quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Paulinho Monteiro se recupera de acidente e está de volta

Paulinho Monteiro é promotor de eventos, já trabalhou na equipe da Rádio Cultura e, quando retornava de Guarantã do Norte – MT no último dia 11 de julho sofreu um grave acidente, uma queda de motocicleta Bis quando se aproximava da Vila Isol Km mil, foi socorrido por populares encaminhado até km mil posteriormente encaminhado a novo progresso e levado em coma e sob suspeita de traumatismo craniano, foi as pressas e medicado em Alta Floresta, foram 15 dias de tratamento. Foi um grande susto e grande sofrimento pra todos os amigos e parentes.Ao receber alta Paulinho voltou para Novo Progresso e para sua família na última quinta-feira dia 30 de julho e passa bem, vai tomar remédios por mais 60 dias e deve retornar ao médico para fazer revisão. Paulinho agradasse a todos os parentes e amigos que colaboraram dereta ou indiretamente, principalmente Dercí Piloto, Charles Prazeres, RJ, toda a equipe da Rádio Cultura, Juscelino, prefeita Madalena, Samuel do Hospital, Vanderlei Varela e a todos que fizeram orações em seu favor.Por Manolo Garcia/foto Digital Noticias

JUIZ FEDERAL REVOGA PRISÃO DO COORDENADOR DO IBAMA EM NOVO PROGRESSO


O Juiz de Direito da Comarca de Novo Progresso, Dr. José Admilson Gomes, decretou nesta terça-feira(04/07) a prisão e a instauração de inquérito policial contra o Coordenador do Posto de Operações do IBAMA na região, sr. Leslio Nelson Tavares.
Tavares teve a prisão decretada por desobediência a ordem judicial e prevaricação, incluindo-se a apuração do crime de peculato, em razão do desmanche de peças da caixa de câmbio que teriam desaparecido de um caminhão depois que foi apreendido pelos agentes do IBAMA.
Segundo o mandado de prisão do juiz, agentes do IBAMA que eventualmente estiverem atuando em Novo Progresso e portarem arma de fogo sem o devido registro, também deverão ser presos em flagrantes, devendo a arma deles ser apreendida e instaurado o competente inquérito policial por porte ilegal de arma, requisitando-se ainda a instauração de processo administrativo disciplinar em relação aos eventuais infratores.
O magistrado manda ainda que os oficiais de justiça retirem os lacres dos bens apreendidos pelos Agentes do IBAMA durante operações que resultaram em pedido de mandatos de segurança, mediante minucioso laudo descritivo do estado em que essas coisas se encontram.
O delegado de Polícia Civil, Dr. Antonio Carlos, falou à nossa reportagem na saída do prédio do Fórum Local e confirmou a decretação da prisão. No entanto, Tavares teria se recusado a acompanhar os policiais para a delegacia, alegando que uma do presidente do Tribunal Regional Federal da 1° Região (TRF-1) em Brasilia, Jirair Megueriam, determinou a retomada da ação do Ibama já havia invalidado a ordem do juiz da comarca. O coordenador geral de fiscalização do Ibama, Bruno Barbosa, disse que o órgão está acionando a Advocacia-Geral da União (AGU) para tomar medidas urgentes em relação à prisão do coordenador. “Parece que o juiz está descumprindo a decisão do TRF. Se isso aconteceu, o juiz pode até ser preso pela Polícia Federal”, disse.
No Fórum, nem o Juiz Dr. Admilson, nem o promotor de Justiça, Dr. Charles, tem conhecimento dessa nova decisão superior. A polícia civil foi requisitada a voltar até a Base Operativa do IBAMA e cumprir o mandato, mas novamente o coordenador recusou-se a entregar-se a polícia local, sendo guarnecido pelos policiais e agentes que dão segurança as operações do IBAMA no município.
No dia seguinte, dia 05/07, o assessor do Ibama na Operação Boi Pirata II, , disse que já tinha sido confirmada a revogação do mandato de prisão do coordenador Leslio Tavares. Ele negou a acusação com relação ao crime de peculato, quanto ao sumiço de peças da caixa de câmbio de um caminhão apreendido e afirmou que todos os funcionários e agentes do Ibama trabalham com devido treinamento, porte de arma e registro.

Vereador Ubiraci diz que petistas foram desprezados na reunião em Castelo de Sonhos

A 18ª seção ordinária da Câmara de Vereadores e a primeira após o recesso de julho, que aconteceu hoje, 04, foi bastante movimentada. Entre os vários assuntos abordados e projetos apresentados, vale ressaltar o desabafo do vereador do PT, Ubiraci Soares, o Macarrão, pela discriminação aos representantes do Partido dos Trabalhadores na reunião pública ocorrida em Castelo dos Sonhos no último dia 02.“Eu me sinto magoado, por mim, pelo meu companheiro vereador Bueno e pelos deputados do PT, pois fomos tratados com desprezo e de forma ofensiva naquela reunião em Castelo dos Sonhos. Nós nos deslocamos mais de 150 Km com interesse de dar apoio e ajudar na questão da FLONA Jamanxim, porque isso é um interesse coletivo. Nós não fomos lá pra fazer política”

Com Informações - novoprogresso.blogspot.com

IBAMA espera que produtores retirem todo gado da Flona do Jamanxim


A Operação Boi Pirata 2 foi deflagrada em uma fazenda localizada dentro da Flona Jamanxim, com 2.548 cabeças de gado criadas ilegalmente na unidade de conservação. O Ibama aplicou dez autos de infração, num total de R$ 15 milhões em multas. Novo Progresso é o município campeão de desmatamento no país e está localizado na região da BR-163, que liga Cuiabá (MT) a Santarém (PA), uma das grandes fronteiras de avanço da devastação da Amazônia. A expectativa do Ibama é retirar os animais até a próxima quinta-feira (6). Além das cerca de 2,5 mil cabeças retiradas na ação, o Ibama espera que outros produtores da região desloquem os animais para fora da unidade de conservação. Na Operação Boi Pirata 1, em 2008 na Terra do Meio (PA), os agentes apreenderam 3,5 mil cabeças de gado e outras 100 mil foram retiradas pelos próprios fazendeiros, que ocupavam a área irregularmente. O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, acredita que não haverá problema para vender os bois apreendidos em Novo Progresso, como ocorreu com os “bois piratas” da Terra do Meio, que só foram leiloados após cinco tentativas. “Daquela vez houve um boicote. Mas, independentemente da venda, o objetivo de tirar os bois de áreas de conservação já está sendo cumprido”, disse Minc.

41 caminhões de gado já sairam da Flona do Jamanxim durante Operação do Ibama

O trabalho do Ibama já está surtindo efeito, somente na manhã de sábado (1º) foram contabilizados 41 caminhões boiadeiros retirando gado de áreas proibidas para criação. Conforme Leslie Tavares, coordenador operacional da Operação Boi Pirata II, isso demonstra que o trabalho está sendo bem feito, pois os fazendeiros perceberam que o Ibama está determinado a cumprir o seu papel.

publicidade

publicidade