sábado, 14 de novembro de 2009

VILA ISOL COMEMORA LIGAÇÃO DA ENERGIA ELÉTRICA


Por: Édio Rosa

Na noite de sexta-feira, 13/11, lideranças da comunidade Vila Isol, no Km 1000 da BR 163 realizaram um jantar para comemorar a ligação de energia elétrica do Programa Luz Para Todos na comunidade.

Antes da refeição, regada a muito churrasco, comidas e
bebidas, centenas de moradores da vila, receberam diversos convidados para o evento, entre estes várias autoridades políticas locais. Estiveram por lá, a prefeita municipal Madalena Hoffman, o presidente da Câmara, vereador Hamilton Alves(Bodinho), vereador líder do executivo na Câmara Paulo De Nadai, que fizeram parte da mesa de honra juntamente com o presidente da comunidade sr. Picolotto. Na platéia, em meio a população presente, secretários municipais e lideranças da cidade de Novo Progresso e de outras comunidades vizinhas a Vila Izol. Estavam também marcando presença, dois ex-prefeitos, Neri Prazeres e Juscelino Alves Rodrigues.

O presidente da comunidade sr. Picolotto, abriu os pronunciamentos do evento, exaltando a presença de todos, agradecendo em especial a prefeita Madalena, para a qual dirigiu a maioria de suas palavras, lembrando o empenho da mesma em agilizar a implantação da energia na Vila Izol, interferindo junto aos coordenadores do Programa Luz Para Todos e Rede Celpa. Logo em seguida apresentou à prefeita um lista com diversas reivindicações de melhorias para a comunidade, na área de educação e saúde.

O vereador Hamilton Alves disse que estava muito feliz por estar ali e poder parabenizar a Vila Izol pela conquista da energia, depois de muitos anos de luta. Garantiu que se fará presente na comunidade, coletando as reivindicações e intercedendo junto ao poder público buscando soluções.

A vereador De Nadai pronunciou-se brevemente, confraternizando-se com todos os presentes, falando da sua satisfação de poder participar do evento que marca uma nova fase para a comunidade da Vila Isol, com energia elétrica trará melhoria de qualidade de vida a todos e possibilidade de crescimento para o local, especialmente para os comerciantes instalados e com vontade de instalar-se ali.

A prefeita Madalena Hoffman, abriu sua fala, lembrando a todos da campanha política do ano passado, dos compromissos assumidos e que fará todo o possível para concretiza-los no decorrer do seu mandato. Agradeceu a todos pelos votos recebidos, pediu para todos esquecerem as diferenças política e conclamou a junção de forças pelo bem comum. Madalena esclareceu a todos a participação popular na conquista da energia, mobilizando-se para reivindicar. Disse que antes mesmo de assumir o mandato já estava empenhada junto ao Comitê gestor da Programa Luz Para Todos para agilizar a instalação da energia para Vila Isol, pois a previsão para a comunidade estava na etapa 8, que será implantada apenas a partir do ano que vem, “Conseguimos adiantar o processo com alteração da Vila Isol para a etapa 7, adiantando mais de um ano a energia” disse a prefeita.

Ao pessoal da Comunidade Carro Velho, ficou a garantia da prefeita de continuar trabalhando junto aos coordenadores da Programa de energia, para implantar a energia por lá, o mais rápido possível, pois sabe da importância do benefício para a população.

Após as discursos, procuramos o ex-prefeito e atual presidente do PMDB em Novo Progresso sr. Neri Prazeres que estava presente no evento, para saber sua opinião sobre a conquista da energia. Ele esclareceu que o Programa é do Governo Federal, Coordenado no estado por um comitê gestor, que analisa os projetos e define as etapas, nas quais as localidades são incluídas. Mas lembrou que alguns fatores e pessoas foram essenciais para que a Vila Isol pudesse comemorar a instalação da energia; a mobilização popular das lideranças, a persistência da Vereadora Sara junto ao Comitê Gestor e a Rede Celpa, a interferência política da prefeita Madalena Hoffman e as ações do sr. Wilson Schuber, em Belém, como diretor de 03 das sete entidades com direito a voto no Comitê Gestor, entre eles Sebrae e Federação da Agricultura do Estado, no qual pode ajudar muito no assunto votando a favor da inclusão da comunidade na Etapa 7 do Projeto Luz Para Todos.


