quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Silêncio pra Ana Júlia, plec-plec pra Jader!

Suas Excelências a governadora Ana Júlia e o deputado Jader Barbalho estiveram frente a frente, cara a cara hoje de manhã, no Hangar.
Nunca mais eles haviam se encontrado em público.
Nunca mais.
Participavam, juntamente com outras excelências, da abertura do I Encontro Orçamento Municipal: Infância e Juventude Prioridade Absoluta.
Para consumo externo – e público -, ambos eram só sorrisos um para o outro.
O faz de conta levava os desavisados a imaginar que a governador e o deputado estivessem em outubro de 2006, logo após confirmada a vitória de Ana Júlia no segundo turno, com o apoio do PMDB de Jader.
Mas era apenas uma impressão.
Porque a plateia presente é que fez a diferença.
E que diferença!
O cerimonial anunciou, primeiro, a presença de Ana Júlia.
Ela entrou acompanhada de sua entourage, inclusive alguns secretários.
E a plateia?
Silêncio.
Silêncio total.
Nem vaias, nem aplausos, nem sussurros.
Silêncio, apenas.
Aí, o cerimonial anunciou Jader.
E a plateia?
Aplausos. Muitíssimos.
Ple-plec-plec em altos, bons e continuados sons.
Sons e tons.
A claque funcionou perfeitamente bem.
E nos discursos?
Jader abriu o verbo contra o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.
O mínimo que Sua Excelência disse foi que ele, o ministro, se acerca de assessores que nada entendem de Amazônia, mas que são escolados em Ipanema – um dos bairros mais nobre do Rio -, onde se exibem de colete e se põem às mesas, tomando chope, enquanto na vitrola rolam sons de Vinícius Morais.
E plateia?
Mais plec-plec-plec.
2010 é agora.
Agora e já!

Mulher é ESMAGADA por ônibus da Transbrasiliana


(Ao lado, na foto, esposo e neto da vítima)
A senhora Maria Assunção de 66 anos foi morta brutalmente na última Terça-Feira, pelo ônibus da empresa Transbrasiliana de placa kcc 0496 que faz linha entre os trecho de Marabá a Santarém.
O acidente aconteceu entre os municípios de Uruará a Placas, proxímo do km 230.
O esposo da vitima, o cidadão José Lopes afirmou que tudo aconteceu depois de que ele a esposa e mais o neto de 11 anos foram visitar parentes no municipio de Uruará.
Na volta o casal achou por bem que o menor viesse no ônibus da empresa Transbrasiliana, fato que ocorreu.
Foi então que o casal veio na frente do veicúlo em uma moto NXR 150, placa 5464, quando ao chegarem no km 230, ao descer uma ladeira, o casal se deparou com uma empresa que faz recuperação da rodovia, e que momento antes o carro pipa tinha jogado água no referido trecho, foi então que José Lopes não conseguiu enquilibrar a motocicleta e nesse dado momento o ônibus aparece em alta velocidade passando por cima da vitima e arastando por vários metros chegando ao ponto de Maria Assunção ter suas viceras expostas.
A vitima Maria de Assunção morava na vicinal do lote 10, lado norte onde seu corpo foi velado e enterrado. Ela tinha 11 filhos
O motorista atropelador não prestou socorro e se envadiu do local.
Fotos estarrecedoras da vítima em: www.blogdoxarope.blogspot.com, mas cuidado, as cenas são fortíssimas

Alegria de pobre dura pouco.

Após o anúncio feito por esse Blog o qual informava que os Agentes do DETRAN iriam partir no dia 27, muitos ficaram felizes, porém, como disse, "alegria de pobre dura pouco", eles retornarão no próximo dia 05 de Dezembro, sem data pré-fixada para deixar nosso municipio.

FONTE: www.jornaloatual.blogspot.com

Vereadora Sara junto a Coordenação Estadual do Programa “Luz para Todos”.


(foto ao lado)
Júnior - técnico, Dr. Levi Chavalia – coordenador geral e Dr. Luiz Galiza – engenheiro.

