terça-feira, 13 de outubro de 2009

Vice Governador Odair Correia visita a Rádio Cultura

O Vice Governador do estado do Pará, Odair Correia (PDT), marcou presença no Mutirão Arco Verde Terra Legal em Novo Progresso neste dia 10 de outubro de 2009.

Na oportunidade Odair Correia, visitou a Rádio Comunitária Cultura FM 87,9, deu entrevista ao vivo para o Dr. Marcio Sheles de Lima e à Locutora Mariel Farias, no Programa Clube do Samba, de Carlinho Cohen, o Vice Governador falou do Governo de Ana Julia e de seu trabalho por mais de uma hora.


Entre os assuntos abordados ele destacou as ações na educação, a aprovação da verba para a construção do aeroporto em Novo Progresso e que foi atendido o pedido de viaturas para Polícia Militar pelos vereadores progressenses.

Posou para foto com o locutor Carlinho Cohen, secretária recepcionista da rádio, Isa e com Dr. Marcio Sheles de Lima e retornou para a capital Belém.


Jornal Tribuna do Povo/Manolo Garcia

Polícia divulga número de presos por tráfico

As operação policiais coordenadas pela Polícia Civil de Santarém, responsável por 18 municípios que compõem a região do Baixo e Médio Amazonas, oeste paraense, resultaram na desarticulação de 82 pontos de vendas de drogas, conhecidas como "bocas de fumo", e nas prisões de 183 traficantes de drogas.

Ao todo, mais de 137 quilos de drogas foram apreendidos entre janeiro e outubro de 2009. Desse total, foram 114,2 quilos de cocaína; 22,2 quilos de maconha e 532 gramas de pedras de "crack". Os números de prisões e de apreensões já superam os do ano passado, quando foram presos 105 traficantes de drogas na região e foram registradas as apreensões de 95,31 quilos de cocaína e 6,78 quilos de maconha.

Os dados são resultantes da intensificação das operações policiais de repressão ao tráfico de drogas na região. A Polícia Civil de Santarém é responsável pela coordenação das operações "Tempestade"; "Normandia I" e "Normandia II", e "Santorini", entre outras, que resultaram nas prisões de traficantes e apreensões de entorpecentes.

Sob coordenação do delegado Jardel Guimarães, superintendente regional do Baixo e Médio Amazonas, as ações são desencadeadas progressivamente nos municípios da região, conforme determinação da Diretoria de Polícia do Interior (DPI), sob direção do delegado Miguel Cunha, e da Delegacia-Geral, tendo à frente o delegado-geral Raimundo Benassuly.

Entre essas cidades estão Santarém; Alenquer; Itaituba; Oriximiná; Monte Alegre e Novo Progresso, que registraram os resultados mais expressivos em termos de prisões e apreensões. O combate ao tráfico de drogas na região contou com a parceria de outros órgãos, como Polícia Militar e Ministério Público, além de outras unidades da Polícia Civil.


Walrimar Santos - Ascom/Polícia Civil

Novo Progresso: Mutirão Arco Verde


Foram entregues 232 títulos para ocupantes situados na Gleba Curuá, que receberam seus documentos nas mãos das autoridades Presentes vice Governador Odair Correa-PDT, Prefeita Madalena Hoffmann-PSDB, Presidente da Câmara Municipal, Deputado Federal Ze Geraldo-PT, Dep. Airton Faleiro-PT e o coordenador Geral do Terra Legal, Carlos Guedes. A área total a ser regularizada é de 75 mil hectares.

Um dos critérios adotados para a regularização é o tempo de ocupação da terra. As propriedades de até um módulo fiscal serão tituladas sem ônus para o ocupante, já aquelas que possuem até quatro módulos fiscais serão alienadas aos posseiros a valores com até 70% abaixo do valor da tabela e, as áreas com dimensão entre quatro e 15 módulos fiscais serão negociadas com valores até 50% inferiores.

Em Novo Progresso, município em que foi implantado um escritório do Terra Legal para entrega de títulos e realização de cadastros, o valor mínimo da tabela referencial de preços (que baliza o cálculo do valor da parcela a ser titulada), está cotado em R$ 307,00. No entanto, o valor da parcela titulada poderá variar em razão de fatores como a dimensão da área, a localização e acesso. A entrega desses títulos é resultado do trabalho iniciado pelo Incra com o Exército Brasileiro, na área de abrangência da BR-163, numa ação de levantamento e georreferenciamento em 10 glebas, em 4 municípios, realizado desde 2008.

A partir desse ato, os novos proprietários terão apoio do poder público para desenvolver atividades produtivas em consonância com a exploração adequada pelo zoneamento ecológico e econômico de cada região. Legalidade e produção sustentável Com a entrega dos títulos, começa uma nova etapa no desenvolvimento sustentável das propriedades legalizadas com a estratégia chamada Rota Verde.

De incentivo ao desenvolvimento de sistemas de produção sustentáveis justamente para atender aos agricultores familiares - posseiros que ocupam as áreas tituladas de até quatro módulos fiscais. Esses agricultores terão prioridade no acesso às políticas públicas de regularização ambiental e de fomento ao desenvolvimento de atividades produtivas sustentáveis. É baseado no compartilhamento das informações utilizadas na regularização fundiária via Terra Legal e no software do Pronaf Sustentável para o licenciamento ambiental da propriedade. Além disso, conta com a prestação dos serviços de assistência técnica e extensão rural, acesso a crédito e, ainda, aos programas do Governo Federal de compra da produção, como o PAA Sociobiodiversidade.

Parcerias - O Rota Verde será implementado pelos ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Meio Ambiente (MMA) em parcerias com estados e municípios. Outra parceria bastante promissora nesse campo é a que está sendo construída entre o MDA e o Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM) para o monitoramento pós-título.

Com Informações do Site:

Folha do Progresso e ASCOM MDA/Incra

publicidade

publicidade