Segundo Mauro Ernesto Campos Lima, Superintendente do DNIT no Pará e Amapá, a reunião é rotineira de serviço, procedimento adotado pelo órgão uma vez que chega o momento de expedir as LO-Licença de Operação para as empreiteiras mobilizarem-se para darem início as obras nos trechos da BR 163 já contratados. A reunião visa orientar as empresas a executarem as obras dentro das normas ambientais vigentes e condições impostas pelos órgãos ambientais do governo, para evitar problemas futuros com o IBAMA ou outros órgãos fiscalizadores. O objetivo é ajustar e definir os procedimentos que as empresas tem que cumprir.
A respeito dos trechos a serem pavimentados, hoje temos 06 contratos já assinados, dos quais 05 já começaram efetivamente com a mobilização das empresas, que já estão instalando canteiros e providenciando maquinários necessários para a obra. O sexto lote deve receber a ordem deve receber ainda essa semana a LO-licença de operação.
No trecho do entorno de Moraes até o entrocamento com a BR 230, a documentação está em fase final para liberação e contratação. O único trecho que está um pouco mais atrasada essa fase de liberação, são os 100 km da divisa de MT entrando no Pará. Mas segundo o Superintendente, o objetivo do DNIT é estar com BR 163 toda em obra de pavimentação até o ano que vem. “É nisso que o governo está empenhado” disse ele.
Mauro Ernesto disse à nossa reportagem que o DNIT pede paciência a população envolvida em cada um desses trechos que entrarão em obras, com os transtornos causados, visto que após isso os benefícios para todos é muito grande.
Tribuna do Povo – Édio Rosa
Com informações Manolo Garcia