sábado, 24 de outubro de 2009

Homem é preso ao ser flagrado com maiô rosa


Mulher acusou o suspeito de mostrar a genitália, mas ele negou.

Um homem foi acusado de expor sua genitália para uma mulher.
Ortega, de 56 anos, foi preso nesta semana, após ser flagrado com um maiô rosa e expor sua genitália para uma mulher, segundo um jornal ."
Ortega foi detido acusado de exposição indecente.

A vítima disse à polícia que estava fumando um cigarro na varanda, quando o homem, que, no início, ela pensava ser uma mulher, caminhou em sua direção. A mulher disse que ficou com medo e pediu para o acusado ir embora, mas, em vez disso, ele mostrou o pênis. Os policiais encontraram o homem andando em uma área próxima. Ortega negou que tenha mostrado os órgãos genitais para a vítima.
Por: G1

Oscilação de energia irrita consumidores

NÃO É SÓ AQUI EM NOVO PROGRESSO QUE SOFREMOS COM OS PIQUES DE ENERGIA DA REDE CELPA, A REGIÃO TODA SOFRE O MESMO MAL


Prejuízos crescem a cada dia Santarém - E a quinta-feira (22) em Santarém foi marcada pelas constantes quedas no fornecimento de energia elétrica.A aposentada Glória Pont já perdeu a conta de quantas vezes teve que desligar os eletrodomésticos da tomada. Na casa dela são muitos os prejuízos decorrentes das constantes falhas no fornecimento de energia elétrica. Se não bastassem os alimentos estragados na geladeira, diversos aparelhos eletrônicos foram queimados.Segundo ela pior que isso somente os picos, quando a energia fica oscilando até se restabelecer normalmente.“Quem paga é o consumidor que quando vai buscar o reembolso tem que enfrentar uma burocracia enorme. Você acaba ficando no prejuízo.” Disse.Na quinta-feira as interrupções no fornecimento de energia elétrica começaram por volta das 11h00 e se estenderam pelo resto do dia. Cerca de 70% da cidade enfrentou os transtornos.Segundo a assessoria de comunicação da Rede Celpa em Santarém a interrupção foi provocada por um problema na linha de transmissão Tapajós/Rurópolis. O município de Belterra também foi atingido pela falta de energia.No período da tarde as falhas no fornecimento em alguns pontos de Santarém foram causadas por danos na linha da Eletronorte Tucuruí/ Altamira. Os municípios de Santarém, Altamira, Anapu, Vitória do Xingu, Senador José Porfírio, Brasil Novo, Medicilândia, Uruará, Placas, Rurópolis, Trairão e Itaituba também ficaram sem energia elétrica.Com informações de Tatiane Lobato

Priante lança amanhã o nome de Jader ao governo do Estado

Do Espaço Aberto:
O ex-deputado federal José Priante, presidente do Diretório Municipal do PMDB de Belém, lançará neste domingo (25) a candidatura do presidente regional do partido, deputado federal Jader Barbalho, ao governo do Estado na eleição do próximo ano.Priante defenderá o lançamento de chapa própria do PMDB durante a Convenção Municipal que o reconduzirá para mais um mandato - o segundo consecutivo – à frente do diretório peemedebista. A convenção será pela manhã, no plenário da Assembleia Legislativa do Estado.“Nunca, antes, um momento político se mostrou tão propício, tão oportuno como este para que o PMDB apresente um candidato ao governo do Estado”, disse Priante ao falar com o repórter por telefone, ontem à noite, quando voltava do interior, onde participou de convenções.Ele relacionou, objetivamente, as razões que o estimulam a lançar o nome de Jader ao governo do Estado. “Primeiro, o lançamento de uma chapa própria é predominante em todas as bases do partido. Segundo, o Jader lidera todas as pesquisas. Terceiro, os índices de rejeição ao nome dele têm caído bastante. O atual governo [de Ana Júlia] está muito mal avaliado. E a oposição está completamente atabalhoada, desnorteada. Aliás, o maior feito do governo Ana Júlia é não ter oposição. O PSDB está em frangalhos, encontra-se em estado letárgico. Os tucanos não param de brigar. E, além disso, o PMDB tem hoje o maior número de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em todo o Estado do Pará”, afirma Priante.

Vereador que bateu na ex-namorada é preso

O vereador cassado Ralf Leite (PRTB) está preso desde o início da noite, no Anexo 1 do Presídio Pascoal Ramos, a Polinter. Ele teve a prisão preventiva decretada pela juíza Adriana Sant"ana Conignan, da 2ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar da Capital, por lesão corporal grave cometida contra à ex-namorada, Cristina Biezus Gentil. Ralf foi preso por três agentes do setor de inteligência da Polícia Civil quando saía de uma sala de audiência no Fórum de Cuiabá, onde passou a tarde inteira acompanhando depoimentos de testemunhas do processo que responde por compra de votos na campanha passada. O mandado de prisão foi cumprido por volta das 19h no momento em que o vereador cassado por falta de decoro deixava o local acompanhado pelo irmão Edson Leite Júnior, dois advogados e vários assessores.

