sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010
ENERGIA ELÉTRICA PARA AS COMUNIDADES DE CARRO VELHO A CASTELO DE SONHOS
Em Novo Progresso merenda escolar será comprado de agricultores familiares local
Visando a implantação dos programas, a prefeitura viabilizou ainda o ano passado, a criação do Conselho de Alimentação Escolar, que tem o papel de fiscalizar a compra, a destruição e a prestação de contas das transações comerciais efetivadas pelo PNAE.
Para a melhor aplicação dos recursos financeiros e aproveitamento dos alimentos disponíveis, a prefeitura contratou a nutricionista Giseli Trentini que já elaborou um novo cardápio para a merenda escolar oferecido na rede pública de ensino.
A nutricionista Gisele Trentini e o Chefe do Departamento Municipal de Merenda Escolar, João Batista Ferreira Magalhães, se desdobram para botar o programa em prática, tendo em vista que a verba repassada é de apenas R$0,22 ao dia por aluno. A profissional afirma que mesmo assim é possível oferecer uma alimentação balanceada e nutritiva.
Sorriso: bandidos trocam tiros com policiais e liberam reféns
Ladrões assaltaram uma joalheria, agora há pouco, no centro da cidade, fugiram em um Fiat Uno levando duas reféns - que trabalham na empresa. A Polícia Militar agiu rápido e conseguiu interceptar o carro onde eles estavam, nas proximidades do bairro São Domingos. Houve tiroteio. Os bandidos liberaram as reféns, que são funcionárias da loja, sem ferimentos. Em seguida, entraram em uma mata. Os policiais retiraram as reféns do local e ambas já estão na cidade. Uma parte da mata onde os ladrões entraram está cercada. Outra equipe deve ficar em uma outra ponta porque eles podem fugir atravessando o rio Lira.
"Eles chegaram armados, mandaram todos deitarem e queriam joias. Foi muito assustador. Eles fizeram um disparo, pegaram algumas joias e fugiram levando duas funcionárias como refém", disse, ao Só Notícias, uma mulher que trabalha na empresa.
Licença-maternidade de seis meses é aprovada
64 casos de hanseníase em Santarém
Cilícia Ferreira
Repórter
A hanseníase é uma doença infecciosa, de evolução crônica (muito longa) causada pelo Mycobacterium leprae, microorganismo que acomete principalmente a pele e os nervos das extremidades do corpo. Embora seja uma doença antiga e a cura já exista, o preconceito ainda é muito presente. Dados da Secretaria Municipal de Saúde(SEMSA), aponta para 64 novos casos na cidade registrados em 2009, desses 31 paucibacilar (forma mais branda) e 33 multibacilar (forma mais avançada).
Para esclarecer a mais sobre a doença, a Dra. Francimary Leão, dermatologista, que atende hansenianos (pessoas com hanseníase) na URES, pelo programa que o Ministério da Saúde tem com a secretarias municipais e estaduais de saúde, explicou o que é a doença, como diagnosticar e qual o tratamento.
A dermatologista informa que quanto mais cedo o diagnóstico menor as chances de transmissão, a cura é mais rápida, as seqüelas são diminuídas. As seqüelas são resultantes dos casos mais avançados não diagnosticado precocemente. Elas podem apresentar-se como úlceras, deformidades, chegando até as neurológicas: atrofia dos nervos, o doente pode ficar com o "pé caído", mão em forma de "garra", na qual o paciente precisa de acompanhamento com fisioterapeuta.
publicidade
