quinta-feira, 1 de abril de 2010

Sociedade civil organizada quer mudanças no projeto de pavimentação na BR 163 em Novo Progresso



Na manhã desta quinta-feira 01 de abril, representantes de vários seguimentos da sociedade civil organizada se reuniram no auditório do Sindicato da Indústria Madeireira do Sudeste do Pará (SIMASPA) e discutiram mudanças, que julgam necessárias no projeto original da obra de pavimentação da Rodovia BR 163 (Cuiabá - Santarém), trecho de 05km, no perímetro urbano de Novo Progresso, mais precisamente, nas avenidas marginais a BR, Avenida Orival Prazeres e Avenida Dr. Isaias Pinheiro Antunes.

Os empresários e cidadãos comuns querem que as avenidas sejam definidas com 09 metros de largura, e, não com 07metros, como está no projeto, além disso, o passeio público (calçadas) está previsto com espaço de apenas 02 metros, entre o asfalto e os prédios, a sociedade quer que seja ampliado para uma medida que permita a construção de estacionamentos para veículos e ainda reserve um espaço que atenda às necessidades do transito de pedestres.

A idéia de alteração no projeto surgiu das observações do presidente do SIMASPA, Sr. Osvaldo Romanholi, preocupados com o bom funcionamento da obra e com visão futurista o empresário convidou os demais participantes, 35 pessoas atenderam ao seu chamado.

Foi formado um Conselho Deliberativo e Consultivo, com 10 integrantes, que, voltarão a se reunir na próxima segunda-feira, às 15:00h, para redefinirem as mudanças no projeto.

O resultado final será transformado em documento e encaminhado à prefeita Madalena Hoffmann que por sua vez, se comprometeu em apresentá-lo até na capital Belém para protocolar junto ao governo de Ana Julia Carepa.

Segundo Osvaldo Romanholi, o projeto original está ultrapassado, não condiz com a atual realidade, uma vez que foi elaborado a mais de oito anos e, como está sendo executado, dificultará em muito a travessia da rodovia por veículos automotores, carros de mão, de tração animal, principalmente por cadeirantes e pedestre com mobilidade limitada, como é o caso de idosos e deficientes físicos.

O sindicalista avaliou como positiva a adesão da sociedade a essa ação que presidiu e que continua liderando.

Confira como ficou a composição do conselho, com os nomes das pessoas e das respectivas entidades que representam:

• Osvaldo Romanholi – SIMASPA;
• Neri Alves Prazeres – Associação Comercial;
• Rivaldo Cafegani – SKILL Engenharia (fiscalizadora da obra);
• Fernando Segato – Executivo Municipal;
• Adécio Piran – Legislativo Municipal;
• Agamenon da Silva Meneses – Sindicato dos Produtores Rurais de Novo Progresso (SIPRUNP)
• Dr. Rone – OAB;
• Ricardo Philip – CREA;
• Borcazzi – Engenheiro, profissional liberal;
• Um Representante da JM Engenharia e Construção, responsável pela execução da obra, nome a ser definido.

Fonte: WWW.culturafm.amaisouvida.com.vr
Por Manolo Garcia

LSS não fará mais coleta de entulhos, comente lixo!

Empresa suspende parte de serviços prestados à prefeitura municipal de Novo Progresso
Os serviços prestados pela empresa LSS (limpeza são Sebastião gestão ambiental) a prefeitura municipal foram suspensos parte, ficando apenas responsável pela coleta lixo domestico e o transporte, segundo oficio que a empresa mandou aos meios de comunicação diz que o motivo foi o reajuste feito pela prefeitura.

A empresa avisa também que a partir desta quarta feira os moradores do município geradores de entulhos serão responsáveis pelos mesmos.

A nossa reportagem também apurou junto ao gerente da empresa que metade dos funcionários foram demitidos.

POR CJ MORAES

Prefeita Madalena trabalha para ampliar beneficiados no PROGRAMA LUZ PARA TODOS

LUZ PARA TODOS
Aconteceu na manhã de quarta feira 31/03 na Secretaria Municipal de Agricultura a reunião mensal do Conselho Municipal de Agricultura de Novo Progresso. Estiveram presentes lideranças e moradores da Vicinal Celeste reivindicando obras do Projeto Luz para Todos do Governo Federal. A Prefeita Madalena Hoffmann explicou aos presentes que está trabalhando no sentido de articular com os setores competentes o atendimento desta demanda. Disse ainda que devido aos atos provocados por moradores da BR-163 no ano passado de derrubada de torres de transmissão de energia, a REDE CELPA decidiu por realizar o complemento do projeto interligando toda a linha à rede que vem do Mato Grosso, sanando com isso o problema. Assim, a obra que prevê energia para as Vicinais Celeste, Progresso, do Pimental e da Castanha será contemplada na Etapa 8 do processo. Novo Progresso ocupa a posição 46 no processo de execução das obras. Com essa reivindicação dos moradores, a prefeita informou que terá condições de pleitear agilidade no processo, alegando a pressão popular sobre o assunto.

Estiveram presentes à reunião também a Vereadora Sara Maria Royer, uma das pessoas que mais batalhou pelo Programa Luz para Todos em nossa região e o Vereador José Lazarin (Nego do Bento).


A Prefeita ainda informou que está prevista além da etapa 8 de ampliação do Programa, a etapa 9 que prevê a energização do Ramal do Sr. Claudionor Giust, Ramal da Sra. Márcia Pitta, Ramal do Sr. Ary e Ramal do Sr. Aquili Schier.

ASCOM: PMNP -Dinha Flores Foto: Dinha Flores

publicidade

publicidade