três policiais, realizar investigações, efetuar prisões, atender as denúncias que chegam, atender a população e ainda ficar cuidando 24h os presos nas celas para evitar que eles, serrem grades ou cavem túneis” alega o delegado.
A Polícia Militar diz estar a disposição para realizar vistoria nas celas da cadeia pública, no entanto, para isso depende de pedido via ofício da Polícia Civil. Perguntado a quantos dias a PM não recebe um pedido de vistoria nas celas, a grande surpresa: “A mais de 20 dias”. Esse foi o tempo suficiente para os presos cavarem e fugirem.
Nas ultimas revistas efetuadas pelos policiais nas celas e nos presos foram encontrados vários pedaços de ferros retirados da estrutura do próprio prédio, esses ferros eles utilizam como arma ou ferramenta para cavar.

publicidade

publicidade