segunda-feira, 19 de abril de 2010

Surto de malária castiga Assentamento Terra Nossa


A malária, a hepatite e a dengue estão derrubando famílias inteiras no Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Terra Nossa.

Há 85km de Novo Progresso o Projeto de Assentamento (PA) do INCRA, atraiu 240 famílias, há três anos o PA foi embargado pela justiça, com isso as famílias nunca receberam os benefícios previstos no projeto, a falta de escola, posto de saúde e estradas fez com que apenas 140 famílias conseguissem permanecer na terra.


Os agricultores que tentam superar as dificuldades do lugar estão desesperados nas últimas semanas, mais de 50 casos confirmados de malária com hepatite, além dessas nos últimos dias surgiu também o surto de dengue.

Nossa equipe visitou a comunidade e encontrou uma jovem senhora sendo trazida para a cidade num “pau de arara” com as três doenças diagnosticadas.

Na casa do senhor Antonio Marcos Lacerda, separado da esposa e cria um casal de crianças, estão com malária ele e o filho de 11 anos.

Dona Tereza Pras Nievski, também separada do marido, cuida sozinha de 7 filhos e uma neta, todos de menor idade, foi a mais prejudicada, as nove pessoas da família estão com malária, três estavam no sítio se recuperando e seis na cidade em tratamento médico.

Os moradores do assentamento dizem que a Vicinal II, é onde está o maior foco da moléstia.

Flagramos dona Tereza com dois filhos se mudando para um novo barraco na tentativa de fugir do foco doenças, sem condições físicas de trabalhar, a família Nievski vive com a ajuda dos vizinhos.

Os trabalhadores daquela comunidade cobram das autoridades competentes a recuperação e construção de estradas para escoar a produção e retirar os doentes e, a implantação de um posto de saúde com agentes de saúde o mais breve possível.


Fonte: WWW.culturafm.amaisouvida.com.br

Por Manolo Garcia

Mulher é presa sob a acusação de corrupção de menor e receptação de produto de roubo e passa três dias algemada ao um banco



Segunda-feira 12 de abril a senhora Luzinete Teixeira dos Santos, vulgo “Luzi ou Nete”, foi presa sob a acusação de vender roupas intimas femininas, furtadas pela sua filha menor, de 11 anos de idade.

A mulher foi indiciada por corrupção de menor e receptação de produtos de roubo, o Conselho Tutelar recolheu seus três filhos com idades entre 2 e 11 anos na Casa de Passagem de Menor.

A acusada passou 3 dias algemada a um banco de madeira, porque a delegacia não dispõe de cela feminina, Luzinete nega as acusações, lamenta por não ter dinheiro para pagar fiança para ser liberada e diz que não tinha nenhuma passagem pela polícia.

Fonte: WWW.culturafm.amaisouvida.com.br - Por Manolo Garcia

Polícia realiza operação “Tornado” e apreende 4 motos em Novo Progresso

Visando retirar de circulação as motocicletas que transitam irregularmente pela cidade o delegado de polícia, Dr. Lucivelto Ferreira, realizou, na quarta-feira 14 de abril, juntamente com a Polícia Militar e com o aval do Ministério Público, a operação “Tornado”.


Em conjunto as polícias visitaram as 15 oficinas de motocicletas da cidade para verificação de placas, números de série do chassi e do motor de 103 veículos, foram encontradas duas motos com restrições judiciais, duas furtadas e outras com o número do chassi ilegível, que foram levadas para a delegacia para uma checagem mais minuciosa.

Os veículos irregulares serão encaminhados uns para o fórum e outros para o DETRAN, para as devidas providencias, cada caso será punido conforme a infração.

O delegado avalia positivamente a operação e diz que os roubos e furtos de motos têm diminuído sensivelmente na cidade e, que a iniciativa de realizar a operação foi espontânea da polícia, faz parte do trabalho de rotina de combate à criminalidade.

