quarta-feira, 18 de novembro de 2009

O apagão ainda não foi esclarecido

Por Manolo Garcia

Nossa equipe de reportagem procurou na manhã desta terça-feira 18 de novembro, a gerencia do escritório local da Rede Celpa, para obtermos informações concretas sobre as causas do apagão que deixou milhares de pessoas sem energia elétrica por mais de 70 horas, das 21:00h de sábado 14/11/09 até às 19:20h de 17/11/09 que atingiu o município de Novo Progresso e região.

O gerente local da Celpa, Wilames, considerou o acontecido como um ato de vandalismo que ocasionou a interrupção no fornecimento da energia. Uma torre da linha de transmissão foi derrubada intencionalmente a poucos quilômetros da usina de geração, na queda, outra foi danificada, provocando o apagão.

O gerente não soube explicar se foi um protesto por alguma reivindicação não atendida ou se foi apenas malvadeza. Ele informou também que compete ao escritório central da empresa em Belém a dar mais informações sobre o caso.

Jornal Tribuna do Povo

Escritório da Celpa foi apedrejado


Por Manolo Garcia

Na noite do dia 15/11/09 a vidraça do escritório da Rede Celpa, em Novo progresso foi apedrejada, alguém atirou um tijolo contra a porta da frente do escritório danificando a vidraça, o gerente local, Wilames, classificou como vandalismo.

Tendo em vista que acidade e região estavam em total escuridão por falta de energia elétrica, isso pode ter sido por revolta de alguém inconformado com o apagão.

Jornal Tribuna do Povo

Homem é baleado no garimpo Bom Jesus


Por Manolo Garcia

Deu entrada no Hospital Municipal de Novo Progresso, na noite de sábado 14 de novembro, um garimpeiro, que preferiu não se identificar, alegando que sofreu a agressão por outro garimpeiro no mesmo dia, que tentou contra sua vida, disparando três vezes com uma arma de fogo, contra a sua pessoa, o fato aconteceu no garimpo Bom Jesus.

O garimpeiro disse que estava deitado durante o dia em sua rede quando um homem aparentemente embriagado conhecido apenas como Maranhão chegou atirando, o primeiro tiro pegou de raspão na cabeça, o segundo no cotovelo e saiu na palma da mão e o terceiro não acertou.

O trabalhador disse que não sabe qual foi o motivo do atentado.


Jornal Tribuna do Povo

Apagão escurece a cidade e o bebinho é quem apaga


Por Manolo Garcia

Na noite do último sábado 14 de novembro quando aconteceu o apagão em Novo Progresso, por volta das 21:00h, toda a região ficou as escuras, mas, quem mais sentiu foi o “bebinho do apagão”, que perdeu o ruma, a consciência, a sensibilidade e quase que perde as calças, ainda bem, porque se tivesse perdido as calças, poderia ser pior, alguém poderia fazer jus do velho ditado popular que diz que ...Ú de bebo não tem dono.

O “bebinho do apagão” foi visto por volta das 23:00h, do sábado, na Avenida Jamanxim, esquina com a Avenida Brasil.

No outro dia de manhã, passamos por lá e só vimos um amassado no capim, até agora não se sabe o que aconteceu com ele na calada da noite preta.


Jornal Tribuna do Povo

Sexta-feira 13 era o prenúncio da escuridão!


Diz a superstição popular que sexta-feira 13 é prenúncio de azar e escuridão, de fato para os moradores de Cachoeira da Serra até Moraes de Almeida foi assim.


O azar e os prejuízos causados aos comerciantes e empresários da região e os transtornos à população é ter entre nós pessoas com pensamento infinitamente pequeno, desprovidos de noção de humanidade e bom senso, a ponto de tomarem atitudes criminosas como derrubar uma torre de energia.


Noites longas, intemináveis, na compania do silêncio e das morissocas, para a maioria da população, apenas alguns poucos instalaram motores e sanaram parcialmente a falta de energia. Dias de beber água e até cerveja quentes. Falta de água. Sofrimento para idosos, bebês e pessoas com necessidades especiais na escuridão das noites.

Comércio quase parado, outros fecharam as portas, contando os prejuízos muitos jogaram fora centenas de quilos de frios e carnes.


Mas você deve estar se perguntando, porquê alguém faria um vandalismo desses? Manifestação? Maldade? Falta do que fazer? Revolta? Ninguém sabe ainda. Mas é presciso saber, porque sendo a segunda vez que isso acontece, pode acontecer outras vezes se ninguém for descoberto e punido vamos viver a mercê desses vândalos, que talvez em busca dos seus direitos, jogam os direitos de milhares no lixo.

100 mil pessoas sem energia elétrica e meia duzia de vândalos sorrindo

Esse é o resultado de mais um ato insano que, meia dúzia de pessoas residentes próximos a Cachoeira da Serra fizeram acontecer. Logo após ser inaugurada na última sexta-feira, 13 a energia elétrica permanente no KM 1000 e Vila Isol, alguns moradores que residem próximos a Cachoeira da Serra, derrubaram uma torre de transmissão de energia elétrica, levando mais de 100 mil pessoas a ficarem no escuro.

A Rede Celpa, acionou todos seus funcionários e equipamentos disponíveis para dar uma solução breve ao transtorno causado pelos vândalos, mesmo com todo empenho, Vila Isol, KM 1000, Castelo de Sonhos, Alvorada da Amazônia, Novo Progresso, Santa Julia, Riozinho das Arraias, Moraes de Almeida entre outros vilarejos, ficaram 3 dias e 3 noites sem energia elétrica. O prejuízo, foi incalculável, toneladas de frios, carnes, peixes etc... foram jogados fora por não resistirem, a população, ficou sem abastecimento de água, sem sinal de celular as aulas foram suspensas e o comércio parou, trazendo ao bolso dos progressenses um prejuízo enorme.

A energia elétrica, graças ao empenho da equipe da Rede Celpa, retornou ao normal na Terça, 17 as 20h00m. Segundo informações a Policia Civil está investigando o caso, porém isso pode levar meses para descobrirem quem ou quantos derrubaram essa torre. Segundo uma fonte do Jornal O Atual, outras duas torres de transmissão de energia elétrica serão derrubadas, uma no dia 24 de Dezembro (vespera de NATAL) e outra no dia 31 de Dezembro (vespera de ANO NOVO), se não receberem energia elétrica em suas comunidades. Essa é a quarta vez que a população sofre com esse tipo de vandalismo, e, ninguém, foi punido nem ao menos indiciado por esses crimes.

Por: Reginaldo Ribeiro / Jornal O Atual

publicidade

publicidade