domingo, 4 de outubro de 2009

Novo Progresso: A Presidenta do Conselho Tutelar, Ceiça Pantoja, convoca a imprensa e “rasga o verbo” em entrevista.

A conselheira e recém presidenta do Conselho Tutelar de Novo Progresso, (CEIÇA PANTOJA), enviou ofícios a imprensa local para explanar vários casos e descasos que vem acontecendo no órgão. Ceiça declarou ao Repórter Ratinho (Cultura FM), Édio Rosa (Tribuna do Povo) e Reginaldo Ribeiro (Jornal O Atual), que o Conselho Tutelar de Novo Progresso está sofrendo várias criticas por parte da população pela falta de estrutura que estão passando. A presidenta, afirmou que a linha telefônica que tinham prometido ao conselho, foi instalada na Secretaria de Ação Social, ficando o conselho podendo usar esse telefone, apenas na parte da manhã, “temos que usar de nossos créditos de celular para resolver e atender denúncias, pois, não temos telefone, deixam a gente sem água e sem acesso ao banheiro. Temos apenas uma mesa para dividir entre 5 (cinco) conselheiras para atender a população que nos procuram, não temos carro próprio, o carro que sedem pra gente, é do MEIO AMBIENTE, o qual não está resolvendo nada pois, é apenas meio período, e mais, o carro, é do MEIO AMBIENTE E NÃO DO CONSELHO TUTELAR. Afirma a presidenta.

Ainda na coletiva, a presidenta afirmou que as portas não têm fechaduras e que vários documentos estão desaparecendo, pessoas que não fazem parte do conselho, entram e saem quando querem. Segundo a conselheira, a Dra. Célia a qual é presidenta do Conselho de Direito da Criança e Adolescente, não está cumprindo seu papel, “Ela, deveria correr atrás de recursos para o Conselho Tutelar de Novo Progresso junto à prefeita e não nos cobrar algo que não compete a ela, não somos subordinadas a ela” disse a presidenta Ceiça Pantoja.

Finalizando, a presidenta afirma que o conselho está totalmente sem estrutura, crianças que ficam na ‘Casa de Passagem’, passam quase todas as noites sozinhas, “isso, compete a Ação social, não vamos nos responsabilizar, por algo que não nos compete, muito menos, ficaremos servindo de alvo para criticas, pois isso, compete a eles”. Precisamos de ajuda, ajuda do Legislativo, Executivo em fim, sem união, o Conselho Tutelar de Novo Progresso, não terá como atender a população que nos procura.

Precisamos de um carro exclusivo para o Conselho, precisamos de uma linha telefônica para o Conselho, precisamos de logística de trabalho, estamos falando de crianças e não de animais. Finaliza Ceiça Pantoja, Presidenta do Conselho Tutelar de Novo Progresso.

Por: Reginaldo Ribeiro

MARIDO ENDIABRADO APLICA GOLPE DE MACHADO NA ESPOSA

Pensando que sua mulher fosse um pedaço de lenha, o braçal Alíson Alves “Anderson”, de 22 anos, atingiu com golpe de machado sua esposa Maria Letícia de Souza.O fato aconteceu no bairro São Lázaro, no município de Oriximiná, região Oeste do Pará. A versão contada à imprensa, é de que Maria Letícia todas às vezes em que está com a pomba gira no corpo acha de querer matar o marido e quebrar tudo em casa. Desta vez o “Anderson” estava com um demônio muito mais poderoso do que o da mulher e acabou atingindo a “possuída” com um golpe de machado.

O caso da manifestação explícita do capeta, que deveria ser tratado em centro espírita, foi parar na Delegacia de Polícia Civil do Município, onde a Delegada, que não é mãe de santo, nem exorcista, tratou os dois “endemoniados”, levando Anderson junto com a mulher para a cadeia.Versão- Na frente da Delegada, Anderson disse que sua companheira de cama e mesa Maria Letícia, toma remédio controlado, é portadora de problemas mentais e em noites de lua cheia costuma ficar atacada.


Nesse estado, quebra tudo em casa, fica nua, e por diversas vezes quis colocar fogo na casa onde mora com o marido.Por sua vez, Maria Letícia, depois que voltou ao normal, livre das garras do capeta, contou que seu marido é que começou a briga. ”Ele me deu dois tapas, depois pegou o machado, correu atrás de mim e disse que ia me partir ao meio”, foi o que ela declarou à Delegada.Os vizinhos, chamados a depor, confirmaram que Maria Letícia, além de sofrer das faculdades mentais, também freqüenta terreiros de macumba, onde é possuída pela caboclas Erondina, Loura da Praia e Cigana da Matinha.


