terça-feira, 13 de outubro de 2009

Polícia divulga número de presos por tráfico

As operação policiais coordenadas pela Polícia Civil de Santarém, responsável por 18 municípios que compõem a região do Baixo e Médio Amazonas, oeste paraense, resultaram na desarticulação de 82 pontos de vendas de drogas, conhecidas como "bocas de fumo", e nas prisões de 183 traficantes de drogas.

Ao todo, mais de 137 quilos de drogas foram apreendidos entre janeiro e outubro de 2009. Desse total, foram 114,2 quilos de cocaína; 22,2 quilos de maconha e 532 gramas de pedras de "crack". Os números de prisões e de apreensões já superam os do ano passado, quando foram presos 105 traficantes de drogas na região e foram registradas as apreensões de 95,31 quilos de cocaína e 6,78 quilos de maconha.

Os dados são resultantes da intensificação das operações policiais de repressão ao tráfico de drogas na região. A Polícia Civil de Santarém é responsável pela coordenação das operações "Tempestade"; "Normandia I" e "Normandia II", e "Santorini", entre outras, que resultaram nas prisões de traficantes e apreensões de entorpecentes.

Sob coordenação do delegado Jardel Guimarães, superintendente regional do Baixo e Médio Amazonas, as ações são desencadeadas progressivamente nos municípios da região, conforme determinação da Diretoria de Polícia do Interior (DPI), sob direção do delegado Miguel Cunha, e da Delegacia-Geral, tendo à frente o delegado-geral Raimundo Benassuly.

Entre essas cidades estão Santarém; Alenquer; Itaituba; Oriximiná; Monte Alegre e Novo Progresso, que registraram os resultados mais expressivos em termos de prisões e apreensões. O combate ao tráfico de drogas na região contou com a parceria de outros órgãos, como Polícia Militar e Ministério Público, além de outras unidades da Polícia Civil.


Walrimar Santos - Ascom/Polícia Civil

publicidade

publicidade