segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Boi nas ruas de Novo Progresso causa transtornos

Todos os dias têm animais soltos nas ruas de Novo Progresso, na manhã desta sexta-feira 16 de outubro um lote de gado, com pelo menos 10 cabeças, entre grandes e pequenos, estava às soltas em frente a Prédio da Prefeitura Municipal.

Os animais andavam livremente no meio da rua atrapalhando o transito, podendo a qualquer momento provocar um serio acidente.

Como se não bastasse um bezerro, visitou várias plantas do canteiro de arborização, na orla do lago e deixou algumas danificadas.

Jornal Tribuna do Povo/Manolo Garcia

Tragédia, cabo PM mata a esposa e suicida-se

Novo Progresso está em estado de choque, o Cabo da PM, Edmo Monteiro, atira sua ex-mulher no tórax e em seguida suicidou-se, com uma bala explosiva na boca.

Na manhã desta segunda-feira 19 de outubro o Cabo da Polícia Militar de Novo Progresso, Edmo Monteiro, levou seu filho menor à escola por volta das 07:00h, retornou para casa, atirou contra sua ex-mulher Suenia Souza da Silva, com a intenção de matar, pensando que ela tinha morrido, atirou-se e morreu na hora.

O casal estava separado há mais de um mês, o cabo estava sendo transferido para a cidade de Rurópolis-PA, deveria viajar ainda hoje a noite.

Suenia Souza da Silva era enfermeira, foi socorrida no Hospital Municipal, onde trabalhava, não resistiu a cirurgia para a retirada do projétil e faleceu.

A enfermeira tinha 34 anos de idade, natural de Santa Luzia - PB trabalhava no Hospital particular Clinica Sinhá e no Hospital Municipal.

Jornal tribuna do Povo/Manolo Garcia

Banco da Amazônia de Novo Progresso renegocia dívidas

O Banco da Amazônia informa que está negociando as dívidas dos produtores rurais, financiados pelo PRONAF, e, que tiveram parcelas vencidas no último dia 15/06/2009, através da resolução CMN/BACEN n°3736 de 17/06/2009, alterada pela resolução n°3766 de 29/01/2009.
Com isso o Banco da Amazônia, solicita o comparecimento de todos os produtores rurais enquadrados para que renegociem as suas dívidas, com excelentes condições garantidas pelo Governo Federal.
Também estão enquadrados todos os produtores rurais que possuam parcelas a vencer até dia 30/12/2009.
O prazo para o comparecimento no Banco da Amazônia, para formalização da renegociação é até o dia 30/10/2009.
Banco da Amazônia excelências por natureza.

VEREADORA DE COLIDER-MT É PRESA ACUSADA DE LIDERAR QUADRILHA DE TRÁFICO DE DROGA

Uma equipe de policiais civis de Mato Grosso, comandada pelo Delegado Sérgio Araújo, prendeu na última quinta-feira, 15, a cidadã Regiane Rodrigues de Freitas (foto), que é vereadora do PSB de Colíder/MT.
A vereadora foi presa em cumprimento a um Mandado de Prisão Temporária por suspeita de liderar uma quadrilha que traficava drogas da Bolívia para o norte de Mato Grosso.
Regiane, que segundo a polícia é usuária de drogas, emprestava carros, comprava passagens de ônibus para traficantes buscarem a droga e oferecia sua casa para estocá-la antes de distribuir para vendedores. Segundo o Delegado, as investigações começaram há seis meses, e a vereadora se associou ao esquema no decorrer da investigação, depois de aparecer nas escutas como consumidora. Regiane Freitas, que também é advogada, vai responder por associação ao tráfico de drogas, formação de quadrilha e financiamento para o tráfico. A vereadora se negou a responder a maioria das perguntas do Delegado durante seu depoimento, dizendo que falaria apenas à Justiça. O advogado da vereadora, Alcides Ferreira Júnior, afirmou que não havia tido acesso às provas e que, por isso, não comentaria o caso. Afirmou apenas que Freitas não portava drogas ao ser presa.