Jornal Tribuna do Povo

CTG E SIGANP SÃO ENTIDADES DE UTILIDADE PUBLICA MUNICIPAL


Com aprovação unânime e autôria de todos os Vereadores, a Câmara Municipal aprovou na sessão de 30 de setembro/2009, dois Projetos de Leis que declara Entidades de Utilidade Publica no municipio.
Pouco divulgado o fato, o Projeto de Lei No. 392/09 dirige-se ao CTG - Centro de Tradições Gaucha Querência Amada, enquanto que o Projeto de Lei No. 391/09, declara o título ao SIGANP - Sindicato dos Garimpeiros de Novo Progresso - PA.
A declaração de Ultilidade Publica Municipal é uma das exigências para que as mesmas tenham acesso a programas, convênios, financiamentos e outros beneficios com os órgãos do Governo.
Na sessão estava presente o Sr. JOÃO BATISTA, conhecido como João do Santa Julia, atual presidente do SIGANP.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REALIZA ELEIÇÕES PARA DIRETORES ESCOLARES

O Vereador Adécio Piran apresentou no início de seu mandato a Câmara, Projeto de Lei que criava as eleições de Diretores Escolares da Rede Municipal. Mas através da Assessoria Juridica da Casa, que argumentou quanto a falta de competência do Legislativo em tomar iniciativa neste tipo de Lei, o Vereador retirou a matéria da pauta. Mas continuou cobrando as eleições através de requerimento.
Posteriomente, o Poder Executivo apresentou o Projeto que CRIA ELEIÇÕES PARA DIRETORES NAS ESCOLAS DA REDE MUNICPAL DE ENSINO. Na sessão de 30 de setembro/2009, a mesa diretora encaminhou o projeto para a Comissão de Constituição e Justiça para analise.
Atualmente, os Diretores Escolares são escolhidos pela Prefeita Municipal, com a nova lei do executivo, já aprovada a nova Lei, será a comunidade escolar quem vai escolher seus diretores. Pela primeira vez na história do município, teremos no dia 30 de novembro/2009 a primeira eleição para diretores e coodenadores das escolas do município.

CÂMARA APROVA DOAÇÃO DE TERRENO PARA CENTRO EDUCACIONAL DO ESTADO


O Plenário aprovou, em regime de urgência urgentissima, na última sessão, o Projeto de Lei No. 394/09, que autoriza o municipio a doar um terrendo de 12.000 metros quadrados ao Governo do Estado do Pará. O Projeto é de autôria do Poder Executivo Municipal, e tem como objetivo a construção de uma ESCOLA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ – EETEPA em nossa cidade.
A Rede de escolas de educação tecnológica do Pará - EETEPA foi criada através da Portaria 042/2008 SAEN/SEDUC, com o objetivo de ofertar Educação Profissional dentro de uma concepção integradora ao Ensino Médio. Atualmente está constituída por 12 escolas localizadas em 9 municípios diferentes (todas serão reformadas, ampliadas e adaptadas para implementarem a nova orientação pedagógica), e até 2010 deverão ser construídas mais 17 escolas totalizando 29. Parte dos recursos já foi assegurado pelo programa Brasil Profissionalizado do MEC, que já aprovou um projeto encaminhado pela SEDUC com recursos previstos de 93 milhões de reais. A expansão da rede ainda prevê o incremento das matrículas com a diversificação de oferta de ensino, mas priorizando o ensino médio integrado ao técnico e a educação profissional integrado ao ensino médio na modalidade de educação de jovens e adultos (PROEJA), além de ofertar outras possibilidades de arranjos educacionais capazes de enfrentar as realidades regionais do estado e suas demandas de desenvolvimento econômico e social. Justifica tal oferta e a necessidade urgente de expansão a demanda que as escolas têm recebido. Só para o processo seletivo/2008 da Escola Técnica Estadual Magalhães Barata (ETEMB) que ofertou 1.140 vagas na forma subseqüente inscreveram-se 8634 candidatos. Para os cursos que seriam oferecidos pela então ETP – Belém, situada em Icoaraci, foram ofertadas 330 vagas e inscreveram-se 4810 alunos.
O Vereador MAURO CESAR (RATO) - PT apresentou uma emenda ao Projeto. A emenda foi aprovada por unanimidade pelos vereadores. Nela, RATO insere que o prazo para o inicio da construção do Centro seja no máximo de 180 (Cento e Oitenta) dias, do contrário, o terreno deverá ser devolvido ao municipio. O imóvel a ser doado é um terreno de 12 mil metros quadrados, localizado na Rua Edelberto Oderdenge, divisa do Bairro Bela Vista com o Bairro Juscelândia.

Prefeita Madalena em Brasilia


A Prefeita Madalena Hoffman-PSDB esteve esta semana em Brasília, participando de cerimônia com o presidente Lula, o Ministro do Meio ambiente Carlos Minc e dezenas de outras autoridades federais. 43 prefeitos do Pará estavam presentes.

Junto com a prefeita, estavam 03 cidadões Progressensses escolhidos através do programa Terra legal para receber nas mãos do Presidente Lula-PT o titulo de propriedade rural.
Os proprietario beneficiados pelo programa Terra Legal que se encontram em Brasília são:
Ivalmir Fuchs
Luiz Cassol
Neuza Wolf

publicidade

publicidade