Segundo o agente a iniciativa marca o início de uma nova fase em Novo Progresso. A Operação “Tornado” durou apenas 10 horas, mas, continuará combatendo esses tipos irregularidades e cobrará a legalidade na documentação de todas as oficinas do gênero, para facilitar o trabalho da polícia e para não dar margem aos desmanches clandestinos de motocicletas. E recomenda aos donos de veículos automotores que quando for o caso de dar cabo a um automóvel deve-se comunicar ao DETRAN, para dar baixa no documento junto ao órgão, isso é responsabilidade do proprietário do veículo. Complementa Dr. Ferreira.


Fonte: WWW.culturafm.amaisouvida.com.br

Por Manolo Garcia

Vereador Nego do Bento visita PDS Terra Nossa e acata reivindicações dos trabalhadores

Cansados de sofrer com o descaso com que o INCRA trata os pré-assentados do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Terra Nossa, os moradores mandaram uma carta para a Rádio Cultura FM, contando relatando os problemas e dificuldades que enfrentam, a carta foi apresentada no Jornal da Cultura, pelo repórter “Ratinho”, o drama das famílias sensibilizou o vereador Nego do Bento (BMPD), que imediatamente entrou em contato com a emissora e prometeu visitar a comunidade e tentar ajudá-los a encontra uma solução para os problemas existentes por lá.

Na última sexta-feira 16 de abril botou o pé na estrada e foi até o pré-assentamento, nossa reportagem acompanhou os trabalhos do parlamentar e ouviu os moradores do PDS. Eles fizeram as mais diversas reclamações, sobre a falta de estradas, de professores e de assistência à saúde entre outros.

O vereador vai levar as reivindicações ao conhecimento dos demais vereadores na próxima seção ordinária na Câmara Municipal e para as outras autoridades competentes e, deixou agendada uma reunião com todos os moradores do PDS para o dia 25 deste mês, para ouvir todas as cobranças daqueles trabalhadores e, posteriormente formalizar cobranças junto ao órgão responsável, INCRA e outros.

O que mais chamou a atenção é a falta de conservação das estradas vicinais cerca de 35km, a falta de aulas que ainda não começaram e o surto de malária, hepatite e dengue que já vitimaram dezenas de pessoas nas últimas semanas.

Os agricultores cobram apoio e incentivos, faltam assistência técnica e financiamentos para dotar as propriedades de estruturas e custear suas atividades produtivas, além de habitação.




Fonte: WWW.culturafm.amaisouvida.com.br

Por Manolo Garcia

Menor é detido pela terceira vês por roubar motos em Novo Progresso

Menor é detido pela terceira vês por roubar motos em Novo Progresso
O menor A.S. O de 14 anos foi detido na ultima semana na companhia de mais dois menores, por roubar uma moto Biz 125 na ultima sexta feira, foram presos na delegacia e acompanhados pelo conselho tutelar, o fato que chamou atenção que o menor A.S. O já foi detido outras duas vezes, o mesmo já tinha furtado outras motocicletas no município.

Segundo informação do cabo R maduro da PM, eles foram acionados via 190 que havia um acidente no bairro bela vista próximo ao comercial mine preço, entre duas motocicletas, ao chegarem ao local encontram uma senhora caída no chão com vários ferimentos graves e a motocicleta abandonada; passado algumas horas o condutor da motocicleta procurou o hospital, pois estava com vários ferimentos, após verificar a documentação da moto foi verificada que a mesma teria sido roubada no mesmo dia em frente a uma igreja.
O menor foi preso e acusou mais dois menores como os outores do furto, inclusive informaram que quem praticou o crime foi o garoto de 14 anos A.S. O.
Poucas horas policia conseguiu prender os outros dois acusados chagando na delegacia os mesmos confessa o furto.

A policia civil fez o boletim de ocorrência e encaminhou pra justiça, segundo delegado o menor que de 14 anos que foi preso varias vezes por roubar motos aqui no município será encaminhado para a FUNCAMP em Santarém/PA.



Por CJ MORAES

publicidade

publicidade