quinta-feira, 3 de setembro de 2009

EMPREITEIRAS QUE PAVIMENTARÃO A BR 163, RECEBEM ORIENTAÇÕES E LICENÇA DO DNIT PARA COMEÇAREM A OBRA

Foi realizado no último dia 03/09, no plenário da Câmara de Vereadores, reunião de técnicos do DNIT com representantes das empreiteiras que ganharam as licitações para os trechos da BR 163 dentro do estado do Pará.
Segundo Mauro Ernesto Campos Lima, Superintendente do DNIT no Pará e Amapá, a reunião é rotineira de serviço, procedimento adotado pelo órgão uma vez que chega o momento de expedir as LO-Licença de Operação para as empreiteiras mobilizarem-se para darem início as obras nos trechos da BR 163 já contratados. A reunião visa orientar as empresas a executarem as obras dentro das normas ambientais vigentes e condições impostas pelos órgãos ambientais do governo, para evitar problemas futuros com o IBAMA ou outros órgãos fiscalizadores. O objetivo é ajustar e definir os procedimentos que as empresas tem que cumprir.
A respeito dos trechos a serem pavimentados, hoje temos 06 contratos já assinados, dos quais 05 já começaram efetivamente com a mobilização das empresas, que já estão instalando canteiros e providenciando maquinários necessários para a obra. O sexto lote deve receber a ordem deve receber ainda essa semana a LO-licença de operação.
Estão mobilizando-se para as obras, as empreiteiras contratadas para os trechos desde o entorno de Castelo de Sonhos até o entorno da Novo Progresso, passando pela cidade sentido Moraes Almeida.
No trecho do entorno de Moraes até o entrocamento com a BR 230, a documentação está em fase final para liberação e contratação. O único trecho que está um pouco mais atrasada essa fase de liberação, são os 100 km da divisa de MT entrando no Pará. Mas segundo o Superintendente, o objetivo do DNIT é estar com BR 163 toda em obra de pavimentação até o ano que vem. “É nisso que o governo está empenhado” disse ele.
Mauro Ernesto disse à nossa reportagem que o DNIT pede paciência a população envolvida em cada um desses trechos que entrarão em obras, com os transtornos causados, visto que após isso os benefícios para todos é muito grande.

Tribuna do Povo – Édio Rosa
Com informações Manolo Garcia

Entrega de Reservista

No dia dez de setembro serão entregues mais de 300 CDIs (Certificado de Dispensa de Incorporação) pela 162ª Junta de Serviço Militar, o Tenente do Exército Brasileiro e delegado do Serviço Militar de Santarém, Honório Lopes Rocha Filho, estará presente para comandar os trabalhos de juramento e compromisso à Bandeira Brasileira pelos alistados.

Na mesma cerimônia serão empossadas, a presidenta da Junta de Serviço Militar local, a prefeita Madalena Hoffiman e a secretária Janete de Sousa Vaz.

A secretária Janete de Sousa Vaz informou que o alistamento militar é obrigatório a todos os homens na facetaria entre 18 a 45 anos, pela obtenção do documento, aqui em Novo Progresso os jovens podem fazer os alistamentos de janeiro a dezembro, no ano em que completar 17 anos de idade e até 31 de dezembro no mano em que completar 45, a cima dessa idade não é mais obrigatório, observou que todos que se alistam em nossa cidade são dispensados do serviço militar

A secretária observou que houve um considerado aumento na procura pelo documento.
No ano de 2007 foram 261 alistados, 2008, 166 e de janeiro a agosto de 2009 já fez 234 alistamentos, ela acredita que isso ocorre devido a exigência do certificado por algumas empresas empregadoras. Janete pede aos cidadãos que fizeram ou que fazerem o alistamento voltar para receber o certificado, porque após dois anos a contar da data do alistamento o documento volta para Santarém e são insinerados.

Jornal Tribuna do Povo/Manolo Garcia

Prefeitura faz campanha: Pague seu IPTU e concorra a oito prêmios

A Prefeitura Municipal de Novo Progresso está dando desconto de 20% para quem pagar a vista até dia 10/09/09, o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) correspondente ao exercício de 2009.

No caso de IPTU correspondente ao ano de 2008 e anos anteriores, que forem pagos à vista têm 25% de descontos, ou podem ser parcelados em cinco vezes.

João Maria dos Santos Superintendente do Departamento de Tributos da Prefeitura, disse que os carnês são entregues nas residências, mas nos casos de residências vazias e terrenos baldios, os proprietários devem procurar na Prefeitura.

Em casos que o valor do atrasado a pagar seja superior a dois mil reais, podem ser parcelados em até dez vezes.

Os terrenos que ainda não estão cadastrados no Departamento de Tributos o proprietário deve fazer-lo, apresentando o contrato de compra e venda e documentos pessoais.

João Maria informa que a Prefeitura voltou a fazer títulos definitivos para os terrenos urbanos, os interessados devem apresentar contrato de compra e venda, memorial descritivo e documentos pessoais, o tamanho mínimo do terreno para titulação é de cento e vinte cinco metros quadrados e será cobrado uma taxa de R$100,00.

O Superintendente informou também, que do exercício de 2009 recebeu apenas 30% do total previsto e que os atrasados de 2008 para trás, somavam mais de um milhão de reais quando assumiu o departamento, mas, já conseguiu receber pelo menos 300 mil reais até a presente data.

Ressaltou a importância da arrecadação, que é revertida em benefício à população, principalmente na coleta de lixo e manutenção de vias públicas.

E que a cidade de Novo Progresso é composta de 900 quadras e tem hoje 9.500 contribuintes cadastrados e estima que deva ter mais de 1000 terrenos urbanos sem o cadastro junto ao Departamento de Tributos Municipal.

