sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

ENERGIA ELÉTRICA PARA AS COMUNIDADES DE CARRO VELHO A CASTELO DE SONHOS

A Prefeita Municipal Madalena Hoffmann conseguiu esta semana junto à CELPA (Centrais Elétricas do Estado do Pará) a construção da rede elétrica do trecho entre a comunidade do Carro Velho e Castelo de Sonhos. A obra deve estar concluída até o final do mês de setembro de 2010. Assim, o problema dos "apagões" pela derrubada de torres pelas comunidades que não possuíam ainda a luz elétrica deve ser totalmente resolvido.

Em Novo Progresso merenda escolar será comprado de agricultores familiares local

A Prefeitura de Novo Progresso firmou convênio com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) para a implantação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A parceria dará suportes para a implantação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Visando a implantação dos programas, a prefeitura viabilizou ainda o ano passado, a criação do Conselho de Alimentação Escolar, que tem o papel de fiscalizar a compra, a destruição e a prestação de contas das transações comerciais efetivadas pelo PNAE.
Para a melhor aplicação dos recursos financeiros e aproveitamento dos alimentos disponíveis, a prefeitura contratou a nutricionista Giseli Trentini que já elaborou um novo cardápio para a merenda escolar oferecido na rede pública de ensino.
A nutricionista Gisele Trentini e o Chefe do Departamento Municipal de Merenda Escolar, João Batista Ferreira Magalhães, se desdobram para botar o programa em prática, tendo em vista que a verba repassada é de apenas R$0,22 ao dia por aluno. A profissional afirma que mesmo assim é possível oferecer uma alimentação balanceada e nutritiva.

Sorriso: bandidos trocam tiros com policiais e liberam reféns

Fonte: Só Notícias/Editoria
Ladrões assaltaram uma joalheria, agora há pouco, no centro da cidade, fugiram em um Fiat Uno levando duas reféns - que trabalham na empresa. A Polícia Militar agiu rápido e conseguiu interceptar o carro onde eles estavam, nas proximidades do bairro São Domingos. Houve tiroteio. Os bandidos liberaram as reféns, que são funcionárias da loja, sem ferimentos. Em seguida, entraram em uma mata. Os policiais retiraram as reféns do local e ambas já estão na cidade. Uma parte da mata onde os ladrões entraram está cercada. Outra equipe deve ficar em uma outra ponta porque eles podem fugir atravessando o rio Lira.
"Eles chegaram armados, mandaram todos deitarem e queriam joias. Foi muito assustador. Eles fizeram um disparo, pegaram algumas joias e fugiram levando duas funcionárias como refém", disse, ao Só Notícias, uma mulher que trabalha na empresa.

Licença-maternidade de seis meses é aprovada

As mulheres brasileiras estão próximas de alcançar o direito de ficar mais tempo com seus filhos após a maternidade. Foi aprovada ontem, por unanimidade, a obrigatoriedade do aumento para seis meses da licença-maternidade. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 30/07, que prevê o benefício, passou pela Comissão Especial criada para analisar sua viabilidade, onde recebeu parecer final. A proposta vai tramitar regimentalmente pelos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

64 casos de hanseníase em Santarém

Cilícia Ferreira

Repórter

A hanseníase é uma doença infecciosa, de evolução crônica (muito longa) causada pelo Mycobacterium leprae, microorganismo que acomete principalmente a pele e os nervos das extremidades do corpo. Embora seja uma doença antiga e a cura já exista, o preconceito ainda é muito presente. Dados da Secretaria Municipal de Saúde(SEMSA), aponta para 64 novos casos na cidade registrados em 2009, desses 31 paucibacilar (forma mais branda) e 33 multibacilar (forma mais avançada).

Para esclarecer a mais sobre a doença, a Dra. Francimary Leão, dermatologista, que atende hansenianos (pessoas com hanseníase) na URES, pelo programa que o Ministério da Saúde tem com a secretarias municipais e estaduais de saúde, explicou o que é a doença, como diagnosticar e qual o tratamento.

A dermatologista informa que quanto mais cedo o diagnóstico menor as chances de transmissão, a cura é mais rápida, as seqüelas são diminuídas. As seqüelas são resultantes dos casos mais avançados não diagnosticado precocemente. Elas podem apresentar-se como úlceras, deformidades, chegando até as neurológicas: atrofia dos nervos, o doente pode ficar com o "pé caído", mão em forma de "garra", na qual o paciente precisa de acompanhamento com fisioterapeuta.

publicidade

publicidade