sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Em Entrevista, prefeita Madalena faz balanço das conquistas nos primeiros dias de governo

Em entrevista exclusiva à Tribuna do Povo, a prefeita municipal de Novo Progresso, mostrou toda sua preocupação em cumprir desde o início do mandado os compromissos que assumiu em campanha, fez um pequeno balanço dos melhoramentos já conseguidos na saúde, na educação e diversos outros setores da administração nestes primeiros dias a frente da prefeitura e falou das novidades conquistadas nas duas primeiras viagens a Belém e Brasília. Confira!
Tribuna do Povo – Prefeita Madalena, Qual balanço a senhora faz destas suas duas primeiras viagens em busca de recursos e solução de alguns problemas deixados pela administração anterior?
MADALENA – Em janeiro fizemos uma viagem, em fevereiro outra viagem, onde buscamos recursos e convênios do governo estadual e federal para o município, pois percebemos que só os recursos repassados e impostos municipais não são suficientes para uma administração a contento. Nesta segunda viagem, atendemos um chamado do presidente Lula, que reuniu em Brasília, cerca de 4.000 prefeitos, numa grande solenidade, todos esperançosos em ouvir boas novas do governo federal para nossa região. Lá o presidente fez assinatura de algumas medidas que vão beneficiar diretamente o nosso município, como o parcelamento da dívida que temos como INSS em 240 parcela para pagarmos, com conseguiremos pagar e ainda vai sobrar dinheiro no orçamento para investir em outras áreas.
Posto da Previdência Social
A segunda medida provisória assinada foi sobre a construção de 700 novos postos do INSS em todo Brasil, no Pará serão 13 e um destes aqui no município de Novo Progresso, investimento em torno de R$ 700.000,00(setecento mil reais), com licitação para março e previsão de inauguração até outubro a dezembro/09. Nós da prefeitura já doamos dois terrenos com 1.452 m2 no Bairro Bela Vista onde será construído o nosso Posto do INSS, isso é um compromisso de campanha que estaremos realizando, para o bom atendimento dos nossos idosos, deficientes e das empresas do município.
Na ocasião também, assistimos o presidente assinar a medida provisória que vai viabilizar a regularização fundiária para a região amazônica. Isto representa uma ótima notícia para todos nós, que a tantos anos temos almejado a titulação de nossas propriedades, nos enche de esperança novamente que seja concretizado finalmente essa conquista.
Vicinais e Asfalto na cidade
Estivemos também reunidos com o Ministro dos assuntos Estratégicos Mangabeira Unger, que nos informou que o governo federal estará lançando um programa específico para os municípios, com recursos para recuperação das estradas vicinais. Na mesma reunião, estava também o diretor do DNIT, que trouxe uma ótima notícia para todos nós, que as licitações para pavimentação de 04 trechos da BR 163 já estão concluídas, incluindo o trecho dentro da cidade de Novo Progresso, com 05 quilômetros de asfalto, tanto na BR como nas avenidas Orival Prazeres como a Dr. Izaias Antunes. Pagot garantiu que as obras deverão começar em breve, tanto que garantiu que em março estará vindo a nossa cidade fazer o lançamento da obra.

Tribuna do Povo – Prefeita, o que tem sido feito para melhorar o atendimento a saúde pública em nossa cidade?
PREFEITA MADALENA – O primeiro passo para melhorar o atendimento a saúde, foi escolher bem a secretária e sua equipe, que logo nos primeiros dias já possibilitou uma grande melhora no atendimento. Estamos com uma equipe de 06 médicos de diversas especialidades. A direção do hospital está empenhando-se para manter a limpeza e a organização do hospital. Além disso já cumprimos outro compromisso da campanha e está disponível no hospital o aparelho de ultrassom, gratuito para a população; está em andamento a licitação de uma ambulância nova para locomoção dos doentes, tanto aqui na cidade como levar para outros municípios, caso seja preciso. Não sanamos todas as dificuldades ainda, mas estamos empenhados e comprometidos com a transformação para melhor no atendimento á saúde.
Agentes de Saúde
Esses profissionais importantes e na gestão anterior eles não estavam sendo pagos conforme manda a lei, a partir deste mês estaremos fazendo pagamento em dia e com o reajuste conforme fixado em lei federal.

Tribuna do Povo – E a obra do lago que está parada, vai ser retomada?
PREFEITA MADALENA – Com certeza, o lago sempre foi um cartão postal da cidade, é um ponto importante para lazer dos progressenses, ponto de encontro dos jovens, local para caminhadas. A obra foi paralisada na gestão anterior, estaremos retomando nos próximos dias e devemos concluir em cerca de três meses.

Tribuna do Povo – Como foi seu começo de mandato no atendimento ao setor da educação?
PREFEITA MADALENA – Educação é um compromisso total pra nós, primeiramente escolhemos com cuidado o secretário de Educação. Tivemos o cuidado de cuidar para o ano letivo iniciar logo no começo de fevereiro para concluir até dezembro os 200 dias letivos que manda a lei; o transporte escolar já está funcionando em todo o município inclusive nas localidades mais longiguas no interior; merenda escolas sendo servida adequadamente; todas as escolas com professorado completo.
Ressaltando também o ensino médio, que apesar de ser atendido pelo estado, a prefeitura se dispôs a oferecer professores da rede municipal para que os alunos do ensino médio não ficassem sem aulas como ocorreu em anos anteriores. Estamos trabalhando em parceria para abrir nos próximos dias um laboratório de informática com 13 computadores para atender os alunos do ensino médio. Enfim a nossa preocupação foi total, vamos trabalhar para todos os dias ir sanando as falhas e oferecer um bom estudo na rede pública de ensino.

Tribuna do Povo – O que a prefeita tem feito com relação ao Programa Luz Para Todos do governo federal, para viabilizar energia para as comunidades do interior?
PREFEITA MADALENA – Logo após a eleição, fomos a Belém e nos reunimos juntamente com o Deputado Megale, com o Diretor de Operações da Rede Celpa, Álvaro Bressam, onde levamos a ansiedade e as dificuldades do povo do interior sem energia elétrica. Sabíamos que já havia sido aprovado na etapa sete energia para os assentamentos e vicinais Curuá e União, sendo que as obras estarão começando nos próximos dias, mas nosso objetivo nessa audiência era incluir também as comunidades da BR 163, 1027, Vila Isol, Carro Velho, que estavam na etapa oito com previsão das obras da energia somente para 2010. Conseguimos juntamente com o Sr. Álvaro Bressam que essas comunidades fossem antecipadas também na etapa sete, tanto que o sr. Bressam esteve em Novo Progresso há alguns dias garantindo diretamente aos moradores daquelas comunidades que no mais tardar em 06 meses, eles também terão energia elétrica do programa Luz para Todos. Para nós isso foi uma boa conquista, afinal conseguimos antecipar em mais de um ano a energia para os moradores da Vila Isol e região.

Tribuna do Povo – Vamos então as considerações finais da Prefeita Madalena
PREFEITA MADALENA – Tenho a agradecer esse veículo de comunicação pela oportunidade para informar a nossa população sobre os trabalhos que estamos realizando frente a prefeitura. Tenham certeza que todas as vezes que viajamos, estamos em busca de melhorias para nosso município, mas fica aqui a nossa presença, seja na melhoria da educação, da saúde, na melhoria da coleta de lixo, da limpeza pública, deixo aqui um abraço amigo, desejando que todos sintam que tem uma prefeita comprometida 24 horas em realmente melhorar o nosso município.
Reporter: Édio Rosa
Jornal Tribuna do Povo

publicidade

publicidade