sexta-feira, 12 de março de 2010

Moléstias continuam fazendo vítimas no Garimpo São Raimundo

Depois mais de 200 pessoas passarem mal com uma doença infecciosa no e desconhecida último domingo no garimpo São Raimundo, agora até os profissionais da saúde que foram medicar os doentes estão contaminados com a moléstia misteriosa.

A equipe médica que foi tratar os doentes também adoeceu, o caso está deixando muita gente assustada, já se fala em epidemia no garimpo São Raimundo. A princípio foi cogitada a idéia de sabotagem, suspeitava-se de envenenamento através da água, uma vez que até que não comeu da comida da festa passou mal, agora a hipótese está sendo descartada.

Segundo informações extras oficiais, até os integrantes da equipe medica que se encontra no local, estão adoecendo, sentem os mesmos sintomas, tontura, vômito, febre e diarréia. Esses levaram comida e água de fora.

Como o local não conta com saneamento básico o problema pode piorar ainda mais.

A precariedade está aliada ao que vem ocorrendo no vilarejo, não existem sanitários na comunidade, uma vez que em garimpo as moradias são improvisadas, as necessidades fisiológicas são feitas aleatoriamente a céu aberto, a fedentina exalada pelas fezes está por todos os cantos.

A doença continua fazendo vítimas e causando preocupações à população local e ao dono do garimpo, as pessoas não querem que seja divulgado o problema, para não causar uma imagem negativa do local.

A doença pode ser causada por bactérias e vírus transmitidos pelos pombos domésticos, é grande o número dessa ave naquele garimpo.

São patologias causadas por pombos:

Criptococose:

doença causada pelo fungo Cryptococus neoformans. É transmitida pela inalação da poeira contendo fezes secas de pombos e canários. Compromete o pulmão e pode afetar o sistema nervoso central, causando alergias, micose profunda e até meningite subaguda ou crônica. Seus sintomas são: febre, tosse, dor torácica, podendo ocorrer também dor de cabeça, sonolência, rigidez da nuca, acuidade visual diminuída, agitação e confusão mental.

Histoplasmose:

transmitida pela inalação do esporo do fungo Histoplasma apsulatum encontrado em fezes secas de pombos e morcegos. Causa uma micose profunda e seus sintomas variam desde uma infecção assintomática até febre, dor torácica, tosse, mal estar geral, anemia, etc. É uma doença que vai depender do estado de saúde do indivíduo, podendo assim se desenvolver ou não.

Salmonelose:

causada pela ingestão de ovos ou carne contaminados pela bactéria Salmonella sp presente nas fezes de pombos e outros animais. Gera uma toxinfecção alimentar com sintomas como febre, diarréia, vômitos, e dores abdominais. Suas fezes, em contato com alimentos como verduras, frutas, podem acarretar nessa doença.

Ornitose:

também conhecida como psitacose, é transmitida por via oral por meio da poeira contendo as fezes secas de aves (pombo, arara, papagaio, perus) e infectadas pela Chlamydia psittaci. O indivíduo infectado pode apresentar febre, vômito, calafrio, mialgia, tosse, cefaléia, acompanhados por comprometimentos das vias aéreas superiores e inferiores. Essa doença é oportunista, isto é,depende do estado de saúde do indivíduo.

Dermatites:

parasitose causada pelo piolho do pombo (ácaros, Ornithonyssus sp.), que provoca erupções na pele e coceiras semelhantes às de picadas de insetos.

Alergias:

ocasionadas pela inalação de penugens de pombos ou de um ar rico em poeira das fezes dos pombos. Pode causar rinites, ou crises de bronquite em pessoas sensíveis.

Fonte: WWW.culturafm.amaisouvida.com.br

Por Manolo Garcia

publicidade

publicidade