terça-feira, 30 de junho de 2009

Comissão pode votar hoje redução da jornada de trabalho

Brasil - A comissão especial da Câmara dos Deputados que discute a redução da carga máxima de trabalho de 44 para 40 horas semanais deve votar hoje (30) o parecer do relator, o deputado Vicentinho (PT-SP), que também aumenta o valor da hora extra de 50% do valor normal para 75%. A sessão está marcada para as 14h no Auditório Nereu Ramos.
As mudanças estão em proposta de emenda à Constituição e, para entrar em vigor, precisam ser aprovadas em dois turnos pelos plenários da Câmara e do Senado.
Agência Brasil

Celpa alerta para o perigo das pipas

O período das férias escolares se aproxima e junto com ele começam as brincadeiras com pipas, papagaios e rabiolas. Essa ingênua brincadeira representa sérios riscos para as pessoas, para o sistema elétrico e para a cidade que depende de eletricidade para funcionar. O perigo está no choque elétrico que o empinador pode sofrer ao tentar recuperar o papagaio engatado na rede de distribuição, que é energizada. Já a rede, pode ser danificada pela ação, levando à interrupção do fornecimento de energia.

Outra preocupação é o cerol, usado na linha do papagaio, que pode machucar a pessoa que está brincando, ou até mesmo, cortar os cabos da rede elétrica, devido à freqüência com que a linha encerada é puxada quando engata na fiação, ocasionando a suspensão do fornecimento de energia para milhares de pessoas e, em alguns casos, até a interrupção da eletricidade para hospitais, aeroportos e outros locais importantes.

“Esse tipo de acidente prejudica a população como um todo e pode causar sérios acidentes. E uma brincadeira que poderia ser divertida pode se transformar em um drama para pessoas que se acidentam e para a Cidade que fica sem energia elétrica em vários pontos”, é o que destaca Edilberto Müller, coordenador de Operação e Distribuição da Celpa.

Para se ter uma idéia da gravidade do problema, números da Celpa mostram que, em julho, as incidências de interrupções no fornecimento provocado por pipas são maiores na Região Metropolitana de Belém, onde há grande concentração de pessoas, o que aumenta em média 25% o número de interrupções. Em junho do ano passado, a Celpa registrou 476 ocorrências de interrupções causadas por pipas. E no mês de julho, considerado o período mais crítico, as ocorrências chegaram a 880 casos. De maio a dezembro de 2008 a empresa totalizou 1.695 casos de interrupções na rede elétrica causadas pelo brinquedo. Desde o início de 2009 já foram computadas 403 interrupções desse tipo, dentre as quais 125 aconteceram neste mês de junho.

A Celpa orienta os pais e a população que fiscalizem esse tipo de brincadeira, considerada saudável, mas que necessita de cuidados. “É preciso que eles fiquem em alerta e fiscalizem os locais que seus filhos escolhem para empinar os papagaios. Não só os pais, mas a população em geral precisa orientar aquele garoto ou adulto que brinca na sua vila, rua ou bairro para que se divirtam com responsabilidade”, comenta Müller.

Com o objetivo de alertar as pessoas, a empresa especifica algumas atitudes que devem ser tomadas para evitar acidentes e desligamentos no sistema:

Evite usar linhas metálicas ou fitas magnéticas (de vídeo, K7), que são materiais condutores de energia elétrica e podem causar acidentes;
Evite o uso do cerol na linha;
Evite empinar papagaio próximo às redes elétricas. Empine em lugares abertos como praças, parque e campos de futebol;
Evite empinar a pipa quando estiver chovendo ou relampejando, sob risco de levar choque elétrico;
Não suba em postes ou entre em subestações para resgatar pipas, papagaios e rabiolas, pois além de proibido é muito arriscado. São áreas constantemente energizadas e o perigo de acidentes com choques elétricos é muito grande;
Não tente retirar as pipas, rabiolas e papagaios engatados na rede elétrica, pois são responsáveis por boa parte das interrupções no fornecimento de energia elétrica no mês de julho.
(Assessoria Rede Celpa)

Termina hoje prazo para 17,5 mil sacarem o PIS

Faltam dois dias para o fechamento do calendário de pagamento do abono salarial, ano-base 2007, e mais de 697 mil trabalhadores ainda podem efetuar o saque de um salário mínimo (R$ 465). O prazo encerra amanhã, dia 30. Até agora, 95% já buscaram o benefício em todo o país, representando um recorde histórico de 14,8 milhões de beneficiados. No Pará, 321.473 tinham o direito ao dinheiro, sendo que 303.898 já o retiraram. Ainda faltam 17.575.