João observa que quem quitar seu IPTU até o mês de novembro vão concorrer os prêmios que serão sorteados pela prefeitura.

Confira:
02 motocicletas;
01 geladeira;
01 televisor;
01 ferro de passar;
01 liquidificador;
01 fogão;
01 batedeira.

Jornal Tribuna do Povo/Manolo Garcia

ESCOLA TANCREDO NEVES IMPLANTOU O PROJETO DE LEITURA NO DIA A DIA DA ESCOLA


A partir desse 2° semestre a Escola Tancredo Neves, colocou em pratica o projeto de leitura no Dia a Dia da escola.

O Projeto abrange as diversas áreas de conhecimento. Os temas são desenvolvidos pelos alunos e são orientados pelos professores da escola, têm a colaboração da Diretora a Srª. Wanderlana e as Coordenadoras, tendo como mentor do projeto à coordenadora e professora Maria do Socorro.

O principal objetivo é desenvolver a aprendizagem leitora construindo ações que permitam reconhecer a leitura como fonte de prazer de conhecimento do mundo. Também conscientizar os alunos de que “A leitura é o meio mais eficiente de enriquecimento e desenvolvimento da personalidade: é um passaporte para a vida e a sociedade”.

Por: Jalusa Enderle – ASCOM – Prefeitura Municipal

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REALIZA JOGOS ESTUDANTIS

A Secretaria Municipal de Educação sob a coordenação de esporte Educacional, com o apoio da prefeitura Municipal, estará realizando na semana da pátria o JOENP (Jogos Estudantis de Novo Progresso) nos dias 09,10 e 11 no Ginásio de Esporte das 7:00 horas às 18:00 horas todos os dias.

Ao promover pela primeira vez no município os Jogos Estudantis, a secretaria de educação aposta nas inúmeras possibilidades de aprendizagem que o esporte propicia em relação ao desenvolvimento da independência, autoconfiança, cooperação, respeito, solidariedade e responsabilidade. Além disso, possibilita integração de diretores entre alunos e da escola com a comunidade.
Foi realizada pelas escolas do município, a pré-seleção dos atletas e assim definidas as equipes que irão competir em cada categoria.
Categoria I – 11 a 13 anos
Categoria II – 14 a 16 anos
Categoria III- 17 anos a cima
As modalidades, tênis de mesa, dama, futsal, handebol, vôlei 4x4, salto em distancia, salto em altura, corrida 100m, corrida de 800m e corrida de 1.500m. No total irão competir nestes jogos de 700 jovens do município e região.
Também estarão presentes atletas do interior, Assentamento Sta. Julia, Comunidade Sta Julia, Com. São José, Vila Isol e Alvorada da Amazônia.
A Escola vencedora receberá como premiação um DataShow e medalhas para 1° e 2° colocados de cada prova, troféus para as escolas em cada modalidade.



Por: Jalusa Enderle – ASCOM -Prefeitura

PREFEITURA MUNICIPAL EM PARCERIA COM O ESTADO ENTREGA REFORMADAS 02 VIATURAS A POLICIA MILITAR


Assumindo no mês de agosto o novo comandante da policia militar de Novo Progresso o Tenente Pedro Paulo Oliveira Coelho, recebeu nesta semana, da mão da prefeita Madalena Hoffmann as 02 viaturas reformadas, só foi possível realizar esta reforma através da parceria entre a Prefeitura Municipal e o Estado, essas viaturas estavam sucatadas e sem condições de atender a população.

Foi realizada também a reforma nas instalações do prédio e a compra de 20 novos coletes a prova de balas.

Atualmente o comando da policia militar do município conta com um efetivo de 36 policiais.Será implantado no município o projeto de policiamento comunitário, de acordo com o Tenente Paulo, primeiramente estarão sendo realizados treinamentos com o efetivo, planejar reuniões e parcerias com as comunidades para encontrar a melhor forma de se trabalhar e melhorar o atendimento a população, mostrando que a segurança publica é dever do estado e responsabilidade de todos.

Agora a população estará mais bem servida, para os serviços de ronda e atendimento as ocorrências no município.

Por: Jalusa Enderle – ASCOM - prefeitura

Prefeita perde compostura e agride governadora Ana Julia

O que todo mundo temia aconteceu, a prefeita de Altamira Odileida Sampaio acabou chegando ao extremo em plena visita da governadora Ana Julia.

O fato deselegante aconteceu quando da visita da governadora ao município, na última quarta-feira.

A prefeita que era anfitriã da programação, não gostou do anuncio que a governadora teria feito sobre o programa CredPará, e no final quebrou o protocolo e desafiou a gestora do Pará, e desmentido, disse que não tinha sido ela (Ana) que tinha criado o programa, pois em Altamira esse programa já existia. O fato pegou de surpresa os prefeitos, deputados e populares que ali estavam presentes. Para tumultuar ainda mais, um grupo da prefeita que estava presente aproveitou e fez coro de insinuações contra Ana Julia, inclusive tachando-a de mentirosa.
A governadora e a prefeita não se dão bem politicamente já que populares presentes afirmaram que a governadora tem massacrado a prefeita Odileida e o município de Altamira. Ela faz parte do grupo do ex-governador Simão Jatene (PSDB), arquiinimigo do PT no Estado do Pará.
No início da programação muita gente estranhou a presença da prefeita Odileida fazendo parte da mesma mesa onde encontravam vários inimigos seus, entre eles, o deputado Airton Faleiro e a governadora Ana Julia.
O problema todo gera em torno da popularidade q e envolve as duas políticas antagônicas. O certo é que quem sai perdendo é a população de Altamira. A governadora, nem a prefeita têm razão, as duas desrespeitaram os presente no encontro político.
Por: Blog do Xarope

publicidade

publicidade