sábado, 1 de maio de 2010

Índios Caiapós padecem com a falta de estradas


A etnia caiapó da Aldeia Baú, localizada no município de Altamira, próximo da divisa com Novo Progresso, está revoltada pelo abandono em que se encontram as estradas que dão acesso à aldeia e seu povo.

A comunidade indígena espera ansiosamente por longos anos, os benefícios prometidos pelo Governo Federal que nunca chegam. Por vezes os indígenas se mobilizaram para bloquear o transito na Rodovia BR 163, (Cuiabá Santarém), entre Novo Progresso e Castelo de Sonhos, para protestar contra a morosidade do Governo Federal.

No mês de janeiro quando o Diretor do Departamento Nacional de Infra-Estrutura e de Transportes (DNIT), Antonio Pagot, esteve na cidade de Novo Progresso vistoriando as obras da BR 163, se reuniu com os nativos na sede do Instituto Kabu e prometeu solucionar brevemente o problema da estrada. Na ocasião os Caiapós estavam anunciando a barricada, pois, passavam por um forte surto de malária, que infectou dezenas de pessoas, deixando todos apreensivos e revoltosos. A situação era mais grave, mas, ainda existem muitos casos de malária e tuberculose, entre outras doenças que assolam as aldeias dos caiapós.

Um dos piores problemas está na falta de estradas, o trecho de mais de 100 km que separa a Aldeia Baú da cidade de Novo Progresso é um verdadeiro descaso com o povo caiapó e com os demais proprietários que vivem ao longo da estrada vicinal Paraná.

Nossa equipe de reportagem foi até a aldeia Baú, que fica a margem direita do Rio Curuá, poucos metros abaixo da barra do Rio Baú, para conferir, constatamos que a situação é desoladora. O único meio de transporte que eles possuem é uma caminhoneta, estava a semanas, quebrada à beira da estrada, devido às péssimas condições de trafego em que se encontra a única via de acesso.

O isolamento deixa os nativos desesperados, é grande a preocupação de caciques, pajés, lideres e da enfermeira que chega fazer até quinze atendimentos emergências todos os dias, em uma só aldeia, onde vivem 210 Caiapós. Outra dificuldade é a falta de energia elétrica na comunidade, o que dificulta e limita os trabalhos de atendimentos à saúde dos pacientes que chegam a toda hora do dia e da noite, sem equipamentos adequados a enfermeira, lamenta, mas, muitos ficam sem atendimentos, e, o que é pior, sem transporte.

Segundo a enfermeira que trabalha no posto de saúde dentro da Aldeia, é desesperador quando ela constata a necessidade de encaminhar algum indígena doente para tratamento emergencial na cidade de Novo Progresso, que é a mais próxima do local, pois a situação da estrada é absolutamente precária. Em alguns pontos, atoleiros intermináveis, em outros locais a estrada praticamente fechou, transformando-se numa pequena trilha no meio da floresta.

Durante nossa “expedição” até a Aldeia Baú, por diversas vezes fomos barrados por imensas árvores caídas no meio da estrada, impedindo a passagem. Na volta o tempo chuvoso quase impediu nosso retorno, pois a pequena trilha em alguns pontos estava alagado e com enormes valetas, especialmente próximo as pontes sobre os igarapés. Aliás muitas pontes também encontram-se em estado precário, exigindo coragem para passar. Trouxemos junto com a bagagem, as reivindicações de um povo indígena, tão defendido por centenas de Ong’s e pelo próprio governo, mas no caso dos caiapós dessa região, tanto o governo federal como as Ong´s limitam-se a fazer promessas vazias e deixar aquelas pessoas relegadas ao isolamento e abandono, descumprindo totalmente o papel de proporcionar-lhes a tão proclamada inclusão social.




Reportagem: Manolo Garcia e Édio Rosa

Equipes dos Programas Ambientais do DNIT visitaram a Rádio Cultura em Novo Progresso



Em visita à Novo Progresso na manhã de quarta-feira, 22 de abril de 2010, as equipes dos Programas Ambientais do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), mais especificamente, as equipes dos Programas de Comunicação Social e Educação Ambiental.


A coordenadora de Campo dos Programas, Gianni Queiroz, nos fala da importância da execução dos Programas, que estarão envolvendo toda a sociedade em função da obra de pavimentação da Rodovia BR 163 em Novo Progresso.


A bióloga e pedagoga deu entrevista ao repórter “Ratinho”, no Jornal da Cultura, ao meio dia e fez uma breve exp0lanação do seu papel e da importância para ambos os lados, para as empresas executoras da obra e para a sociedade.


Gianni disse que a sua equipe retorna a Guarantâ do Norte-MT, onde fica a base das equipes e constantemente voltará a Novo Progresso para botar em pratica os seus trabalhos.


A coordenadora elaborou de próprio punho o seu relatório de trabalho para apresentar aos seus superiores e relatou de forma abreviada algumas das reclamações mais comuns entre os moradores da cidade, entre elas o sistema de travessia da BR, retornos e rotatórias, que são as que mais intrigam as pessoas.


Fonte: www.culturafm.amaisouvida.com.br


Por Manolo Garcia

Jovem André Fernando é vítima fatal em acidente

Nosso município perde um grande jovem de grande talento, para a sociedade era Andre Fernando acadêmico da FASIPE; profissional competente na área de web designer e comunicação visual. Para mim, era mais que isso, perdi um grande amigo, simpático, fiel, e temente a Jeová Deus.
Acidente tira a vida de um dos mais notáveis jovens de Novo Progresso.
André Fernando, foi escolhido Destaque do ano por vários anos consecutivos como melhor web designer de novo progresso, perdeu a vida em um trágico acidente, conduzia sua moto chocou-se com um caminhão tipo caçamba da empresa JM que faz a obra de asfaltamento no trecho urbano da cidade, por volta das 17 horas de ontem 30/04, próximo a ponte na saída da cidade(próximo ao Posto Dado).
"Nunca imaginei que fosse tão difícil dar um notícia como esta, mas infelizmente é a verdade"

30 de abril de 2010 foi uma data muito triste para todos nós que convivemos e tivémos o previlégio da amizade do "Andrézinho", perdemos um amigo, um ser humano especial, resta-nos ficaremos e guardaremos conosco a imagem com sua alegria de viver e simpatia.

Édio Rosa

publicidade

publicidade