domingo, 30 de agosto de 2009

DETRAN faz levantamento técnico para sinalização em Novo Progresso

Os engenheiros de transito do DETRAN de Belém, Jorge Henrique Lima e Eduardo Freire, estiveram em Novo Progresso nessa quinta-feira 27 de agosto e fizeram Juntamente gerente do DETRAN local “Chico Sousa” o levantamento técnico da necessidade de sinalização do transito local, incluindo filmagens e fotos dos pontos de tráfego mais intenso e críticos.

Os engenheiros têm prazo de 60 a 90 dias para estudar o levantamento feito, para elaborar o projeto e entregar para a equipe que executará a implantação o projeto e, salienta que a sinalização pode ser implantada ainda este ano.

Jorge Henrique observou que a sinalização nas ruas e avenidas da cidade tem que ser compatível com a sinalização da Rodovia BR 163, uma vez que em breve a BR receberá pavimentação asfaltica, consequentemente será sinalizada pelo DNIT.

Prefeitura lança o Programa de Desenvolvimento Rural no município

A Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária de Novo Progresso fez o lançamento do PMDR (Plano Municipal de Desenvolvimento Rural).

Com o objetivo de fortalecer e intensificar a produção agropecuária e atender as reivindicações dos produtores rurais, a secretaria e a EMATER realizaram no dia 08 de julho de 2009, uma reunião com os produtores para captação de demanda e reivindicações para subsidiar o planejamento e seguir as tendências e aptidão dos produtores.

O lançamento aconteceu na manhã da última quarta-feira 26 de agosto no auditório da COOMINPRO, com a apresentação do plano para a sociedade.

Confira alguns dos principais tópicos do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural de Novo Progresso.

Introduzir matrizes e reprodutores para o melhoramento genético do rebanho bovino leiteiro;

Formar e recuperar pastagens, introduzir a suinocultura comercial, avicultura, aqüicultura, apicultura e outras criações de pequenos animais, diversificando a renda familiar;

A implantação de viveiros comunitários de mudas nos pólos;

Orientar os agricultores para o uso consciente do Crédito Rural;

Aquisição de maquinas e implementos de forma a melhorar o atendimento às comunidades;

Implantação do Programa luz para todos do Governo Federal em todas as propriedades rurais.

As ações serão acontecerão em conjunto entre secretaria, EMATER, associações, sindicatos e outras entidades que representam a categoria produtiva.

Jornal Tribuna do Povo/Manolo Garcia

Saúde Pública ganha melhorias em Novo Progresso

Procuramos a secretária municipal de saúde, Célia Maria Florentino, para saber como está o atendimento e o tratamento ao público em geral em nossa cidade e tivemos boas noticias.

Alem do PSF (Posto de Saúde da Família) Dr. Isaias, também conhecido com PSF do Juscelândia, que funciona no mesmo prédio da Secretaria Municipal de Saúde, agora, a população do bairro Jardim Planalto também ganhou um PSF, com atendimento medico, consultas, vacinas, preventivos, curativos e teste do pezinho entre outros atendimentos.

Com isso o atendimento foi descentralizado, o Hospital Municipal, passou a funcionar como Pronto atendimento e para internamentos, continua realizando ultra-sonografia, raio X, atendimento odontológico e exames laboratoriais, com uma novidade, ganhou um leito de estabilização para casos de pacientes em estados mais graves, quando se fazer necessário a remoção para outras cidades, para prepará-lo para o translado por via aérea ou terrestre, com equipamentos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).


A saúde pública de Novo Progresso conta hoje com cinco médicos, entre o hospital e os PSFs, 4 atendem diariamente, incluindo uma medica ginecologista que atende alternadamente no dois PSFs e a secretaria está pleiteando a contratação de mais dois médicos.

Está previsto para dia 23 de setembro a implantação do CTA (Centro de Textagem Anônima), para diagnósticos e tratamento de HIV, hepatite e sífilis.

De 28 de setembro a dia 02 de outubro uma equipe da coordenação de DST ( Doenças Sexualmente transmissivas) e AIDS ESTARÁ EM Novo Progresso para treinar a equipe local e do CTA.

Foi aprovado pelo HEMOPA (Hemocentro do Estado do Pará) um banco de sangue, a agência transfusional, para receber sangue já preparado da cidade de Santarém, só depende de licitação pelo estado, para compra de equipamentos e treinamento da equipe, com previsão de ser implantado até dezembro deste ano.

Nos casos de encaminhamentos de pacientes para fora, a Prefeitura de Novo Progresso fez um pacto com a Prefeitura de Santarém, para o envio de pacientes para os hospitais regional e municipal daquele município, com a consulta marcada e com passagem para o paciente e acompanhante, com direito a hotel, café da manhã, almoço, janta, transporte da rodoviária para o hotel e do hotel para o hospital ainda conta com o acompanhamento de um guia, tudo por conta do nosso município.

Tribuna do Povo/Manolo Garcia

publicidade

publicidade