quinta-feira, 25 de março de 2010

VEREADOR RATO MANDA INFORMAÇÕES NOVAS SOBRE A LUTA PELA REDEFINIÇÃO DA FLONA JAMANXIM

Após reunião em Itaituba, onde a governadora ANA JÚLIA adotou a reivindicação pela redefinição dos limites da FLONA JAMANXIN, foi programada uma reunião junto a Casa Civil do Governo Federal em Brasília, no sentido de convencer o Instituto CHICO MENDES aceitar a proposta elaborada pela sociedade de Novo Progresso – PA e Castelo dos Sonhos (Altamira – PA).

Em Brasília, o Vereador Mauro César (Rato) – PT, junto com o Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Novo Progresso, Agamenon Menezes, estiveram com o Deputado Zé Geraldo – PT, onde ficou acordada essa reunião para a data de 15 de abril.

O Líder do Governo na Assembléia Paraense, Deputado Airton Faleiro – PT, diz-se confiante numa solução logo nesta reunião, devido ao fato de que agora, o pleito é do Estado do Pará, e não mais somente da sociedade local.

A FLONA JAMANXIN nas dimensões atuais retirara o direito de mais de 800 famílias, e prejudica a economia local reduzindo o montante de dinheiro que girava na região. Depois do Governo Federal ter liberado 50% da reserva em propriedades no entorno da BR-163, a redução da FLONA seria uma outra grande noticia para a população.

Fonte: Ascon - Vereador Mauro César Brescine

CONGRESSO ADIA VOTAÇÃO DO PLEBISCITO DO ESTADO DO TAPAJÓS

O Plenário da Câmara adiou para Terça-feira, 30/03, a votação das matérias que aprovam a realização dos Plebiscitos para a criação dos Estados TAPAJÓS e CARAJÁS. As proposições estão na pauta da sessão extraordinária desde terça-feira passada, porém um impasse entre os Deputados quanto a um outro Projeto que estava em debate, acabou obstruindo essa votação. No entanto, já está confirmado pelo Presidente da Câmara MICHEL TEMER (PMDB) a inclusão dos Plebiscitos na próxima semana.

Enquanto tramita a proposta do TAPAJÓS, vereadores e prefeitos dos municípios da região fazem um trabalho de campanha e conscientização em todos os gabinetes de Deputados na Câmara.

Segundo o Vereador de Novo Progresso – PA, Mauro César (Rato) – PT, a comitiva, mais os Deputados Lira Maia – DEM e Geovani Queiroz – PDT, já conversaram pessoalmente com 155 Deputados. Destes, apenas um único Deputado afirmou ser contra o projeto. Além disso, existe um Deputado Paraense, Zenaldo Coutinho, que embora não esteja convencendo está pelos corredores da Câmara militando contra a criação destes estados.

Os Deputados Asdrúbal Bentes – PMDB e Paulo Rocha – PT, também estão atuando juntos as lideranças partidárias visando aprovar a proposta.

Em resumo, os Deputados da Câmara já tratam essas matérias como pacificas, ou seja, pré-combinadas pela sua aprovação.

publicidade

publicidade