“Todas às vezes em que está com o diabo no couro, fica agressiva. Nem os filhos, nem ninguém da família agüenta essa mulher”, falou.“Ela queria me cortar com um terçado, eu pedi para ela parar, ela não deu ouvidos, então, eu tive que reagir atingindo ela com golpe de machado”, explicou Anderson, na Unidade Policial de Oriximiná.


fonte o impacto










Autoridades debatem a Flona Jamanxin em Novo Progresso

OMinistério Público Federal vai participar, dias 02 e 03, de reuniões no município de Novo Progresso (sudoeste do Pará), para debater o futuro da Floresta Nacional (Flona) do Jamanxim, Unidade de Conservação criada em 2006.Nas últimas semanas, a Flona foi um dos palcos da Operação Boi Pirata II, que apreendeu gado criado em áreas desmatadas ilegalmente.

Segundo um levantamento do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Jamanxim é a terceira reserva com maior número de multas ambientais na região: foram 1,9 milhões desde a criação.Os produtores rurais que atuam dentro da Flona propuseram ao Instituto Chico Mendes, responsável pelas Unidades de Conservação no Brasil, um Termo de Ajustamento de Conduta com várias modificações na regulamentação e fiscalização das atividades produtivas na área.Na semana passada, a proposta de TAC foi apresentada aos procuradores da República que atuam em Santarém, responsáveis pelo caso.

"Independente de discussões políticas, a legislação ambiental têm que ser obedecida, nessa e em qualquer outra região do Pará", posiciona-se Marcel Brugnera Mesquita, procurador que representará o MPF nas reuniões desse fim de semana.Devem estar presentes, além do MPF, o ICMBio e associações de produtores rurais que pleiteiam mudanças na reserva. A primeira reunião, no dia 02, acontece na sede do município de Novo Progresso. A segunda, no distrito de Castelo dos Sonhos.

Os encontros fazem parte do chamado Mutirão ArcoVerde/Terra Legal, do governo federal.Criada em fevereiro de 2006 pelo decreto presidencial nº 10.770, a Flona do Jamanxim está localizada a Noroeste da BR-163, na divisa entre os estados do Pará e Mato Grosso. Tem um perímetro de 1.301.120 hectares.

Fonte: Ecoamazônia

O mel adoça a economia progressense

Na última semana foi realizado um curso de qualificação e reciclagem de mão-de-obra, pelo SENAR (Serviço de Nacional Aprendizagem Rural), no P.A. Projeto de Assentamento Nova Fronteira, a 65km de Novo Progresso.Dezeseis agricultores familiares participaram, o corso tem o incentiva da Igreja Católica, comunidades de Novo Progresso e da Comunidade do Trinta, o treinamento realizado inclui desde a identificação de abelhas e enxames, a construção da caixa, manutenção do enxame manejo em geral até o envasamento do mel e a comercialização, treino na teoria e na prática.Os novos apicultores pretendem manter seus enxames a principio, apenas com flores silvestres, caso não seja possível, o projeto prevê a introdução do cultivo de que produzem flores em abundancia para complementar o alimento das abelhas, como gira-sol, laranjeira, goiabeira e outras, plantas que além de fornecer o néctar também produzam frutos ou sementes para complementar a renda das famílias de apicultores.

Jornal Tribuna do Povo/Manolo Garcia

Grave capotamento na BR 163

Por volta das 17:00h deste sábado 03/10, na altura do km 1.057 da Rodovia BR 163, aproximadamente 03km da Vila Alvorada da Amazônia, no sentido Cuiabá Santarém, zona rural de Novo Progresso, aconteceu um grave acidente automobilístico, uma camionete Toyota modelo HILUX 3.0 TD, 4x4, SRV 4WD, placas KAR 2376 de Novo Progresso – PA, que trafegava no sentido Alvorada da Amazônia - Novo Progresso, após passar por uma curva na rodovia, perdeu a direção, saiu do leito da estrada e capotou. Pessoas da vizinhança e, os que trafegavam pelo local, informar que o veículo ficou com os pneus para cima, prestaram socorro ao condutor e ajudaram a desviraram a camionete, eles não souberam informar o nome do motorista, mas, disseram que ele não se machucou e passa bem, já o veículo ficou bastante danificado e teve três pneus esvaziados.

Jornal Tribuna do Povo/Manolo Garcia

publicidade

publicidade