A Vereadora Sara participou de uma audiência junto à Eletronorte com a Coordenação do Comitê Gestor de Energia do Estado em Belém no último dia 19 de novembro representados pelo Dr. Levi Chavalia o coordenador geral, Dr. Luiz Galiza engenheiro e Jorge Silva Júnior, técnico e o responsável em receber nossos pedidos para o Município de Novo Progresso.
É interessante ressaltar que o Comitê Gestor de Energia do Estado é composto também por membros representantes do SEBRAE, FETAGRI, CUT, ARCOM, FAMEP, FAEPA.
Os parceiros do Programa são: Governo Federal (Eletronorte) 80%, Governo do Estado 05% e CELPA 15%.
O Engenheiro fez uma explanação sobre as metas da CELPA e Ministério das Minas e Energia considerando que da etapa 7 (aprovada em 2006) faltam ainda 8.000 pontos de energia para serem concluídas; da etapa 8 (aprovada em 2007) faltam 40.000 pontos e da etapa 9 (aprovada em 2008) faltam 50.000 pontos aproximadamente. E para 2009 a meta foi de 70.000 pontos e faltam 30.000, ou seja, para 2010 se tem mais de 100.000 pontos de energia para serem contemplados.
Em 2009 o CGE não aprovou nenhuma etapa e a informação é de que em 2010 ao ser aprovada a etapa 10, serão somente as prioridades, por exemplo, assentamentos, quilombolas e área indígenas e os complementos, isto é, continuação de até 10% da onde já tem a rede de energia.
Nesse sentido, a Vereadora Sarava pretende viabilizar uma nova solicitação através da Aldeia Baú em concordância com os seus líderes para contemplar a Vicinal Paraná.
E como complemento, solicitamos a extensão do Assentamento Nova Fronteira e Linha Sete complemento da Vicinal celeste.
Sobre alguns questionamentos de moradores da região por onde passou a energia e não foram contemplados, segundo o Dr. Levi essas denúncias devem ser formalizadas junto ao CGE. Segundo os trabalhos da Vereadora:

Pleitos enviados em 2008 e novamente em 2009
Vicinal Paraná
Vicinal Catarinense
APROGIM
Assentamento Santos Dumont
Vicinal dos Goianos
Vicinal Nova Olímpia

Pleitos enviados em 2009 (Vicinais entre Alvorada da Amazônia e Carro Velho)
Assentamento Terra Nossa
Vicinal Gaúcha - Linha dos Goianos
Vicinal Patuá
Vicinal Mutuaká
Vicinal Pavão
Vicinal Nossa Senhora
Vicinal Isaías Pinheiro Antunes
O QUE TEM APROVADO PELO CGE PARA NOVO PROGRESSO
Etapa 7 – aprovada em maio de 2006:
Assentamento Nova Fronteira, Vicinais União e Curuá. – Executadas em 2009.
Pedidos enviados em 2005
Etapa 8 – aprovado em 2007:
Alvorada da Amazônia a Carro Velho (passando por Vila Isol) e Vilas São Francisco e São Roque, Vicinais Celeste, Progresso, do Pimental e da Castanha e Assentamento Santa Júlia. Pedidos enviados em 2006 - Previsão de execução: 2010

Etapa 9 – aprovado em 2008:
Alguns Ramais – complementos.
Previsão de execução: 2010

