terça-feira, 7 de julho de 2009

MODELOS UNIFICADOS DE CERTIDÕES PARA COMBATER O SUB-REGISTRO E EVITAR FRAUDES

Até o fim de 2009 cartórios de todo o país deverão receber o modelo unificado de registros de nascimento, casamento e óbito. A novo padrão, lançado pelo governo federal, pretende evitar irregularidades nos documentos e, principalmente, acabar com o sub-registro. A deputada federal Elcione (PMDB-PA) fala da importância de ações como essas para levar cidadania às pessoas, especialmente as que moram na região amazônica. A parlamentar também lembra que teve a oportunidade de implementar medidas semelhantes no Pará, à época em que integrava o Governo do Estado.

Presos envolvidos em fraudes em créditos de madeira

A polícia iniciou hoje em Sinop, Juína, Alta Floresta, Comodoro, Arenápolis, Nortelândia e Paranatinga a Operação Pinóquio para prender 19 pessoas acusadas de serem beneficiadas ou de cometerem fraudes na concessão de créditos virtuais de madeira. Até o momento, 13 pessoas já estão presas, 6 delas em Cuiabá. As investigações tiveram início há 6 meses a partir da análise de documentos "frios" de plano de exploração florestal. Empresários do ramo de madeireiras, engenheiros florestais, arrendatários, grileiros e compradores de créditos virtuais, participavam do esquema de guias florestais esquentadas. Eles montavam toda uma documentação falsa e davam entrada em processo para exploração de madeira na Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), que apoiou toda a investigação. O esquema era comandado por uma mulher que contava com ajuda do filho, do marido e do cunhado, além de engenheiros e pessoas que intermediavam a venda dos créditos. A quadrilha conseguiu inserir no Cadastro de Consumidor de Matéria Prima de Origem Florestal (CC-Sema) cerca de 80 mil metros cúbicos de madeira, movimentando aproximadamente R$ 80 milhões em créditos virtuais, no período de um ano e meio. Seis projetos deram origem aos inquéritos da operação. O delegado titular do Meio Ambiente, Roberto Amorim, e o secretário de Estado de Meio Ambiente, Luiz Henrique Daldegan fornecerão, esta tarde, mais detalhes da operação que está mobilizando 79 pessoas, entre delegados, escrivães e investigadores.Só Noticias

Termina a rebelião na penitenciária de Santarém


Após mais de 20 horas, terminou nesta tarde a rebelião na Penitenciária Sílvio Hall de Moura, em Santarém, no Pará.
A informação é da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (SUSIPE/PA).
Os cerca de 300 detentos mantinham quatro agentes penitenciários reféns desde a tarde de ontem, segundo informações da Polícia MilitarOs presos deram início ao motim na tarde de ontem, após a visita dos familiares. Eles queriam a mudança da direção da penitenciária e maior agilidade processual. A SUSIPE afirma que ninguém ficou ferido durante a rebelião
(Agência Estado)

