domingo, 30 de agosto de 2009

Saúde Pública ganha melhorias em Novo Progresso

Procuramos a secretária municipal de saúde, Célia Maria Florentino, para saber como está o atendimento e o tratamento ao público em geral em nossa cidade e tivemos boas noticias.

Alem do PSF (Posto de Saúde da Família) Dr. Isaias, também conhecido com PSF do Juscelândia, que funciona no mesmo prédio da Secretaria Municipal de Saúde, agora, a população do bairro Jardim Planalto também ganhou um PSF, com atendimento medico, consultas, vacinas, preventivos, curativos e teste do pezinho entre outros atendimentos.

Com isso o atendimento foi descentralizado, o Hospital Municipal, passou a funcionar como Pronto atendimento e para internamentos, continua realizando ultra-sonografia, raio X, atendimento odontológico e exames laboratoriais, com uma novidade, ganhou um leito de estabilização para casos de pacientes em estados mais graves, quando se fazer necessário a remoção para outras cidades, para prepará-lo para o translado por via aérea ou terrestre, com equipamentos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).


A saúde pública de Novo Progresso conta hoje com cinco médicos, entre o hospital e os PSFs, 4 atendem diariamente, incluindo uma medica ginecologista que atende alternadamente no dois PSFs e a secretaria está pleiteando a contratação de mais dois médicos.

Está previsto para dia 23 de setembro a implantação do CTA (Centro de Textagem Anônima), para diagnósticos e tratamento de HIV, hepatite e sífilis.

De 28 de setembro a dia 02 de outubro uma equipe da coordenação de DST ( Doenças Sexualmente transmissivas) e AIDS ESTARÁ EM Novo Progresso para treinar a equipe local e do CTA.

Foi aprovado pelo HEMOPA (Hemocentro do Estado do Pará) um banco de sangue, a agência transfusional, para receber sangue já preparado da cidade de Santarém, só depende de licitação pelo estado, para compra de equipamentos e treinamento da equipe, com previsão de ser implantado até dezembro deste ano.

Nos casos de encaminhamentos de pacientes para fora, a Prefeitura de Novo Progresso fez um pacto com a Prefeitura de Santarém, para o envio de pacientes para os hospitais regional e municipal daquele município, com a consulta marcada e com passagem para o paciente e acompanhante, com direito a hotel, café da manhã, almoço, janta, transporte da rodoviária para o hotel e do hotel para o hospital ainda conta com o acompanhamento de um guia, tudo por conta do nosso município.

Tribuna do Povo/Manolo Garcia

publicidade

publicidade