Fonte: Folha Online e Nortão Online

Eleição nas Escolas agora é Lei em Novo Progresso

A Câmara Municipal de Novo Progresso-PA aprovou por unanimidade entre os presentes hoje sexta-feira, (16) de outubro o projeto de lei que dispõe sobre a Gestão Democrática do Ensino Público da rede municipal de ensino. A matéria prevê as eleições diretas dos diretores e vice-diretores e coordenadores em sete (7) escolas municipais de Novo Progresso, agora o projeto vai para sanção da Prefeita.
Para o secretário de Educação e Desporto do Município, Senhor Gilberto o processo de democratização do ensino é uma das metas da atual Administração. "Mais de 2.000 mil pessoas participarão através das eleições nas escolas, do processo de escolha dos novos dirigentes escolares. Na opinião do Vereador Adecio Piran que havia encaminhado projeto para apreciação dos Vereadores , afirma que os alunos, pais , professores e funcionários estão construindo uma escola mais cidadã e que a Prefeita Madalena Hoffman-PSDB marca sua historia em promulgar a lei que ele (vereador) já havia tentando no mandato anterior e não obteve êxito , na opinião do Vereador outro(a) Prefeito (a) não faria.
"O projeto representa um anseio antigo da comunidade escolar de democratização da gestão." O titular da pasta garante, inclusive, que o projeto está colocado dentro da proposta pedagógica da Secretaria de Educação. "A participação destes processos forma alunos mais democráticos e comprometidos com a escola e seu bairro, através de experiências concretas", conclui.
O Vereador Mauro César-PT elogiou a iniciativa e a compreensão do vereador Adecio Piran-PDT autor do projeto em retirar sem discutir a competência para tramitar assim facilitou para aprovar o projeto e enfatizou o engrandecimento democrático ao aprovar esta lei, já a vereadora Sara Royer-PSDB diz ser um presente para os professores na comemoração de seu dia e esclarece que o projeto, além de ser inovador desde a sua origem, articula com as eleições dos Conselhos Escolares.

Fonte: Folha do Progresso Redação

IBAMA doa boi da operação Boi Pirata II ao fome zero

A Boi Pirata II já embargou mais de 35 mil hectares de terras. A operação combate o desmate para a atividade pecuária em áreas protegidas na Amazônia Legal.

Com o apoio da Força Nacional e do Batalhão de Polícia Ambiental, os fiscais já apreenderam 628 bois e 101 ovelhas, que serão doados ao Programa Fome Zero, do Governo Federal, e notificaram a retirada de cerca de 20 mil cabeças de gado criado em terras proibidas, como as desmatadas irregularmente ou no interior da Floresta Nacional do Jamanxim (Flona Jamanxim).

Fonte: IBAMA

IBAMA apreende semente de campim na BR 163

Na disputa entre a floresta e o pasto, o Ibama ainda apreendeu nesta segunda-feira (28/9), por precaução, 83 sacas de sementes de capim na BR163 (Cuiabá-Santarém), a 30 km de Novo Progresso. A carga, que pode formar uma pastagem de cerca de 200 hectares, era transportada por um caminhão vindo de Mato Grosso. A dona das sementes foi notificada a apresentar a autorização para o desmatamento da área onde o capim seria plantado.
Já o motorista, que se recusou a informar o lugar da semeadura, foi multado em R$ 1 mil por pescar sem licença e teve uma rede, uma tarrafa e outros equipamentos de pescaria apreendidos.
Apesar de não ter os donos identificados, duas propriedades desmatadas ilegalmente – de 392 e 245 hectares – foram embargadas mesmo sem a autoria dos crimes ambientais. Com a sanção, que só se tornou possível com o advento do Decreto 6514, de 2008, as fazendas não ficarão impunes pelos danos ao meio ambiente. Elas não poderão mais desenvolver qualquer atividade, nem ser alvo de regularização fundiária, enquanto os donos ou posseiros não suspenderem o embargo, o que exige adequação à legislação ambiental. “O Ministério Público Federal firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com os grandes frigoríficos, que não mais comprarão carne de boi pirata, criado em áreas embargadas pelo Ibama”, acrescentou Paulo Maués.

Fonte Redação Folha do Progresso

publicidade

publicidade