O calendário identificou 15,5 milhões de trabalhadores com direito do abono. A expectativa do ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, é que sejam realizados mais de 96% dos saques.

"Neste momento de crise, é fundamental que avisemos aos trabalhadores que eles têm este dinheiro para sacar. Historicamente, muitos nem sabem que existe este benefício e que pode ser sacado caso ele esteja enquadrado nos requisitos necessários", afirmou o ministro.

Na Região Sudeste, mais de 192 mil trabalhadores não efetuaram o saque. Em São Paulo há 83 mil benefícios a serem sacados; no Rio de Janeiro 68 mil; Minas Gerais 30 mil; e Espírito Santo 9 mil. No Nordeste ainda há 56 mil benefícios disponíveis; no Centro-Oeste outros 56 mil; no Sul 44 mil; e no Norte 38 mil trabalhadores habilitados ainda não sacaram o benefício.

Governadores da Amazônia querem incluir recuperação de estradas vicinais no PAC

Da Redação
Agência Pará

Palmas - Reunidos em Palmas, capital do Tocantins, sob a coordenação do governador Marcelo Miranda, os governadores da Amazônia querem incluir no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) a recuperação das estradas vicinais, que foram fortemente danificadas pelas fortes chuvas que caíram na região nos últimos meses. Eles querem acesso desburocratizado e repasse imediato dos recursos, a fim de que as obras sejam executadas no verão amazônico.


A proposta de criação do Projeto de Estradas Vicinais para a Amazônia (Previa) no âmbito PAC consta da Carta de Palmas, composta por 10 itens. A deliberação foi tomada durante o V Fórum de Governadores da Amazônia, que contou com a presença do ministro Mangabeira Unger.


A Carta de Palmas foi entregue ao subchefe de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa Civil da Presidência da República, Alexandre Padilha, mas os governadores decidiram que vão articular diretamente com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e com o Congresso Nacional, o encaminhamento e execução das deliberações aprovadas no Fórum de Governadores da Amazônia Legal, realizado nesta sexta-feira, 26, na capital tocantinense. O governador do Amapá, Valdez Góes, próximo anfitrião do evento, que acontecerá dentro de 90 dias em Macapá, foi indicado para articular as agendas da reunião em bloco, e a ideia é promover esses encontros antes do recesso parlamentar.


Produção - A governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, destacou que o programa de recuperação das vicinais é fundamental para garantir o escoamento da produção, sobretudo da agricultura familiar, já que em muitas localidades estradas e pontes foram danificadas, impedindo o tráfego de veículos. Para Ana Júlia Carepa, se os reparos não forem realizados a tempo, há o risco de se criar outro problema, que seria a inadimplência dos pequenos agricultores com o Pronaf (Programa Nacional de Agricultura Familiar).


"É bom lembrar que o governo federal, além de recursos para o custeio agrícola, também instituiu a política de preços mínimos. Portanto, recuperar as estradas vicinais é fundamental para que esses investimentos não se percam", acrescentou. Ela lembrou ainda que o Pará possui pelo menos 150 mil quilômetros de vicinais e ramais, e sem recursos extras, não há como fazer a manutenção desses estradas, especialmente pela crise financeira enfrentada por todos os estados.


O governador do Acre, Arnóbio Marques, destacou a importância social das obras de recuperação das vicinais. Ele defende que sejam captados recursos que ainda não foram aplicados integralmente em outras obras do PAC.

publicidade

publicidade