Fonte: Teo Meneses/A Gazeta

Boi Pirata II : divergência entre Justiça Federal e IBAMA gera impasse


Santarém - Mesmo após o embargo de criação de gado na Floresta Nacional do Jamanxim, município de Novo Progresso, a Justiça Federal concedeu uma liminar que garante a permanência dos pecuaristas no local.A gerência do Instituto em Santarém recorreu da decisão e afirma que a área das criações, superior a 40 mil hectares, é oriunda de desmatamentos e, portanto ilegal.O embargo foi feito durante a operação Boi Pirata II, após a fiscalização que constatou criação de gado sem autorização. ‘Isso não invalida de forma alguma as ações do IBAMA. A Justiça Federal concedeu uma liminar que garante a esses pecuáristas o direito de continuar na área até que o mérito em questão seja julgado. Eles não estão livres do auto de infração e do embargo da área. Vão continuar lá até o processo ser julgado. Além disso, o IBAMA está recorrendo nas instâncias superiores, juntamente com a Advocacia Geral da União e com o Ministério Público Federal do Pará para reverter a decisão do Judiciário local.’ Afirmou o Gerente do IBAMA Gustavo Podestá.A operação boi pirata II teve início em junho deste ano e abrangeu a região de Novo Progresso. Já foram lavrados mais de cem autos de infração que resultaram em multas e apreensão de animais que foram doados para o MDES (Ministério do Desenvolvimento Social)e serão utilizados em programas sociais como o Fome Zero.A procuradoria da república se manifestou contrária a decisão da Justiça Federal.‘A Justiça Federal concedeu essas liminares e o Ministério Público Federal entende que não é correto que nós recorramos ao TRF (Tribunal Regional Federal) da 1 º região juntamente com o IBAMA. Outras decisões deverão surgir por causa do efeito multiplicador de liminares concedidas. ’ Comentou o procurador Cláudio Machado.
NotapajósSuzy Loyola com informações de Ângela Cavalcante

118 títulos de terras já foram entregues em Novo Progresso-PA

O Programa Terra Legal a partir do dia 22/10 estará atendendo na Prefeitura Municipal de Novo Progresso-PA, aonde estarão entregando os títulos disponíveis INCRA/MDA. Já foram entregues 118 (cento e dezoito) Títulos, 31 (trinta e um) estão disponíveis para os proprietários, e a partir do dia 26/10 estarão prontos mais 61 títulos que se encontram no departamento jurídico do INCRA.O INCRA fez parceria com a Prefeitura Municipal de Novo Progresso e ficará atendendo a População no prédio da Administração Municipal (prefeitura) com um funcionário da instituição e dois servidores Municipais, que estão sento treinados para dar suporte no atendimento de regularização de terras na área Branca.Todos os posseiros de terras na área branca até 2011 terão seus títulos definitivos, desde que anteriormente não tiveram titulo de terra em outro estado Federativo.

Por: Folha do Progresso

REUNIÃO NA SEMA DIA 28 - FLONA JAMANXIM

O Deputado Estadual do PT, e Líder do Governo no Estado, Airton Faleiro, através de seu gabinete, convida as lideranças de Novo Progresso a participarem de reunião que acontecerá dia 28, no Gabinete do Excelentíssimo Secretário de Estado de Meio Ambiente, Senhor Valmir Gabriel Ortega, na SEMA, em Belém, para tratar de assunto relacionado à FLONA Jamanxim.A reunião acontecerá quarta-feira, 28, às 15:00 horas.

FONTE: Gabinete do Deputado Airton Faleiro.

Juiz acata pedido do MP e multa Banco do Brasil em 100.000.00 (cem mil reais)

O MPE através do Promotor de Justiça de Novo Progresso Dr. FRANCISCO CHARLES P. TEIXEIRA pediu ao Poder Judiciário do Estado do Pará Vara única da Comarca de Novo Progresso, representada pelo Dr. JOSÉ ADMILSON GOMES PEREIRA, Juiz de Direito Titular que acatou a
AÇÃO CIVIL PÚBLICA COM PEDIDO DE TUTELA ANTECIPADA em desfavor ao Banco do Brasil S/A do Município de Novo Progresso. A Instituição terá um prazo de trinta (60) dias, para se adequar às novas exigências , a contar da citação válida:

Leia abaixo itens da DECISÃO INTERLOCUTÓRIA;
3-a) Colocar, no mínimo, quatro funcionários
exclusivamente para o atendimento nos caixas localizados
dentro da Agência (dentre os quais, um deve ser exclusivo
para o atendimento preferencial), sem prejuízo de
funcionários suficientes (pelo menos três) para o
atendimento diverso no interior da Agência, e, ao menos um
funcionário para o atendimento e tirar dúvidas dos usuários
nos terminais eletrônicos, localizados na parte externa da Agência, de modo que, no total, o número de funcionários
na Agência do Banco do Brasil de Novo Progresso – PA
perfaça um total de, no mínimo, dez pessoas.

