quinta-feira, 30 de julho de 2009

Esculturas de peixe e tartaruga embelezam a obra do lago municipal

Escultura gigante no lago municipal
A obra de construção da praça e da orla do lago municipal começa a ganhar formas, o aterro, o calçamento e a jardinagem já estão bem adiantados, mas o que chama mais a atenção é a escultura de uma tartaruga. Na última sexta-feira 24/07/09 o artista plástico Apolinário Oliveira deu os retoques finais em sua obra de arte que já está fazendo diferença no local, uma das mais importantes, mais criativas e mais belas das artes que esta cidade já viu a escultura de uma tartaruga em tamanho gigante, com a largura e o comprimento medindo três metros e oitenta centímetros e um metro e vinte centímetros de altura na cor lodo madeira. Foram utilizados vinte e cinco sacos de cimento misturado com areia, isopor e estrutura em ferro de construção. A tartaruga foi encomendada pela prefeita Madalena Hofmann, que queria homenagear a Amazônia. O artista projetou e retratou uma tartaruga da espécie “litiúa”, que habita os rios da região em estilo rococó, barroco e figurativo. O artista está esculpindo no outro lado do lago um tucunaré Açu, peixe também amazônico. E vai esculpir uma estátua de Santa Luzia no pátio da Igreja da Comunidade Católica Santa Luzia, com dois metros e sessenta centímetros de altura.Apolinário Oliveira é natural da cidade de Santarém-PA, tem 41 anos de idade e 38 de experiência com artes plásticas, já expôs e tem diversas obras na França, Alemanha, Itália, Canadá e Argentina, e, participou da Exposição Charles Perralt em Paris a mais importante da Europa, alem de várias capitais brasileiras. Apesar de ter levado a cultura paraense para grandes metrópoles, difunde a idéia e a política da interiorização da arte. E disse que esta obra foi feita para contemplação pública e interação com a paisagem, mas, acaba tendo efeito pedagógico, ao admirarem a escultura desperta a curiosidade em conhecer melhor as espécies e o estilo da obra.Por Manolo Garcia

Homem é executado com 12 tiros na comunidade Santa Julia

Segundo informações da Policia Civil, foi registrado um homicídio na tarde de terça feira 28/07/2009. O crime ocorreu na comunidade Santa Julia no km 1120 da BR 163, CERCA DE, 35 km de Novo Progresso PA.
A vitima trata se de GILDAZIO CARMO TEIXEIRA conhecido por (neguinho) de 42 anos, nascido no dia 27/04/1967, morador da comunidade santa Julia, ele foi executado com 12 tiros de arma de fogo, em frente a sua própria bicicletaria (bicicletaria São Jorge).Segundo testemunhas dois homens em uma moto BROZ vermelha, chegaram até a bicicletaria, pediram para encher o pneu, quando a vitima abaixou os mesmos atiram e disparam 12 tiros e logo em seguida fugiram tomando rumo ignorado.
A policia civil esta investigando o caso, com a hipótese que seja um crime de invasão de terra. POR –CJ MORAES/DIGITALNOTICIAS

HOJE ACONTECE DIA 30/07 A III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E ADOLESCENTE

*No dia 30 de julho de 2009 as 14:00horas no auditório da Câmara Municipal, a Prefeitura Municipal de Novo Progresso e a Secretaria de Trabalho e Promoção Social, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselho Tutelar, realizam a III CONFERENCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLENCENTE, para consolidação do principio da PRIORIDADE ABSOLUTA, preconizado na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Com o tema: CONSTRUINDO DIRETRIZES DA POLITICA NACIONAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E DO PLANO DECENAL.
*A Prefeitura Municipal de Novo Progresso e a Secretaria Municipal de Trabalho e Promoção Social, através do Conselho Municipal de Assistência Social e Conselho Tutelar, realizará no dia 31 de julho de 2009 as 14:00 horas no Auditório da Câmara Municipal, a III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.
O tema desta conferência: “PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (SUAS), com a presença da conferencista a Sra. ROSE BALDUINO.
A Conferência é um espaço de caráter prepositivo e deliberativo que oportunizam o debate e avaliação da política de assistência social e a proposição de novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassitencias dos seus usuários.
Por: Jalusa (prefeitura NP)

Ibama finalmente libera licença para asfaltar trechos de 250 km da BR 163 no Pará

Finalmente, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concede, nesta quinta-feira a licença de instalação para autorizar as obras de pavimentação em um trecho de 250 quilômetros da BR-163 da divisa de Mato Grosso, região Norte, em direção a Santarém (PA) onde o está o porto. Outras licenças para obras na mesma rodovia estão previstas para os dias 30 de agosto - pavimentação de mais 100 quilômetros - e 30 de setembro – pavimentação de 350 quilômetros. O presidente do Ibama, Roberto Messias, justificou o fracionamento como uma medida de segurança adotada pelo governo."Como é uma rodovia que passa por uma área que sofreu desmatamento extremo, temos que ter mais cuidado. Equipes fazem vistorias em cada um dos pedaços para ver se os problemas foram sanados em relação às populações tradicionais e aos impactos ambientais”, afirmou Messias.
A obra é reivindicada, há muitos anos, pelo setor produtivo do Nortão de Mato Grosso e Sul do Pará. Escoando a safra agrícola e madeira via porto de Santarém, o frete fica 30%, em média, mais barato, se comparado com o transporte feito via portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR). A importação de insumos, maquinários e outros produtos também ficará mais barata. O presidente do DNIT, Luiz Pagot, havia informado, anteriormente, ao Só Notícias, que a falta de licença ambiental do Ibama era um dos principais entraves burocráticos para a pavimentação ser feita. Os 900 km entre o Nortão e Santarém foram divididos em vários trechos. Alguns estão sendo pavimentados, como é o caso de Guarantã do Norte até a divisa dos dois Estados. As obras são feitas pelo 9º BEC. Em um trecho paraense, o Exército também está trabalhando.Atualmente, mais de 65% do trecho divisa-Santarém não são pavimentados. No período chuvoso, as dificuldades são imensas para caminhões com comida, combustível e outros produtos, além de ônibus e veículos trafegarem.

Fonte: Só Notícias

publicidade

publicidade