quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

PREFEITURA REALIZA MUTIRÃO DE COLETA DE ENTULHOS NOS BAIRROS

Texto - Édio Rosa
Depois de meses de muito lixo e sujeita em Novo Progresso, o Departamento de Obras da nova administração está tentando correr atrás do prejuízo e limpar a cidade. Está realizando mutirões de limpeza de quintais nos bairros. Na semana passada o trabalho foi realizado no Bairro Santa Luzia, esta semana o mutirão passou para o Bairro Jardim Planalto I.
Estão sendo convocados os moradores para realizarem a limpeza dos entulhos em seus quiantais e colocarem na frente das suas residências. A prefeitura entra com as máquinas e caminhões para a retirada dos entulhos e limpeza da rua em frente as casas.
O mutirão está tendo ótima aceitação da população, que estava anciosa por esse trabalho desde o ano passado, sendo que grande quantidade de lixo e entulhos estão sendo retirados, deixando os bairros mais limpos e aceados.
A Secretaria de Obras pretende percorrer com o mutirão todos os bairros da cidade realizando essa limpeza, de acordo com um cronograma que está sendo montado pelo próprio departamento, acompanhando as as condições de trabalho do Departamento. Muito bom, a população com certeza agradece!

Presos traficantes que atuavam no Distrito de Moraes de Almeida

Texto: DIlzan e Carlos Alberto
A Polícia Militar do Destacamento de Moraes de Almeida, município de Itaituba, sudoeste do Estado, prendeu às 2h00min da manhã de sábado, dois homens acusados de comercializar drogas nas imediações da BR-163 no local conhecido por Peixotinho. Com os traficantes foram apreendidos 131 papelotes de droga denominada cocaína.

Segundo o SGT/PM Soares, comandante do Destacamento, a polícia chegou aos traficantes através de denuncia anônima. "Ao tomar conhecimento da denuncia fomos até o local indicado e abordamos Dilzan Martins Borges, 26 anos, o mesmo foi localizado num quarto em um vila na rua Peixotinho e na gaveta de uma mesa foram encontrados 51 papelotes da droga". Ainda segundo a polícia Dilzan estava em companhia de sua companheira Lucilene Alves de Sousa.Os dois foram presos em flagrantes e encaminhados para a carceragem do Destacamento local. Posteriormente a polícia abordou o seu comparsa, Carlos Alberto em via pública e no bolso esquerdo de sua bermuda foram encontrados nove papelotes da droga. A polícia acompanhou Carlos Alberto até o quarto aonde o mesmo residia e ao revistá-lo encontrou mais 69 papelotes da droga. E por volta de 3h00min, foi detido Samuel da Silva Olegário, 43 anos, responsável pela vila onde estavam Dilzan e Carlos; próximo a cama de Samuel foram localizados dois papelotes de pasta básica de cocaína. Os três homens e a mulher foram presos em flagrante e conduzidos para o Destacamento da PM em Moraes de Almeida.

No domingo pela manhã somente dois dos acusados foram apresentados na 19ª Seccional de polícia de Itaituba, Dilzan e Carlos; segundo o SGT/PM Soares, "Samuel foi preso, mas foi colocado em liberdade, o mesmo alegou não saber a origem da droga, ou quem havia colocado em seu quarto". Quanto a mulher, a polícia não informou sobre a prisão da mesma.

À reportagem, Camila de Cássia Araújo de Matos, mulher de Carlos Alberto contesta a versão do policial militar. Camila afirma que na manhã de sábado, ao se dirigir ao destacamento da PM de Moraes de Almeida encontrou-se com um rapaz conhecido por "Bala", enteado de Samuel, e o mesmo relatou a mulher que seu padrasto teria sido colocado em liberdade porque "pagou à polícia". Bala disse à mulher que vendeu um trator por R$ 15 mil reais e conseguiu "livrar Samuel da cadeia". E Lucilene Alves de Sousa, conta Camila, "entregou seu cartão do Banco BRADESCO e a senha de sua conta bancaria ao comandante da PM de Moraes de Almeida, para que o mesmo sacasse um mil reais e posteriormente liberasse a mesma. O cartão, inclusive foi apresentado pelo policial na 19ª Seccional de Itaituba.