Policia Militar apreende 3 kg de Pasta Base de Cocaína

Através de uma denuncia via 190 pela policia federal de Cáceres-MT, o NPM de Guarantã do Norte tomou conhecimento sobre uma pessoa que estaria transportando certa quantidade de entorpecente com destino ao estado do Pará e consequentemente estaria passando por Guarantã do Norte. Através dessa ligação a guarnição da PM comandada pelo sargento Arão e soldados Adevair e Lima, que montou campana nas proximidades da estrada E-60 próximo a divisa com Matupá.
De acordo com as informações repassadas pela policia federal de Cáceres foi feita uma previsão sobre o horário que o veiculo estaria passando por Guarantã e por volta das 16 horas do último sábado o mesmo foi avistado pelos policiais. Sergiomar Albino Guimarães, 33, conduzia o veiculo Fiat Uno de cor prata, placas JUQ 8203 de Itaituba-PA.
O Sargento Arão contou ao Guarantã News que o suspeito não ofereceu resistência na hora da abordagem e ao ser indagado pelos policiais Sergiomar disse que era sitiante. Dentro do carro estavam dois tambores de leite cheios de milho. Já no pátio do NPM, ao efetuar uma checagem minuciosa no veiculo foram encontrados 12 tijolinhos de Pasta Base de Cocaína.
Em primeiro momento os policiais encontraram cerca de 1.5kg do entorpecente no forro da porta, lado do motorista e com isso os policiais deram voz de prisão ao mesmo, perguntando a ele se havia mais drogas escondidas em outros locais do veiculo. Sergiomar disse então que havia mais uma quantia escondida embaixo do banco do passageiro teria mais 1.5kg da droga. Na pesagem foi constatado que Sergiomar transportava 3.015kg divididos em 12 tijolinhos.
Ele teria contado aos policiais que comprou o entorpecente por aproximadamente 6 mil reais cada quilo e venderia por 10 mil cada quilo. O Sargento Arão destacou que foi de fundamental importância para o êxito dessa operação a informação repassada pela policia federal de Cáceres. "Ele nos contou que é morador do Trairão e essa foi a segunda viagem que ele fez transportando o produto, ele disse que era sitiante e estava com dois galões de leite cheios de milho e um saco de ração para aves", disse.

Fonte: Silveira Silva [GuarantãNews]

Esquadrilha da fumaça fará grande apresentação dia 26 de julho nos céus de Guarantã do Norte

Na manhã dessa segunda feira o Prefeito Chico do Garimpão e o Presidente da Acritã Sr. Betinho receberam a visita de uma equipe de pilotos da Força Aérea Brasileira que vieram fazer a medição da área que será usada pela Esquadrilha da fumaça no dia 26 de julho. Toda a extensão foi filmada e fotografada e o material será repassado à Esquadrilha da Fumaça. Consta nesse relatório a altura das torres de telefonia e rádio da cidade.

Major Moacir vice diretor do Campo de Provas Brigadeiro Velloso responsável pela missão destacou que mesmo com esse trabalho técnico os pilotos da Esquadrilha sobrevoam a área pessoalmente antes das apresentações por uma questão de segurança, ressaltou que a localização do parque proporcionará a população uma excelente visão do show.

O Prefeito Chico do Garimpão disse que a cada dia aumenta a expectativa para esse grandioso evento e convidou a população mais uma vez para participar. "Os pilotos estarão se apresentando nos Estados Unidos depois aqui em Guarantã do Norte, não perca a oportunidade de ver esse show que grande parte do mundo já viu".

Acidente envolvendo duas motos, deixa três pessoas gravemente feridos.

Motociclistas chocaram-se e três ficaram feridos


Aconteceu por volta da s14horas e 40 minutos, desta segunda feira 6/7/2009 um grave acidente, na BR 163, no entrocamento da Avenida Jamanxim com a BR 163, centro de Novo Progresso, envolvendo duas motocicletas.

O acidente envolveu o moto taxista Jurandir de Sousa e seu passageiro Aparecido Cores Pinheiro de 47 anos, ele estava conduzindo uma moto CG titam 125, placa KAU 6636 de Alta Floresta/MT, o outro condutor trata se do empresário do bazar arco íris, o Antonio Vilmar Ribeiro de Sousa, que conduzia uma moto BIZ 150 placa NJV 5000 da cidade Colider/MT.

Segundo o cabo Mendes da PM, Os condutores e o passageiro foram encaminhados para o hospital às pressas, pois eles estavam com vários ferimentos. O cabo também citou que o passageiro, o senhor Aparecido Cores Pinheiro esta internado em coma, e também o proprietário do bazar, esta com serias fraturas e suspeita de traumatismo, os dois serão encaminhados para outra cidade de avião; o moto taxista teve alguns ferimentos e passa bem.

Segundo informações de testemunhas, o moto taxista estava dirigindo na BR 163 sentido rodoviária , e o outro estava cortando a BR na entrada da Avenida Jamaxim, sentido banco do Brasil, quando se colidiram.

A policia militar encaminhou os veículos para delegacia, para apurar possíveis culpados.

CJ MORAES/DIGITALNOTICIAS

publicidade

publicidade