terça-feira, 20 de julho de 2010

Milhares de pessoas compareceram nos quatro dias de festa na X Exponp

A X Exponp e a IXX festa do peão, movimentou a cidade de Novo Progresso PA, nos quatro dias do evento, com a presença de milhares de pessoas, que prestigiaram o rodeio em touros profissional e amador, assistiram o show da dupla sertaneja Gilberto e Gilmar e concorreram ao bingo de três motos.

O evento também contou com parque de diversões e o shows que aconteceram nas quatro noites no bailão; dentre os shows teve apresentação do grupo sertanejo aviões do forro, Mc Sandrinha, banda forro nativo, Bill e Tarcisio e os djs Denon e Juninho.


O sucesso do evento só deu por conta do apoio da prefeitura municipal, com a garantia da prefeita Madalena que deu todo o suporte necessário aos organizadores.

A organização da festa contou com a participação das entidades que trabalharam empenhados, para que o evento fosse um sucesso; como a maçonaria e o Lions clube de Novo Progresso, essas entidades e principalmente os seus representantes, que Concerteza merece os parabéns pela suas atuações na sociedade progressense.

Um dos cidadãos Progressense, que merece o nosso apreço, pela sua presença em sempre buscar melhorias para o município, esta sempre presente ajudando a sociedade é o vice prefeito Ricardo Faccin, que acompanhamos e vimos que ele foi um dos grandes colaboradores da Festa do Peão em Novo Progresso.

O vice prefeito Ricardo faccin, também esta empenhado em ajudar o esporte em Novo Progresso, com ajuda dele na articulação com o comercio e a prefeitura será realizado o maior campeonato de futebol de campo no município, em 2010.


A festa peão contou, nesses quatro dias com a presença de turistas que veio a nossa região, para prestigiar o evento e segundo eles Novo Progresso esta de parabéns pela maravilhosa festa.


Para finalizar o nosso relato da festa do peão, que aconteceu nos ultimo quatro dias, queremos parabenizar, a organização do evento e a diretoria em geral.

.


POR CJ Morais

Paraenses criticam mato-grossenses por pesca predatória no sul do Pará

De Sinop - Alexandre Alves

A constante visita de mato-grossenses à região sul do Estado do Pará, mais precisamente nos rios Curuá e Jamanxim, no município de Novo Progresso, tem levantado críticas de lideranças políticas, empresariais e ambientais do Pará. As manifestações têm como alvo a forma predatória como acontecem as pescarias.

Conforme fontes de Olhar Direto em Novo Progresso, é constante a chegada de caminhonetes de luxo e ônibus com vários pescadores de Mato Grosso e até do Sul do país, lotados de tralhas de pesca, frízeres, barcos, grupos geradores e mantimentos para ficar até um mês na beira dos rios.

Todavia, a visita dos pescadores não é contestada. As críticas são para a quantidade de peixes, os tamanhos dos exemplares e, por vezes, ‘arruaça’ causada por alguns que consomem bebida alcoólica em demasia.

De acordo com uma fonte, esta semana, um ônibus modelo motorhome saiu de Novo Progresso com direção a Mato Grosso com aproximadamente uma tonelada de peixes. “Num período de 20 dias, cerca de 15 homens que estavam no ônibus pescaram de forma predatória cerca de mil quilos de peixes, a maioria filhotes”, relata a pessoa.

Sustenta, a mesma fonte, que tal motorhome estava com seis barcos com motores, redes de pesca, freezer e uma "tralha de pesca" completa, e passaram os dias pescando no Rio Curuá (reserva indigina) e no Rio Jamanxim. Questionados da quantidade de peixes pescados, os homens teriam dito que seriam para venda em restaurantes no trajeto de volta.

“Mas duvido que venderiam, pois, pela estrutura, com certeza não eram pescadores de subsistência. Pareciam ser fazendeiros, comerciantes e profissionais liberais. Pelo jeito, pescaram peixes demais, muito além da necessidade deles, contrariando os fundamentos de pesca esportiva e para lazer”, contesta o morador de Novo Progresso.

Tais formas de pesca, inclusive, têm motivado ações dos poderes Executivo e Legislativo do município. No primeiro semestre de 2010, por exemplo, a Câmara de Novo Progresso aprovou Lei enviada pela Prefeitura, sob iniciativa do Lions Club local, limitando a área de pesca no Rio Jamanxim. Contudo, por falta de estrutura, a pesca no local não está sendo fiscalizada.

publicidade

publicidade