De acordo com a delegada Flávia Leal, os acusados foram autuados em flagrante e o flagrante encaminhado à Justiça, "se for mantido o flagrante Dilzan Martins Borges e Carlos Alberto serão transferidos para o presídio local".

Lúcio Freire

CRIADA COMISSÃO PARA APURAR IRREGULARIDADES NO CONCURSO PÚBLICO

Texto: Édio Rosa
A Prefeitura Municipal, ao contrário dos comentários equivocados em Novo Progresso, não anulou o concurso público, realizado pela administração anterior em janeiro de 2.008, apenas está investigando o referido concurso, através de uma comissão criada com esta finalidade. A prefeita Municipal, através do Decreto nº 12/09 anulou os atos de nomeação e posse dos aprovados no concurso.
A preocupação da nova administração são diversas denúncias e indícios de irregularidades na execução do concurso. Um dos principais problemas observados é o fato de ser disponibilizado um número excessivo de vagas e cargos dentro da administração pública municipal, sem lei que anteriormente à ampare; disponibilizando um número de vagas, maior até que as constantes na Lei Municipal nº 180, vigente desde 2.005. Mas aléms destas existem outras denúncias de irregularidades que estarão sendo apuradas pela comissão.
O mecanismo utilizado para realizar a averiguação, foi a criação através do Decreto nº 11/2009, da Comissão para Verificação da Regularidade do Concurso Público, composta por cinco integrantes, sendo eles, o sr. Lincon Brasil Queiroz, Sueli Vieira dos Santos, Elenice Onetta, Núbia Tânia dos Santos Sobrinho e Hugo Roque Bazanella Spohr. Essa comissão tem prazo de 90 (noventa) dias para apresentar um relatório sobre esse concurso, no que tange a observância dos preceitos constitucionais da legalidade, moralidade e probidade. Após conclusão dos trabalhos da referida comissão, será encaminhado para o Poder Judiciário com vistas ao Ministério Público para as providências cabíveis.

Proteção a Floresta do Jamanxim pode ser suspensa

José Maria Tomazella – Estado de S. Paulo
Quatro das 65 florestas nacionais podem perder a condição de áreas rigorosamente protegidas por lei. Um grupo de trabalho criado pelo Ministério do Meio Ambiente proôe o rebaixamento das “flonas” florestas nacionais de Ipanema/SP, de Restinga de Cabedelo/PB, de Caçador/SC e do Jamanxim/PA por não atenderem requisitos como o da autossustentabilidade.
A Flona do Jamaxim/PA, criada em 2.006, é uma das unidades de conservação mais desmatadas da Amazônia. Com mais de 1,3 milhão de hectares, criada para barrar o desmatamento no eixo da BR-163(Cuiabá-Santarém), já perdeu 9,2 mil hectares com a abertura de estradas clandestinas, retirada ilegal de madeira e incêndios.
Sobre a Flona do JAmanxim, existe um Termo de Ajustamento de Conduta sendo discutido com os ocupantes da área, e o ICMbio entende que houve um erro técnico na definição dos limites da UC. O grupo de trabalho formulará uma prposta que será encaminhada ao Ministério do Meio Ambiente e depois ao Congresso Nacional. A proposta é rever os limites de modo a não se perder a área da unidade.