A Vereadora Sara ainda foi informada pelo Dr. Levi que a Eletrobrás está desenvolvendo um novo conceito de usina hidrelétrica com baixo impacto ambiental. É uma proposta inédita, chamada “usina plataforma” onde o Rio Tapajós irá gerar energia sobre as águas e o Rio Jamanxim também é um grande potencial para ser instaladas 03 usinas hidrelétricas em suas cachoeiras: do Caí, Jamanxim e dos Patos.
Com o conceito de “usina plataforma”, os impactos logísticos causados por uma obra deste tamanho não existirão. O projeto prevê a abertura do canteiro de obras em meio à mata e a concentração dos trabalhos apenas naquele local específico. Os acessos de equipamentos, material de construção e funcionários será feito por meio de balsas ou helicópteros, da mesma forma como ocorre nas plataformas petrolíferas segundo a coordenação do projeto da UFRJ.
Mais informações sobre o assunto acesse o site da Eletronorte com as notícias do dia 19/11/09.
Júnior - técnico, Dr. Levi Chavalia – coordenador geral e Dr. Luiz Galiza – engenheiro.
A Vereadora Sara participou de uma audiência junto à Eletronorte com a Coordenação do Comitê Gestor de Energia do Estado em Belém no último dia 19 de novembro representados pelo Dr. Levi Chavalia o coordenador geral, Dr. Luiz Galiza engenheiro e Jorge Silva Júnior, técnico e o responsável em receber nossos pedidos para o Município de Novo Progresso.
É interessante ressaltar que o Comitê Gestor de Energia do Estado é composto também por membros representantes do SEBRAE, FETAGRI, CUT, ARCOM, FAMEP, FAEPA.
Os parceiros do Programa são: Governo Federal (Eletronorte) 80%, Governo do Estado 05% e CELPA 15%.
O Engenheiro fez uma explanação sobre as metas da CELPA e Ministério das Minas e Energia considerando que da etapa 7 (aprovada em 2006) faltam ainda 8.000 pontos de energia para serem concluídas; da etapa 8 (aprovada em 2007) faltam 40.000 pontos e da etapa 9 (aprovada em 2008) faltam 50.000 pontos aproximadamente. E para 2009 a meta foi de 70.000 pontos e faltam 30.000, ou seja, para 2010 se tem mais de 100.000 pontos de energia para serem contemplados.
Em 2009 o CGE não aprovou nenhuma etapa e a informação é de que em 2010 ao ser aprovada a etapa 10, serão somente as prioridades, por exemplo, assentamentos, quilombolas e área indígenas e os complementos, isto é, continuação de até 10% da onde já tem a rede de energia.
Nesse sentido, a Vereadora Sarava pretende viabilizar uma nova solicitação através da Aldeia Baú em concordância com os seus líderes para contemplar a Vicinal Paraná.
E como complemento, solicitamos a extensão do Assentamento Nova Fronteira e Linha Sete complemento da Vicinal celeste.
Sobre alguns questionamentos de moradores da região por onde passou a energia e não foram contemplados, segundo o Dr. Levi essas denúncias devem ser formalizadas junto ao CGE. Segundo os trabalhos da Vereadora:

Pleitos enviados em 2008 e novamente em 2009
Vicinal Paraná
Vicinal Catarinense
APROGIM
Assentamento Santos Dumont
Vicinal dos Goianos
Vicinal Nova Olímpia

Pleitos enviados em 2009 (Vicinais entre Alvorada da Amazônia e Carro Velho)
Assentamento Terra Nossa
Vicinal Gaúcha - Linha dos Goianos
Vicinal Patuá
Vicinal Mutuaká
Vicinal Pavão
Vicinal Nossa Senhora
Vicinal Isaías Pinheiro Antunes
O QUE TEM APROVADO PELO CGE PARA NOVO PROGRESSO
Etapa 7 – aprovada em maio de 2006:
Assentamento Nova Fronteira, Vicinais União e Curuá. – Executadas em 2009.
Pedidos enviados em 2005
Etapa 8 – aprovado em 2007:
Alvorada da Amazônia a Carro Velho (passando por Vila Isol) e Vilas São Francisco e São Roque, Vicinais Celeste, Progresso, do Pimental e da Castanha e Assentamento Santa Júlia. Pedidos enviados em 2006 - Previsão de execução: 2010

Etapa 9 – aprovado em 2008:
Alguns Ramais – complementos.
Previsão de execução: 2010

A Vereadora Sara ainda foi informada pelo Dr. Levi que a Eletrobrás está desenvolvendo um novo conceito de usina hidrelétrica com baixo impacto ambiental. É uma proposta inédita, chamada “usina plataforma” onde o Rio Tapajós irá gerar energia sobre as águas e o Rio Jamanxim também é um grande potencial para ser instaladas 03 usinas hidrelétricas em suas cachoeiras: do Caí, Jamanxim e dos Patos.
Com o conceito de “usina plataforma”, os impactos logísticos causados por uma obra deste tamanho não existirão. O projeto prevê a abertura do canteiro de obras em meio à mata e a concentração dos trabalhos apenas naquele local específico. Os acessos de equipamentos, material de construção e funcionários será feito por meio de balsas ou helicópteros, da mesma forma como ocorre nas plataformas petrolíferas segundo a coordenação do projeto da UFRJ.
Mais informações sobre o assunto acesse o site da Eletronorte com as notícias do dia 19/11/09.

Celpa atrapalha a pavimentação da BR 163


Por Manolo Garcia


A JM Engenharia e Terraplenagem, responsável pela pavimentação da Rodovia BR 163, trecho urbano de Novo Progresso, vem sofrendo com a inoperância da Rede CelpaOs postes da rede de energia elétrica estão plantados em locais inadequados, no leito da BR e nos leitos das Avenidas Dr. Isaias Antunes Pinheiro e Orival Prazeres e a Celpa ainda não se manifestou no sentido de resolver o problema, com isso pode atrasar a conclusão da obra.


Jornal Tribuna do Povo

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