quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Madalena faz avaliação positiva do Mutirão Arco Verde Terra Legal em Novo Progresso

No final dos dois dias da 16ª e última edição do Mutirão Arco Verde Terra Legal, no estafo do Pará, nossa reportagem conversou com a prefeita, que concedeu entrevista exclusiva ao Jornal Tribuna do Povo, ela fez uma avaliação, no contesto geral do que aconteceu durante o mutirão e deu outras informações.
Jornal Tribuna do Povo pediu à executiva que fizesse uma avaliação do mutirão como um todo, ela observou positivamente e disse que ouve a participação maciça da população urbana e rural, e que foram oferecidas informações e orientações de como regularizar a documentação de suas terras e de como buscar financiamentos bancários, aposentadorias e outros. E a prefeita como representante da sociedade teve a oportunidade de cobrar a permanência dessas ações no município, nos mais diversos seguimentos econômicos, como; setor madeireiro, setor produtivo e setor agropecuário, houve troca de informações e foi possível fazer as cobranças aqui mesmo no município.

Jornal Tribuna do Povo: Houve avanços nas negociações de redefinição dos limites da FLONA Jamanxim, com o Governo Federal?
Prefeita Madalena Hoffmann: Não! Não houve. Tivemos uma reunião pela manhã deste sábado, onde percebemos que vamos ter que mudar a estratégia de trabalho, teremos que contratar uma equipe técnica para fazer um levantamento e estudo técnico, para que tenhamos uma base consistente, que nos dê suporte para apresentar uma proposta ao Instituto Chico Mendes, mas, também, buscar judicialmente uma saída, pois voltamos quase que à estaca zero.

Jornal Tribuna do Povo: Foi criado um conselho consultivo municipal, para coordenar constantemente as negociações com o Governo Federal?
Prefeita Madalena Hoffmann: Não! Foi criado por parte do Governo Federal através de um decreto, mas, as associações da FLONA não assinaram o documento, no papel, em Brasília consta a criação, porém, nós, não reconhecemos, portanto para a sociedade progressense, ainda não existe esse conselho consultivo criado.

Jornal Tribuna do Povo: Foram emitidos 132 títulos de terra pelo INCRA, os proprietários rurais agora podem acessar novas linhas de financiamentos e desenvolverem projetos de manejos florestais. Qual será o papel da prefeitura, para auxiliar os produtores e acelerar os trabalhos nessa nova fase?
Prefeita Madalena Hoffmann: É algo muito positivo. A continuidade desses trabalhos será feita pela prefeitura. Teremos um departamento ligado à Secretaria de Administração, atuando permanentemente, com pessoas capacitadas, para dar seqüência a este trabalho e para orientar as pessoas que ainda não regularizaram suas áreas. Por que o título definitivo é o documento que abre caminhos, é muito importante pra nós.

Jornal Tribuna do Povo: Com a titulação das terras, teremos financiamentos e geração de empregos, os benefícios previdenciários e o dinheiro do Programa Bolsa Família, todos movimentam a economia local. Essas ações aconteceram durante o mutirão, qual a Senhora acha que é mais importante para o município?
Prefeita Madalena Hoffmann: Sem dúvida é a regularização fundiária. É um anseio da sociedade de muitos anos. Não significa que as outras tenham menos importância, pois são mais fáceis de resolver. Por exemplo, os benefícios previdenciários, com um bom relacionamento nosso, com as pessoas do INSS de Itaituba e de Belém, temos como trazer com mais freqüência, a titulação de terras é uma luta que vem desde quando os primeiros moradores se instalaram em Novo Progresso, portanto a titulação de terras, no meu ponto de vista, neste momento é mais importante.

Jornal Tribuna do Povo: Novo Progresso começa a viver uma nova fase, a titulação de terras, já é realidade, a tão sonhada pavimentação da Rodovia BR 163, está acontecendo. Provavelmente os moradores da cidade, farão novos investimentos e poderemos receber novos empreendedores, que possivelmente possam vir a investir em nossa cidade. Isso faz aumentar as expectativas de crescimento da cidade?
Prefeita Madalena Hoffmann: O município tem que avançar, tem que melhorar a qualidade de vida das pessoas, com o asfaltamento da BR melhora o aspecto e deixa a cidade mais bonita, dá mais conforto aos moradores e atrai novos investidores. Mas, deixo um alerta à nossa população que procure a se qualificar, se reciclar para essa nova fase, se não, vêm pessoas de fora, montam seus negócios e tomam conta do mercado de trabalho, queremos primeiro o bem para o povo que já se encontra aqui, mas, sempre serão bem vindas as aquelas pessoas que quiserem investir em Novo Progresso.

Jornal Tribuna do Povo: O que a prefeitura está fazendo para oferecer qualificação profissional e novas oportunidades à população?
Prefeita Madalena Hoffmann: Já assinamos um convenio com a CEPLAC para iniciar e fortalecer o plantio de cacau no município, já tivemos uma reunião com o SEBRAE e vamos negociar com alguns parceiros, na tentativa de trazer um posto do SEBRAE. As parcerias virão, com o estado ou com a união. Naquilo que o município tiver condições de apoiar financeiramente ou cedendo espaço físico, estamos dispostos a fazer essas parcerias.

Jornal Tribuna do Povo: Mudando de assunto. Quando veremos a orla do lago pronta, e, o que essa obra significa para a Senhora?
Prefeita Madalena Hoffmann: É um ponto turístico, tanto pra quem mora aqui, quanto pra que vem de fora, sempre vão visitar. É uma obra que vai demandar mais investimento do que aquele que estava orçado pela a Caixa Econômica. Estamos prevendo que serão necessários pelo menos mais trezentos mil reais dos recursos do município, porque todos os dias surgem novidades, e como queremos entregar um projeto bonito para a cidade, temos que fazer. A previsão de entrega é para o aniversário da cidade em dezembro.

No final do evento Madalena se reuniu com os índios Caiapós, que também participaram do mutirão, atendeu as reivindicações e posou para fotos.

A Secretaria Municipal de Saúde fez 2.068 atendimentos no Mutirão Arco Verde Terra Legal

O Mutirão Arco Verde Terra Legal, edição de número 16 e última no estado do Pará aconteceu em Novo Progresso, nos dias 09 e 10 de outubro, na escola municipal Deputado João Carlos Batista, o comparecimento do público foi bastante expressivo, o governo municipal esteve presente, só pela Secretaria Municipal de Saúde foram 2.068 atendimentos, durante os dois dias de mutirão.

Foram vários serviços e atendimentos; 300 vacinas; 132 consultas médicas; 291 tiragens de pressão arterial; 245 pesagens de crianças para o Programa Bolsa Família; e, foram distribuídos 1.100 kits odontológicos contendo um tubo de creme e uma escova dentais.
Além desses atendimentos foram realizadas várias palestras educativas como: de saúde bucal, foi realizada uma exposição dos equipamentos de trabalho da equipe de endemias, com palestras educativas e distribuição de folders sobre; hantavirose, malária e dengue, a equipe de vigilância sanitária esteve presente para orientar as pessoas e distribuiu folders educativos.

O mutirão aconteceu enquanto a Secretária Municipal de Saúde estava viajando. A enfermeira Lucila Glaser, chefe do departamento de saúde, representou a secretária e fez a seguinte avaliação; “O mutirão foi bastante produtivo, as pessoas ficaram satisfeitas com os atendimentos, o mutirão foi bem sucedido e bem recebido pela população”.

Jornal Tribuna do Povo/Manolo Garcia

publicidade

publicidade