MADALENA ENCONTRA PREFEITURA SUCATEADA

Empossada no último dia 01 de janeiro, ao receber as chaves da prefeitura, a prefeita Madalena e seu secretariado foram surpreendidos com a situação encontrada em todas a secretarias municipais, com sucateamento, falta de móveis e equipamentos, bem como sumiço de pastas e documentos oficiais da prefeitura de Novo Progresso.
Diversas secretarias e departamentos foram encontradas com as salas vazias, não tem sequer mesas, cadeiras e muito menos computadores para os funcionários poderem trabalhar.
A prefeita Madalena terá assim um grande desafio pela frente, para equipar a sua administração e começar a trabalhar para atender as demandas da população. Sem dúvida o patrimônio público de Novo Progresso sofreu um grande revés nos últimos anos, o que levará tempo e custará milhares de reais para ser recuperado. O caos encontrado demonstra de forma definitiva a falta de habilidade e desrespeito com o município por parte da gestão anterior.
Além da estrutura interna no paço municipal, a mais séria preocupação da prefeita Madalena e dos recém nomeados secretários é com o desaparecimento de muitas pastas de documentos municipais, cujo levantamento do alcance e da seriedade desse problema já esta em andamento pelos advogados procuradores do município, visando responsabilizar a quem couber culpa por essa situação lamentável encontrada.
O descaso encontrado na prefeitura a partir do dia 01 de janeiro último,está sendo tratado como uma verdadeira “herança maldita” deixada pela administração anterior, cujos reflexos acabam sendo sentidos pela população local, que acaba sendo prejudicada no atendimento nesses primeiros dias da nova administração. Mas segundo assessoria da prefeita Madalena, apesar de todos os problemas encontrados,a vontade de “arrumar a casa” é muito maior e será feito o máximo empenho no sentido de sanar os problemas e partir brevemente para um novo tempo de organização e melhorias para a população do município.

Novo Progresso: Polícia investiga origem de aparelhos eletrônicos

A Polícia Civil de Novo Progresso, no sudoeste do Estado, inicia nesta segunda-feira (5) uma investigação para apurar a procedência e destinação dos eletrônicos que foram interceptados pela Polícia Militar no sábado (3) de um caminhão na rodovia BR-163, a 30 km da cidade. Caso seja confirmado que os equipamentos foram desviados da Secretaria de Educação do município, a polícia abrirá inquérito para investigar os envolvidos no crime.
O motorista do veículo chegou a ser preso no sábado, mas foi liberado após interrogatório. Em depoimento, ele afirmou que apenas recebeu ordens para levar os aparelhos para Santarém.
De acordo com a polícia, foram encontrados 149 aparelhos de som e 49 caixas com televisores, cada uma com seis aparelhos. Os equipamentos seriam utilizados nas escolas da rede pública de Novo Progresso. Os equipamentos não possuiam nota fiscal e estavam sem o lacre da Seduc.
Segundo os policiais, os lacres dos objetos foram tirados e jogados próximo à prefeitura.
Os aparelhos ficarão retidos na delegacia até a origem ser comprovada.
A polícia chegou até o caminhão depois de receber denúncias anônimas. No sábado, a PM montou barreira na rodovia BR-163, no sentido de Itaituba, e conseguiu abordar o caminhão suspeito a 30 km da cidade. De acordo com levantamento da polícia, todo o material apreendido pertence ao patrimônio público municipal e foi conseguido através de convênios com a Seduc (Secretaria de Estado da Educação).

Câmara libera Contratações temporárias para o funcionalismo público

Em Sessão Extraordinária na manhã da segunda-feiraq dia 12, na Câmara Municipal com a presença de cinco dos nove vereadores vereadores, foi aprovada concessão de Autorização para a Prefeitura municipal, contratar funcionários temporários pelo período de 06 meses.
A autorização foi pedida pelo poder executivo aos vereadores, tendo em vista o Decreto que "suspendeu" o concurso Público Municipal realizado na gestão anterior. Muitos aprovados naquele concurso aguardam anciosamente uma possível contratação, mas isso somente deverá acontecer após uma minuciosa investigação por uma comissão criada para esta finalidade e também pelo Departamento Jurídico da Prefeitura Municipal, caso sejam descartadas as denúncias de diversas irregularidades na execução do concurso pela administração anterior. Segundo a prefeita municipal, caso sejam confirmados as irregularidades na execução do concurso, o mesmo será cancelado e um outro seria convocado para o preenchimento das vagas.
Com a aprovação da contratação de temporários por seis meses pela Câmara, qualquer pessoa poderá ser contratada para compor o quadro de Servidores Municipais.
Os Vereadores que participaram da sessão extraordinária do dia 12, foram o Presidente Hamilton Alves (PSDB), Macarrão (PT), Sara (PSDB), Bueno (PT) e Paulo Denadai (PMDB), que aprovaram por unanimidade a solicitação do executivo. Os demais vereadores faltosos encontram-se em licença e devem voltar ao trabalho somente nos próximos dias.

publicidade

publicidade