Saindo pela porta da frente: Mais uma fuga na delegacia de Novo Progresso
"bicho solto"
Por: Reginaldo Ribeiro / Jornal O Atual
Garimpeiros da região do Alto Tapajós denunciaram o uso ilegal de cianeto em garimpos da região. O uso do produto foi constatado por uma equipe da Defesa Civil do Estado, acompanhada de membros da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Jacareacanga. Eles estiveram no início deste mês inspecionando a mina Ouro Roxo, no município de Jacareacanga, região do Tapajós, onde constataram o uso do produto químico sem qualquer segurança.
“Existem espécies de piscinas, onde são processados os dejetos, jogam cianetos. Se houver um vazamento, a tendência é que a contaminação seja levada para o rio que passa na comunidade São José”, explicou o subcomandante. O Major Bombeiro Luiz Cláudio Rego dos Santos, coordenador da 4ª Defesa Civil, que comandou a inspeção, manifestou preocupação sobre a manipulação do cianeto, uma vez que não há na mina um técnico responsável pela preparação do produto químico. A equipe levou amostragens de água coletadas em quatro pontos distintos, entre eles no rio Pacu, afluente do Tapajós.
Laboratório improvisado - O local onde se manipula o cianeto surpreendeu a equipe de inspeção, uma vez que o setor funciona em um barracão improvisado coberto com lona plástica e totalmente aberto. O local não oferece nenhuma segurança a quem transita nas proximidades, uma vez que o gás liberado pelo produto também é prejudicial à saúde.
A inspeção detectou a falta de equipamento de proteção individual, principalmente aos trabalhadores que têm contato direto com o material químico. A equipe flagrou alguns trabalhadores sem luvas, descalços e sem máscaras, lavando um tanque onde antes havia sido usado o cianeto para extração do ouro. “Esses homens estão correndo o risco de sofrerem intoxicação grave que pode levar à morte”, disse Everton Sales, secretário de Meio Ambiente de Jacareacanga.
Comissão recebe denúncias - A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, Serviço Público e Redação Final (CCJCSPRF) da Câmara de Vereadores de Jacareacanga também recebeu denúncias de uso de cianeto sem qualquer cuidado na região. Em visita à região garimpeira de Porto Rico, eles receberam reclamações de fechamento de garimpos pela Polícia Federal e denunciaram a mineradora Ouro Roxo. Uma das denúncias mais graves foi feita pelo morador conhecido como “Marcha Lenta” que mostrando um vasilhame com capacidade para 50 litros, disse que a Mineradora Ouro Roxo estaria usando de forma indiscriminada o cianeto, um produto químico letal para os seres vivos e de alto poder destrutivo para o meio ambiente.
Santarém - O acidente aconteceu na última sexta feira (21), no KM 124 da BR 163, proximo a ponte do Rio Moju, na região de Belterra por volta das 20 horas.
Ivo Laga, 52 anos, e o filho Fábio Freitas, 26 anos, vinham sentindo Santarém quando o caminhão, que transportava a carga de milho, tombou e os dois morreram.
Segundo informações da polícia, as causas do acidente ainda serão investigadas, acredita-se que tenha ocorrido uma falha nos freios.
Os corpos foram trazidos para o IML e liberados na manhã de ontem para o velório ocorrido no KM 23, da BR 163, onde os dois moravam.
Tâmia Lacerda com informações de Magna Santos
O show de prêmios foi promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Novo Progresso em parceria com Onófre Borges e Divaldo Junior, responsáveis pela organização e narração de J. Gutierrez.
Todos os ganhadores estavam presentes e cada prêmio saiu para um único ganhador.
Os quinhentos reais em dinheiro do prêmio extra foi para o Bairro Juscelândia, o ganhador é Jhonata de Oliveira.
O Israel Rodrigues dos Santos, morador do Bairro Setor Industrial, ganhou a TV 21 polegadas, ficou tão emocionado e levou a o aparelho com tanta rapidez que não tivemos tempo nem pra tirar uma foto dele.
A Rosileide Souza Cardoso do Bairro Santa Luzia levou o computador, disse que vai usá-lo porque estava precisando do equipamento para trabalhar.
O carpinteiro do Bairro Cristo Rei ganhou os dois mil reais em dinheiro, a grana chegou à boa hora, ele estava juntando dinheiro para comprar uma moto nova, disse que nessa segunda-feira já vai comprar uma moto zero km.
A dona de casa moradora do Bairro Jardim Santarém, Nelma Silva Oliveira ganhou a moto Biz, sozinha.
E o principal e mais esperado prêmio, uma motocicleta NXR Bros, ficou com a auxiliar de escritório Fabiane Raimundo da Silva que tinha a opção de receber 8 mil reais em dinheiro na hora ou ficar com a moto, ela preferiu a motocicleta e foi pra casa feliz da vida.
Fonte: Dia Dia Progresso
Por Manolo Garcia
O objetivo da diretoria do clube é de promover a integração entre os idosos e oferecer opção de lazer. Com sede própria os integrantes passaram e ter mais autonomia na realização de encontros e encerravam com uma tarde dançante, como chamam, porém os familiares dos anciões começaram a acompanhá-los e abrilhantar ainda mais os encontros, até que se tornou uma ótima opção de lazer para toda a família, com início por volta de meia tarde e encerra no começo da noite.
Dois finais de semanas de cada mês acontece o “arrasta pé” com a animação da Grupo Chama da Tradição composto por dois sanfoneiros, Nirmo do acordeom e Mate Amargo, o Titão na guitarra, o “Irmão” no contra baixo e seu filho Tiago na bateria, mais uma moça que ajudo no vocal.
É predominante a influencia de sulistas entre os idosos e no grupo musical, mas a cada dia que passa, eles conquistam novos adeptos de todas as regiões do Brasil.
Por: Manolo Garci - dia a dia progresso