sábado, 7 de agosto de 2010

Fogo destói uma casa em Novo Progresso

Na manhã deste sábado, por volta das 11:00h, uma casa foi totalmente destruída pelas chamas na travessa Belém no Bairro Santa Luzia região central da cidade. Na tentativa de driblar a sua crise financeira, a dona de casa e desempregada estava se projetando para alugar a casa e se mudar para a casa de sua mãe no distrito de Caracol no município de Itaituba,

Dona Angelina morava apenas com um neto de três anos de idade, ela estava conversando com a vizinha, quando retornou para dentro da residência o fogo já tinha começado a queimar a parte superior interna da construção, enquanto o menor assistia televisão na sala.

Ela pediu socorro desesperadamente, gritando aos quatro ventos, o marido da vizinha ainda conseguiu salvar o televisor e não teve tempo para fazer mais nada. A sorte que a empresa JM que constrói o asfalto na BR 163 no trecho urbano da cidade, esta por perto, foi chamada e imediatamente enviou um caminhão pipa que conteve as chamas, mas, a casa que era de madeira já estava destruída, foi tudo muito rápido. O fogo poderia aumentar muito mais, dentro da casa tinha quatro botijões de gás.

Se o caminhão não chegasse a tempo, o fogo poderia ter destruído mais uma casa para cada lado, que já estavam queimando. Ninguém soube indicar as causas do acidente, suspeita-se que possa ser curto circuito.

Mais uma vez a brigada de incêndio não compareceu e continua fazendo muita falta. A cada dia que passa tudo fica mais seco devido o período de estiagem e, se nada for feito outras tragédias poderão acontecer. Por pura sorte ninguém se feriu, ainda.

Fonte: www.diasdiaprogresso.com Por Manolo Garcia

Copemaq fecha o primeiro turno na liderança da Copa Comércio de Futebol Suíço Parque das Araras

Terminou o primeiro turno da Copa Comércio de Futebol Suíço Parque das Araras, dois times estão com sete pontos cada, mas, a equipe da Copemaq lidera por saldo de gols. Nesta sexta-feira jogaram, Copemaq 4 X 2 Posto de Molas São Cosme e para encerrar o primeiro turno, jogaram Valentino Conveniências 5 X 5 Tramaquinas. Valentino ganhava até último minuto e a menos de trinta segundos do apito final a Tramauinas empatou a partida.

A equipe esportiva da Rádio Comunitária Cultura FM transmitiu a segunda partida, com narração do diretor e locutor Édio Rosa, reportagens de pista de Paulo Monteiro e colaboração nos comentários de “China”.

O time da Valentino Conveniências começou o segundo tempo com a vantagem de 2 a 0 sobre a Copemaq, chegou a abrir vantagem de 5 a 1, até então o time se apresentava bem equilibrado. O jogador DJ Juninho foi considerado um guerreiro na zaga, foi até para o gol quando o goleiro tomou cartão amarelo, tentou defender um pênalti, não pegou, mas saiu muito bem na bola.

Em quanto a equipe da Tramaquinas reagia, a Valentino Conveniências não evoluiu mais, fizeram várias faltas e tomaram vários cartões amarelos. A Tramaquinas cavou um pênalti, fez o gol, os atletas seguiram bem entrosados e nos últimos segundos conseguiram o empate de 5 a 5, o que garantiu 4 pontos na disputa.

O próximo turno começa na próxima sexta-feira 13 de agosto, onde jogam todos contra todos novamente e os dos primeiros na colocação geral disputarão a final.

Confira a classificação e a pontuação das equipes:

1° Copemaq 7;

2° Posto de Molas São Cosme 7;

3° Valentino Conveniências 6;

4° Tramaquinas 4;

Construnorte 3.

Fonte: www.diadiaprogresso.com Por Manolo Garcia

Força Nacional vai continuar em Novo Progresso

A Força Nacional de Segurança Pública vai continuar no Pará, dando apoio às operações do Ibama no combater ao desmatamento, assim como, de modo específico, no município de Novo Progresso, desenvolvendo ações de policiamento ostentivo de combate ao desmatamento ilegal.

Vai permanecer no estado por mais 30 dias.