3-b) A instalação de, no mínimo, sete caixas
eletrônicos NOVOS e em perfeito estado de funcionamento
(dois para saque, transferências e pagamentos diversos;
dois para depósitos; um preferencial; um para a emissão de
cheque, e um, com todos os serviços, para pessoas
cadeirantes) tendo em vista que os atuais, além de velhos,
não funcionam a contento, sendo verdadeiras sucatas; a
instalação de circuito interno de TV, para proporcionar maior
segurança aos usuários; a instalação de um painel
eletrônico de senha para atendimento; a instalação de
sanitário e bebedouro; a disponibilização de numerário de
dinheiro suficiente à demanda dos serviços neste Município;
a demarcação, no solo, das filas para atendimento; a
colocação de mais cadeiras para as pessoas que procuram
por atendimentos diversos; a instalação ou regularização
(caso já exista) de aparelhos de climatização de ar
suficientes para toda a Agência.

3-c) Atender aos usuários no tempo máximo previsto
em lei para a espera (trinta ou quarenta e cinco minutos, a
depender da situação especificada legalmente), bem com
obedecer a todas as disposições da lei estadual, que segue
anexa, pertinente ao atendimento ao usuário pelas
Instituições Financeiras, com o desiderato de respeitar o
cumprimento da lei e não fazer de conta que norma específica não existe, fazendo com que a disciplina legal se
transforme em “letra-morta”.

3-d) A fixação de astreinte, após o sexagésimo dia da
citação válida, no valor de R$ 100.000,00 (cem mil
reais) por dia de atraso no cumprimento desta decisão
judicial, e que, mesmo que cumpridas as exigências
contidas na decisão, determino que a multa volte a
vigorar na primeira oportunidade em que, de
forma demonstrada e sem justificativa
plausível, as irregularidades voltem a ser
novamente constatadas.

3-e) Seja o valor, eventualmente arrecadado em
virtude da multa supracitada, depositado em uma conta
bancária a ser oportunamente aberta, e destinado às
instituições e entidades deste Município, a exemplo da
Polícia Militar, Conselho Tutelar, Projeto Renascer, e outras
com finalidade filantrópica e social, que estiverem
cadastradas na Secretaria do Fórum, cabendo ao Ministério
Público a fiscalização da boa e justa aplicação dos recursos
repassados.

3-f) Por fim, tendo em vista que o minúsculo espaço
físico da referida agência se mostra incompatível com o
movimento diário, fica também determinado que, no prazo
de 180 (cento e oitenta) dias, o Banco do Brasil transfira
a Agência em comento para um prédio mais amplo, que
atenda às necessidades dos usuários de maneira condigna.


Publique-se.
Registre-se.
Intime-se.
Cumpra-se.
Novo Progresso-PA, 20 de outubro de 2009.
JOSÉ ADMILSON GOMES PEREIRA
Juiz de Direito Titular

Gangue ataca estudante na porta da escola Tancredo Neves

Na tarde desta sexta-feira 23 de outubro por volta das 17:05h, hora em que os alunos saiam da escola Tancredo Neves, um integrante de uma gangue, atacou em frente ao colégio, um estudante da quinta série, de apenas 12 anos de idade, com chineladas no rosto, o delinqüente, adolescente, porém de porte físico muito mais avantajado, ainda ditava palavras de ordem e impôs que a vítima se posicionasse de frente para apanhar na “cara”, indefeso o menor não esboçou nenhuma resistência, nem tentou se defender.

Conversamos com o estudante, em prantos ele nos disse que, a gangue impõe regras, se reagir a punição é maior. O menor sofreu a agressão, sob a acusação de ter maltratado um menina, ele e os colegas de escola alegam a sua inocência.

Levarmos ao conhecimento dos professores e ficamos estarrecidos, os educadores admitem que constantemente acontecem muitas outras agressões, e disseram também que os integrantes de gangues ficam à espreita todos os dias para atacarem alunos, há casos em que os meliantes fazem questão de exibir suas armas para coagir os estudantes, os profissionais da educação confessam que sofrem ameaças de retaliações caso intervenham na atuação das gangues.


Jornal Tribuna do Povo – Manolo Garcia

publicidade

publicidade