quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Novo Progresso poderá ter um laticínio

Novo Progresso terá um laticínio no valor de 220 mil reais, com capacidade de processar quatro mil litros de leito por dia.

O projeto que está em fase de análise, será liberado nos próximos dias, o financiamento é pelo Banco do Brasil, vai atender um grupo de vinte produtores familiares. O projeto prevê a compra de vacas leiteiras para melhoria do plantel já existente, a unidade é composta por uma câmara fria com capacidade para quatro mil litros, um tanque pasteurizador, empacotador, equipamentos para a produção de queijo, doce e outros.

Atendendo às solicitações dos produtores, o SIPRUNP (Sindicato dos Produtores Rurais de Novo Progresso), em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, elaborou e está viabilizando o projeto. Por se tratar de produtores familiares a EMATER vai dar toda a assistência técnica que se fizer necessária. A produção será fornecida à merenda escolar.

Os produtores serão treinados para a produção da matéria prima e capacitados para trabalharem no laticínio.

Agamenon Meneses, presidente do SIPRUNP acrescentou que, se outras pessoas se interessarem por um novo projeto, podem organizar grupos com pelo menos vinte componentes, de preferência da mesma vizinhança e procurar o sindicato. E quem tiver interesse na compra de equipamentos como; ordenha mecânica, teste de mastite, aplicador de iodo, pega-mosca e produtos de higiene também estão à disposição.

DETRAN apreende 50 veículos em Novo Progresso

O DETRAN de Novo Progresso realizou mais uma série de blitz na cidade, no último final de semana, dias 18 e 19 de setembro, sexta e sábado, foram apreendidas 30 motocicletas e um carro, com as 14 motos e 6 carros do fim de semana anterior, já chega a 50 veículos apreendidos em situações irregulares, entre eles uma moto roubada.

As irregularidades são diversas, menores na direção, condutores não habilitados, veículos sem documentos, impostos atrasados e outros, houve até apreensão de uma motocicleta por estar com escapamento de descarga do motor fora do padrão previsto por lei, que produz roído a cima do tolerável, “o famoso escapamento turbal”.

Diante das cobranças da sociedade, o DETRAN já tinha se posicionado e vinha realizando as blitzes, agora ganhou reforço judicial, excelentíssimo senhor juiz de direitos da Comarca de Novo Progresso que solicitou ao DETRAN que intensificasse as brlitzes e fazer valer a o CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

Francisco Gomes de Sousa “Chico Sousa” gerente da agência local do DETRAN nos disse que em caráter educativo por enquanto esta verificando apenas os itens de segurança do veiculo, baseado apenas no artigo 230 do CTB incisos I, II, IV, V e VI.

I – com o lacre, a inscrição do chassi, o selo, a placa, ou qualquer outro elemento de identificação do veículo violado ou falsificado;
IV – sem qualquer uma das placas de identificação;
V – que não esteja registrado e devidamente licenciado;
VI – com qualquer uma das placas de identificação sem condições de legibilidade e visibilidade: diante dessas situações está aplicando apenas medidas administrativas.

A blitz vem acontecendo em caráter educativo, mas, em casos de reincidência e os mais graves foram penalizados, como pagamentos de diárias de pátio e encaminhamento para regularização dos documentos e liberados.

“Chico Sousa” relata que vem sofrendo coação por condutores que trafegam de forma irregular e explica que a melhor atitude é se adequar ao Código de Transito Brasileiro, pois, as blitzes continuarão, por enquanto para fazer a conscientização dos proprietários e condutores, porém, em breve serão repressivas, o DTO (Departamento Técnico Operacional) do DETRAN vai enviar agentes de trânsito para efetivamente se instalarem na cidade.

Tribuna do Povo/Manolo Garcia

AGÊNCIA ARROMBADA

A agência dos Correios de Novo Progresso está fechada devido ao arrombamento ocorrido durante a madrugada. Um cartaz fixado na entrada informa que durante os dias 23 e 24 de setembro a agência permanecerá fechada para investigação da Polícia Federal.

Po: Breitner Vidovix

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REALIZADA 2° ETAPA PROJETO ALFABETIZAÇAO E LINGUAGEM.

Nos dias 24 e 25 de setembro de 2009, a partir das 07h00min horas, a Secretaria Municipal de Educação estará realizando a 2° etapa do Projeto de Alfabetização e Linguagem, no salão Paroquial da Igreja Santa Luzia. O Projeto tem como objetivo capacitar professores que trabalham na Educação Infantil, séries iniciais e Educação de jovens e adultos. Com o tema: Gêneros literários e textuais, os textos desempenham papel fundamental em nossa vida social, já que estamos nos comunicando a todo o momento.



Dep.comunicação PMNP
Jalusa

publicidade

publicidade