segunda-feira, 5 de julho de 2010

Prefeitura começa os preparativos para mudar os feirantes da “Feirinha” para o Mercado do Produtor Rural

Pelo que tudo indica começa uma nova fase em Novo Progresso. A feirinha será reformada, os feirantes vão receber treinamentos, os agricultores familiares serão beneficiados com transporte gratuito da produção e os artesões terão mais oportunidades para comercializarem seus produtos.

A mudança estava prevista para o dia 30 de junho, mas, foi adiada para o dia 12 de julho, para dar tempo de fazer ajustes nas instalações do novo prédio e preparar os feirantes. Os trabalhadores serão transferidos para o Mercado do Produtor Rural enquanto o prédio do Mercado do Popular “Feirinha” passa por reforma e adequação para retornarem após a restauração.

Como toda mudança trás transtornos, se faz necessário uma boa programação. Os trabalhadores estão de acordo em mudarem e entendem que o prédio da feirinha precisa de reforma. Apesar de toda a articulação do pessoal do primeiro escalão da administração pública municipal, através das Secretarias de Administração, os trabalhadores cobram uma audiência com a prefeita Madalena Hoffmann e a assinatura de um Termo de Compromisso, que garanta a volta deles para o Mercado Popular “Feirinha” após a reforma.

Os feirantes aproveitam o ensejo para cobrar aplicação de cursos de qualificação de mão-de-obra e a uniformização, para todos os que desenvolvem suas atividades de trabalho no local.

O secretário de administração, Fernando Segatto, o chefe do departamento de tributos, João Maria e a coordenadora do departamento de cultura, Ilda Araújo, trabalham em sintonia para providenciar tudo, para que as coisas aconteçam da melhor maneira possível. Os executivos estão em contato com o Sindicato dos Produtores Rurais de Novo Progresso (SIPRUMP) e com os profissionais da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) para elaborar um bom planejamento.

A Emater se prontificou em contribuir com oferecimento de cursos importantes como; Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, Associativismo, Cooperativismo, Economia Solidária, Empreendedorismo, Relações Humanas e Atendimento ao Público, entre outros que a empresa dispõe e também, às reivindicações dos feirantes.

O Siprump poderá colaborar com uma vasta relação de cursos que o Governo Federal oferece através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), que vêm de encontro com a iniciativa da prefeitura, que planeja incorporar os agricultores familiares na programação para fortalecer o comércio da produção agrícola no município, principalmente na área de hortifrutigranjeiro pela agricultura familiar e artesanato.

Na tarde de quinta-feira 01 de julho o João Maria e a Ilda Araújo acompanharam as mulheres que vendem comida na feira, até Mercado do Produtor Rural, para conhecerem o novo local de trabalho e para a escolha dos Boxes.

Fonte: www.diadiaprogresso.com Por Manolo Garcia

Itaituba: Acidente com 7 vítimas fatais

A queda de uma passarela em uma empresa de cimento matou sete operários e deixou pelo menos 25 feridos nesta segunda-feira (5), em Itaituba, no sudoeste paraense. A passarela, que era usada de passagem entre dois fornos, ficava a 30 metros de altura. O acidente aconteceu à 32 quilômetros do centro da cidade, por volta das 14h. Os corpos foram levados para o necrotério e os feridos para o Hospital Municipal de Itaituba. A previsão é que apareçam mais corpos já que o Corpo de Bombeiros ainda trabalha na remoção dos escombros.


Por: Dayan Serique

publicidade

publicidade