Canal de escoamento de água nas margens no lago segue em construção


Iniciou neste mês as obras para construção de um canal de escoamento para as águas da chuva nas margens do Lago municipal.
Segunda a Prefeita “Madalena Hoffmann” A obra faz parte da ação emergencial da necessidade e melhoria da canalização das águas das chuvas um sistema de drenagem essencialmente preventiva de inundações do local, principalmente por ser uma área baixa e de cursos naturais de água.
Como plano urbanístico e turístico deve conter em seu bojo um plano de drenagem, visando delimitar as áreas mais baixas potencialmente inundáveis a fim de viabilidade ou benefícios, tais como:
- desenvolvimento do sistema viário;
- escoamento rápido das águas superficiais, facilitando o tráfego por ocasião das precipitações;
- eliminação da presença de águas estagnadas e lamaçais;
- recuperação de áreas alagadas ou alagáveis;
- segurança e conforto para a população habitante ou transeunte pela área de projeto.

ILDA ARAUJO DOS SANTOS
Assessoria de Imprensa- PMNP

Prefeita Madalena disse que o aeroporto vai ser construído ainda esse ano

Na manhã da ultima quinta-feira 04 de agosto a prefeita de Novo Progresso, Madalena Hoffmann disse com exclusividade ao Dia Dia Progresso que a ordem de serviço para a obra de construção do aeroporto de Novo Progresso foi homologada pelo Coronel Santos da Aeronáutica do Estado do Pará, o documento foi assinado na manhã de quarta-feira e está sendo encaminhada à empreiteira licitada para a construção, JM Engenharia, Terraplenagem e Construção LTDA.

A prefeita informou que a primeira ordem de serviço que a empresa tinha em mão e que foi suspensa, era válida apenas para o levantamento topográfico da área, agora, é a definitiva, para dar início à construção.

Segundo a prefeita Madalena a empresa terá o prazo de um ano para entregar a obra, podendo ser renovado para mais um ano.

CredPará libera mais de 141 mil reais em financiamentos em Novo progresso

Nesta quinta-feira 04 de agosto o CredPará liberou mais de 141 mil reais para 61 beneficiários do micro crédito. A cada dois meses o programa libera uma etapa. Essa é a quinta edição, as operações já somam mais de 1, 2 milhão de reais.

Entre os beneficiados estão donas de casa, agricultores familiares, horticultores, vendedores e mecânicos entre outros que receberam o pagamento em espécie, os valores vão de 1.300 reais até o máximo de 2.000 mil reais. A devolução é feita em quinze vezes, adicionado 1% de juros ao mês, e um mês de carência para começar a pagar.

A cerimônia aconteceu na manhã de ontem no auditório da Câmara Municipal de Vereadores, contou com a presença da prefeita Madalena Hoffmann, de alguns secretários, do coordenador do CredPará Solidário, Magno Costa Cardoso e dos beneficiários.

O secretário municipal de indústria e comércio, Mauro de Assis Cunha, destacou que o benefício vem contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e injeta dinheiro na economia da cidade, já são mais de um milhão e duzentos mil reais pagos em Novo Progresso.

A prefeita destacou a importância das parcerias entre as secretarias municipais no suporte das ações e disse que trinta por cento da merenda escolar é proveniente da agricultura familiar do município e, que outros produtores interessados podem se dirigirem até a prefeitura para se inscreverem como fornecedores que o programa CredPará também contempla esse seguimento.

A executiva observou que todos têm liberdade de produzir e vender seu produto, “estamos orgulhosos pela atitude e a coragem de vocês fazerem coisas novas”, completou a prefeita.

Foram feitas sete entregas simbólicas, na seqüência os trabalhadores receberam o dinheiro ali mesmo no local. A prefeita entregou o documento para a dona de casa, senhora Maria José Rodrigues Lima que tomou R$1.300,00 (mil e trezentos reais) emprestados, para trabalhar com artesanatos, principalmente com bordados em sandálias. Há mais de dois anos que ela atua na ária, tem cinco pessoas na família e mora no Bairro Santa Luzia.

A sede do CredPará Micro Crédito Solidário está na Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, provisoriamente. Magno Costa Cardoso, coordenador do CredPará em Novo Progresso, disse que o interessado faz a inscrição depois recebe uma vistoria e no caso da aprovação é contemplado com o empréstimo de no mínimo 1.300 reais e no máximo 2.000 reais. A cada dois meses o programa libera um pacote de pagamento.

Os trabalhadores que mais utilizam o dinheiro em Novo Progresso são: vendedoras de produtos cosméticos, agricultor familiar, mecânico de bicicleta, horticultor, piscicultor e farinheiras.

Por Manolo Garcia

publicidade

publicidade