terça-feira, 9 de março de 2010

Mais de 200 pessoas são envenenadas no garimpo São Raimundo



No último dia 07 de março, domingo, véspera do dia internacional da mulher, o dono do garimpo São Raimundo, Tomais, que fica cerca de 250 km de Novo Progresso, em terras itaitubenses, deu uma festa tradicional, que acontece há vários anos. Durante a festa mais de 200 pessoas foram entoxicadas.


O evento reuniu centenas de pessoas, principalmente dos garimpos das redondezas, e, o imprevisto aconteceu mais de 200 pessoas passaram mal após comerem e beberem, os doentes foram levados as pressas para Creporizão, Itaituba, Novo Progresso, Santarém, Alta Floresta-MT entre outros locais de primeiros socorros nas vizinhanças, os enfermos continuam se medicando e há alguns casos de pacientes em coma. Como não existe transporte que atenda tanta gente ao mesmo em caso de emergência foi mobilizada uma equipe médica de Itaituba para medicar os contaminados no local da festa.


Ainda não se sabe ao certo o que provocou a moléstia generalizada, porem existe uma forte suspeita de envenenamento através da água, uma vez que, até quem não comeu também passa mal.


Há rumores e quem diga que pode ser ação de inimigos e rivais do minerador Tomais.



Fonte: WWW.culturafm.amaisouvida.com.br


Por: Manolo Garcia

Cooperativa de Pesca trás benefícios a Novo Progresso


O presidente da Cooperativa de Aqüicultura e Pesca de Novo Progresso (COANPRO), Sr. Elias Carlos Fernandes “Patinhas”, realizou, nos dias 2 e 3 de março uma reunião com o Superintendente da aqüicultura e pesca federal, Paulo Sérgio Souza “Chico”, com mais de 280 pessoas e anunciou benefícios para os produtores rurais.
Os trabalhos são no sentido de organizar os pescadores e produtores rurais para a implantação da piscicultura em cativeiro, em Novo Progresso.
Foram os programas e projetos do Governo Federal, como linhas de créditos para a atividade, tanto para tanque rede ou tanque escavado.
Foram entregues cerca de setenta certificados de cadastro de aqüicultor junto ao Ministério de Aqüicultura e Pesca, no município. Os produtores certificados estão aptos a fazerem o projeto de financiamento para criação de peixes.
Novo Progresso e Novo Repartimento são priorizados pelo Governo Federal entre os sete estados amazônicos.
A atuação da COANPRO tem apoio e parceria com: Sindicato dos Produtores Rurais de Novo Progresso (SIPRUNP), Banco da Amazônia (BASA), Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadores Rurais (STTR), LIONS CLUB, Projeto de Assentamento (PA) Colônias de Pescadores de Novo Progresso e de Itaituba, e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (EMATER-PA) entre outros.
Fonte: WWW.culturafm.amaisouvida.com.br
Por Manolo Garcia

publicidade

publicidade