quinta-feira, 7 de outubro de 2010

A importância da criação do PROCON MUNICIPAL em Novo Progresso

O PROCON pode ser criado, implementado e gerenciado pela Administração Pública Municipal, mediante os esforços do poder executivo, do poder legislativo e com o apoio do comércio local.

A aliança entre prefeito, vereadores e comerciantes é necessária para administração e legitimidade do PROCON e também para evitar que o órgão de proteção ao consumidor se torne um ponto de discórdia política, comercial e social.

Por este motivo, é sempre recomendado que o trabalho do PROCON seja acompanhado e administrado por um representante do executivo, um do legislativo e um do comércio local. Com esta aliança tem se observado um trabalho eficiente, equilibrado e satisfatório dos órgãos de defesa do consumidor em municípios do interior pelo Brasil afora.

Os benefícios do PROCON para população

As cidades interioranas, como Novo Progresso, quase sempre não têm condições de resolver as demandas jurídicas dos consumidores, obrigando o cidadão a se deslocar grandes distâncias para resolver simples problemas. Este fato, só ressalta a necessidade de criação do PROCON no âmbito municipal.

A partir do momento em que o PROCON é implementado no município, o Poder Público passa a solucionar conflitos entre consumidores e empresas de uma forma simples, módica, econômica e sobre tudo pacífica.

Diante dessas vantagens, a tendência natural é que a cidade acolha o PROCON como grande parceiro e que o órgão de defesa do consumidor se torne sinônimo de utilidade pública, principalmente para os mais necessitados que não tem condições de contratar o serviço de um advogado. Mas o quê falta para que isso se torne uma realidade? Falta a implantação do orgão pela prefeitura municipal, uma vez que os vereadores, da parte do Legislativo já fizeram a sua parte, aprovando Projeto de Lei, do vereador Mauro César Bresciani, criando o Procon no município de Novo Progresso.

Os benefícios do PROCON para os comerciantes

Ao contrário do que muitos pensam e até defendem, o PROCON não enfraquece o comércio local, até porque a maioria esmagadora das reclamações se destina às grandes empresas localizadas fora do município, tais como fabricantes de produtos eletrônicos, empresas de telefonia como o OI e TIM, concessionárias de serviços como a REDE CELPA, EMPRESA DE ÁGUAS e até CORREIOS. E pelo péssimo atendimento que prestam no município, com certeza as agências Bancárias atuantes por aqui também seriam alvos do PROCON. Em outras palavras, raramente ocorre conflito entre consumidores e o comércio local.

As reclamações dos consumidores são recebidas e repassadas às empresas no intuito de promover um acordo entre as partes, sem custas e de forma rápida e eficiente. Quase sempre se evita que o conflito se transforme em demandas judiciais, prejudiciais para consumidores e empresas em tempo e altos custos.

Dessa forma, não há dúvida que a resolução de um problema jurídico no âmbito administrativo (PROCON) se mostra muito mais vantajosa para as empresas do que a resolução judicial.

Por outro lado, o PROCON costuma promover a conscientização e orientação dos empresários da região, trazendo maior profissionalismo e evolução do comércio local. Em suma, o PROCON atende e serve a todos, tanto empresário como consumidor.

Por: Édio Rosa - Diretor da Rádio Comunitária Cultura FM e do Jornal Tribuna do Povo.

Escola realiza com alunos, competição de tabuada divertida.

Escola realiza com alunos, competição de tabuada divertida.A direção e professores da escola municipal, Maria Doralina ruaro, realizaram uma competição entre os alunos da primeira a quarta serie, com a disputa entre os alunos, para responder a tabuada, que foi intitulada, tabuada divertida

Os professores da escola estão sempre buscando novos métodos de ensino, para que os alunos fiquem mais estimulados a apreender. A escola realiza todos os anos o soletrando e por ultimo os professores fizeram uma disputa entre os alunos da primeira a quarta serie, para testar os conhecimentos em matemática, com a TABUADA DIVERTIDA. Cada aluno teria que apresentar o resultado da tabuada de forma diferente, como; declamada, cantada etc.


A direção e professores da escola Maria Doralina ruaro, estão de parabéns, pela iniciativa é um grande exemplo de carinho e preocupação com o aprendizado dos seus alunos.

DIGITAL NOTICIAS

Saiu mais um sorteio da promoção da Rádio Cultura FM

Dessa vez o raio caiu duas vezes no mesmo lugar. É a segunda vez que a família ganhou o prêmio da Promoção Meu Aniversário é Show. Em apenas dois meses a caravana da Cultura vai atender a mesma família com a festa para quarenta pessoas, com tudo de graça.

A festa realizada para a família, anteriormente foi no mês de agosto, no mês de setembro foi no Bairro Jardim América. Agora volta a atender a mais um filho de dona Zeleide Ribeiro dos Santos. Dessa vez foi seu outro filho, o Guilherme Ribeiro da Silva, na Rua Itaituba no Bairro Cristo Rei.

O ouvinte faz aniversário neste dia sete de outubro, mas a festa será no dia das crianças.

O sorteio foi realizado dia 30 de setembro na Nossa Loja, com a participação da dona da loja senhora Vera e dos seus funcionários, com a transmissão ao vivo pela Rádio Cultura, pelo locutor Paulo Monteiro e do Site Dia Dia Progresso.

Confira no link a baixo a cobertura do sorteio em que a família ganhou a promoção no mês agosto.

http://www.diadiaprogresso.com/o-primeiro-homem-a-ganhar-a-promocao-meu-aniversario-e-show-da-atual-edicao/

A Rádio Cultura agradece aos colaboradores e aos ouvintes pelo sucesso da Promoção Meu Aniversário é Show:

Parceiros apoiadores:

Panificadora Real;

Novopel Embalagem;

Papelaria Girassol;

Supermercado Tradição;

J. S. 3 Irmãos Distribuidora de Bebidas Multimarcas;

Fábrica de Gelo Tapajós;

Vidraçaria 3F;

Nossa Loja.

Fonte: www.diadiaprogresso.com Por Manolo Garcia

Acidente fatal na BR-163 mata mulher grávida e o feto é lançado longe da mãe

Uma jovem de 26 anos morreu na hora em um acidente envolvendo uma motocicleta Honda Biz de placa NJW 7679, uma Pick Up Strada e uma carreta Scania. O acidente aconteceu por volta das 10h30 próximo a comunidade São Cristovão, a cerca de 30 KM de Lucas do Rio Verde, no Norte de Mato Grosso. Silvana Tavares Galeski estava na garupa da moto, que era conduzida pelo seu esposo, Claudio Vieira Prado. Silvana estava grávida de aproximadamente sete meses.

Informações colhidas no local do acidente dão conta de que o condutor da moto teria perdido o controle, ao tentar ultrapassar uma fila de carros e caminhões que estavam parados devido a um desvio (o trecho onde ocorreu o acidente está em obras). O motoqueiro, que estava na pista contrária se assustou com a proximidade da carreta, e tentou voltar para sua mão, mas bateu na trazeira da Pick Up Strada, voltando para a pista contrária, neste momento a esposa caiu debaixo do eixo da carreta que não conseguiu parar, vindo a passar por cima da mulher.

Com o impacto, a bolsa com o liquido amniótico estourou e o feto foi lançado alguns metros longe da mãe.

O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas nada pode fazer, tanto a mãe, quanto o bebe já estavam em óbitos. Claudio foi encaminhado para o hospital com vida, mas seu estado de saúde é grave.

Fonte: 24 horas News

publicidade

publicidade