quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Pneu de caminhão estoura na Avenida Jamanxim


Pneu de caminhão estoura na Avenida JamanximManolo GarciaUm caminhão, Volkswagen, branco, estacionado erradamente, ao lado do meio fio do canteiro central da Avenida Jamanxim, em frente ao Supermercado Esmeralda, teve o pneu esquerdo dianteiro estourado na manhã desta quinta feira, por volta das 11:00h.A forte explosão provocou apenas um susto nos transeuntes e vizinhanças, porém, se estivesse em movimento, poderia ter causado um acidente e danos a terceiros.
Jornal Tribuna do Povo

Rede Celpa pode sofrer intervenção por serviço ruim

A Centrais Elétricas do Pará (Celpa), empresa do Grupo Rede Energia, está sob risco de intervenção administrativa, por causa do péssimo serviço de distribuição de energia elétrica em todo o estado e prejuízos causados aos consumidores. A Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon), já multou a Celpa em mais de R$ 30 milhões, mas a qualidade não melhorou e a agência já fala em intervenção.
O coordenador do Grupo Técnico de Energia da Arcon, Alfredo Barros, em reunião com empresários em Santarém, disse que a Celpa é uma empresa reincidente, ou seja, foi multada seguidas vezes pelos mesmos motivos. O curioso é que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), órgão federal, obrigou a Celpa a pagar menos de R$ 3 milhões das multas aplicadas pela Arcon.
Barros disse que se uma empresa reincide várias vezes no mesmo problema, pode sofrer uma intervenção administrativa, e revelou que este é o desfecho para o qual está caminhando a situação da Celpa no Pará. A empresa é alvo de reclamações em todo o Estado, por casa das constantes interrupções no fornecimento de energia, as oscilações na tensão elétrica e os prejuízos não ressarcidos.
Em Santarém, uma pesquisa realizada pela Associação Comercial apontou um alto índice de rejeição à Celpa. Em Juruti, pesquisa idêntica teve o mesmo resultado. Em alguns municípios a situação chegou ao ponto de o Ministério Público ingressar com ação judicial contra a empresa. De acordo com a Arcon, os problemas ocorrem em todo o Pará e caso a Celpa não os solucione, a intervenção administrativa pode ser inevitável.
O grupo Rede Energia, que adquiriu a Celpa do Estado em um processo de privatização ocorrido há 11 anos, já se prepara para não ser respingado pelos problemas da Celpa. Por isso a decisão de tirar o nome "Rede" da empresa, deixando somente a Celpa, como era antes da privatização. A idéia é não contaminar o grupo com as ações que podem ser realizadas contra a Celpa.
A última aposta do grupo contra a intervenção é a força econômica. A Celpa é a maior pagadora individual de ICMS, portanto, um grande filão para o governo, que ainda não decidiu se vai enfrentar o poder econômico do Grupo Rede para dar um basta ao constante desrespeito ao povo paraense, obrigado a pagar caro por uma energia de péssima qualidade.
Fonte: Ecoamazonia

publicidade

publicidade