sábado, 15 de agosto de 2009

IBAMA CHEIO DE MISTÉRIOS E BASE ÁS MOSCAS !


Coisas estranhas estão acontecendo com a operação BOI PIRATA II em Novo Progresso, recentemente o blog do Adecio publicou matéria que os agentes estariam qualificando as áreas para embargar e apreender os bovinos, fato denunciado pelo morador G.B. que teve todo gado apreendido e área embargada sem ter derrubadas recentes.


O mesmo BLOG publicou que circulam boatos na Cidade de que houve um suposto desentendimento entre os Agentes Federais na Fazenda BARROSO e troca de tiros, e que alguém teria saído alguém ferido. "Mas como boatos não são fatos", diz o Blogueiro, tentamos encontrar o Assessor de Imprensa do IBAMA de Novo Progresso Senhor Badoró Ferrari e tivemos uma supresa, não encontramos, nem ele, nem ninguém na Base do IBAMA, nem helicóptero, nem camionetes, nem agentes federais e ausência da Policia Militar.


Estranhamos o fato e procuramos informações e não tinha que as desse, o pior é que a aeronave continua sobrevoando os ares Progressensse e as camionetes com os agentes também permanecem na cidade(região). (Intrigados com essa situação) Resolvemos então, passar um e-mail para o IBAMA em Brasília e estamos a espera de respostas.


Anteriormente o próprio Ministro havia noticiado a imprensa Nacional de que haveria algumas dificuldades para trabalhar em Novo Progresso e que descobriu uma tentativa de incêndio da sede do IBAMA por algumas pessoas, que estariam descontentes coma a permanência deles aqui na cidade, só que o Ministro não denunciou nome e nem grupo, fato ridículo(e irresponsável do ministro) que repercutiu na Câmara Municipal onde o vereador Mauro César (PT) tachou o Ministro de “” MINC”TIROSO”, em alto e bom tom o vereador disse que o Ministro mente em suas entrevistas, visto que(ninguém cogitou usar de vandalismo e violência contra os agentes do IBAMA) "isto nunca aconteceu em Novo Progresso e que aqui o povo é ordeiro e trabalhador e está a espera de soluções, não de baderna", disse o Vereador.

Temos informações extra-oficiais de que os Agentes estariam todos acampados próximo a Fazenda BARROSO na FLONA DO JAMANXIN com aeronaves, equipe e comandando a operação por lá.


Fonte: Folha do Progresso

Flexa Ribeiro questiona ações de Minc no Senado

Durante sessão da comissão de Infraestrutura, senador paraense questionou ações do Ministério do Meio Ambiente que engessam atividades produtivas do ParáUm dia após fazer um pronunciamento com duras críticas ao Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) voltou aos ataques. Dessa vez, frente a frente com o ministro, durante sessão da Comissão de Infraestrutura do Senado Federal, na manhã desta quinta-feira (13).Convidado para debater a liberação de licenças ambientais na Comissão, Minc ouviu da mesa as críticas e questionamentos levantados por Flexa Ribeiro.

O senador paraense citou a recente ida do ministro à região da Floresta Nacional (Flona) do Jamanxim. "Foi mais uma ação midiática e pirotécnica”, disparou. De acordo com o parlamentar, o Ministério ignorou o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) feito entre as famílias que lá vivem e o Instituto Chico Mendes, que gerencia as reservas ambientais do país. “Vocês ignoraram os esforços de ambas as partes. Ignoraram aquelas famílias que vivem lá à convite do Governo Federal, quando era preciso ocupar a Amazônia. E agora as pessoas estão sendo expulsas, criando um clima tenso na região", informou Flexa Ribeiro.


A Flona do Jamanxim foi criada por decreto em 2006. Desde então, as cerca de 600 famílias que vivem na região desde a década de 1980, buscam um acordo para a redefinição dos limites. Assim, mantendo a floresta, mas utilizando as áreas já alteradas de forma mais eficiente. "Acho que o senhor está no emprego errado. Com essas ações midiáticas e pirotécnicas, vossa excelência deveria apresentar programa de variedades de sábado à tarde na televisão", ironizou o senador paraense.Minc se defendeu afirmando que essa é uma característica de sua forma de trabalhar, mesmo quando ocupou outros cargos.


"Tento sim dar divulgação às ações. Essa é uma característica minha. Não acho razoável que um ministro fique no gabinete. Gosto de participar das ações. Essa é a 11ª que participo na Amazônia", respondeu Minc.Segundo o ministro, os últimos três anos foram liderados pelo Pará no ranking do desmatamento no país. "E o Pará não é por acaso. É um dos maiores da região, tem mais criação de gado, mais madeireira, mais estradas abertas. Então fizemos a operação na área que nos foi informada pelo Inpe", afirmou Minc.


Flexa Ribeiro informou ainda que moradores da região entraram em contato com o gabinete afirmando que os agentes do Ibama não estão fazendo distinção entre os desmatadores recentes e aqueles que chegaram na região há decadas. "Não estão separando o joio do trigo", disse.


Minc, no entanto, desconversou e afirmou que apenas estão sendo autuados aqueles que desmataram recentemente. "Estamos autuando quem está desmatando agora. Não quem desmatou há mais tempo... Citando o TAC entre moradores e Governo Federal. Pelo TAC, os produtores não abririam novas frentes de desmatamento, enquanto os agentes do Governo não realizariam ações até que se definissem os novos limites da Flona do Jamanxim.

Prefeitura 30 placas vermelhas aos motos-taxistas




A prefeita municipal liberou para os, moto taxistas de novo progresso 30 placas vermelhas, regulamentando assim o serviço de moto-táxi em Novo Progresso.Era uma reivindicação antiga da categoria em Novo Progresso, pois esses profissionais vinham atuando na ára sem a total qualificação legal e no ultimo dia 22, a prefeita MADALENA, fez a entrega de 30 placas vermelhas aos motos-taxista das duas cooperativas, (VAPT VUPT E UNIÃO).

Segundo o presidente da associação VAPT VUPT, o senhor MARIO GULART, é muito importante à regularização para da mais segurança aos passageiros e também para esses profissionais. Existi uma emenda aprovada pela câmara de vereadores que nos próximos dias, haverá a entrega de mais 10 placas ,pois ao todo em Novo progresso tem, trabalhando 45 motos-taxista ,assim todos serão regulamentados .

MARIO GULART ainda agradece a prefeita madalena pelo apoio, que se não fosse ela, hoje eles estariam trabalhando na irregularidade e também ao presidente da câmara de vereadores que vem dando uma força para categoria.Hoje podemos dizer que a categoria, vem cada vês mais se regularizando e procurando melhorias, nos próximos dias estaremos adquirindo o uso do capacete pelos passageiros.




POR CJ MORAES/DIGITAL NOTICIAS

publicidade

publicidade