sexta-feira, 21 de agosto de 2009

2ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NOVO PROGRESSO

A 2ª Conferência Municipal de Educação de Novo Progresso - ocorrida nesta quinta e sexta-feira, 20 e 21 de Agosto de 2009, rendeu ótimos resultados que irão nortear as decisões e os rumos da educação em Novo Progresso e no Brasil. Isto pelo fato de ocorrerem, depois deste ciclo de conferências municipais, as conferências estaduais e, por conseguinte, a CONAE 2010 - Conferência Nacional de Educação agendada para acontecer em abril do ano vindouro.
A 2ª Conferência Municipal de Novo Progresso teve por principais objetivos:
Promover a construção conjunta de uma educação qualitativa de forma articulada;
Propiciar condições articuladas de propostas para a Educação Básica em todas as suas etapas as suas etapas e modalidades de ensino;
Viabilizar a participação da sociedade civil nas políticas pautadas pela justiça social, pelo trabalho, pela inclusão social e pelo o respeito à diversidade;
Consolidar o sistema Municipal de Educação para assegurar as políticas e mecanismos necessários à garantia da valorização dos profissionais da educação, em sua formação inicial e continuada.
O tema central da 2ª conferência foi condizente com o tema da CONAE : “Construindo uma Educação de Qualidade - "Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: o plano nacional de educação, diretrizes e estratégias de ação". Foram trabalhados 6 eixos com temas que favoreceram a reflexão da realidade do município:
EIXO I – papel do Estado na Garantia do Direito à Educação de Qualidade: Organização e Regulação da Educação Nacional;
EIXO II – Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação;
EIXO III – Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar;
EIXO IV – Formação e Valorização dos Profissionais da Educação;
EIXO V – Financiamento da Educação e Controle Social;
EIXO VI – Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidade e Igualdade.


Foram palestrantes durante a manhã da 2ª conferência nesta sexta-feira dia 21/08, a Profª. Sulêni Oliveira, o Prof. Raimundo Reis Coordenador do Curso Técnico e Secretário da Escola Tecnológica de Itaituba e o Secretário de Educação de Novo Progresso Gilberto Luiz dos Santoitos.Na parte da tarde, palestra com profº Licurgo Brito, Técnico do Mec no Estado do Pará.
Delegados escolhidos em assembléias realizadas em cada escola da rede municipal deliberaram futuras malhorias para a educação de nosso país. A programação iniciou-se com a saudação às autoridades presentes, apresentação de peça teatral sobre o trabalho infantil realizada por alunos da Escola Aníbal Rodrigues Pinheiro, seguida das palestras com os eixos temáticos.

Por: Edio Rosa – Tribuna do Povo

DITADURA - Agentes da Força Nacional impede trabalho e revista repórteres

É impressionante como os militares preferem esquecer que o tempo da ditadura militar acabou a décadas e que hoje vivemos num "estado democrático e de respeito aos direitos da população civil". Em Novo Progresso, os relatos de ações truculentas e total falta de respeito a cidadãos comuns por parte de policiais que estão dando guarida para a fiscalização do IBAMA são constantes. Muitas dessas situações deveriam ser alvo de ações por parte dos orgãos de direitos civis e humanos, mas parece que o ser humano, aqui em nossa região tem menos valor que as árvores e os outros animais da natureza.

O repórter e locutor CJ Moraes do site Digital Noticias, juntamente com o repórter fotografo, Jorge Tadeu e o blogueiro Wellitom Lopes Alencar do blog Roteiro Digital, tentaram fazer cobertura informativa para seus respectivos veículos de comunicação, de mais uma das ações das autoridades federais em operação em Novo Progresso. Um grande contingente de agentes e policiais chegaram no Supermercado Castanha no centro da cidade despertando curiosidade de centenas de populares sobre o que estava acontecendo.


Ao perceber que estavam sendo fotografados pelos repórteres, os agentes da Força Nacional, dirigiram-se até eles, tomando seus equipamentos, foram obrigados a erguer as mãos à cabeça e foram revistados. Os equipamentos foram confiscados até que os repórteres foram até suas casas buscar seus documentos de identificação.


Após devidamente identificados, o Tenente Fábio da Força Nacional, chegou a dizer aos repórteres que eles não podiam fazer reportagens. Com isso, ficou no ar mais algumas perguntas sem respostas por essa operação:

1) Quem deu direito a esses policiais de proibir os repórteres de trabalhar, se atualmente a liberdade de atuação como jornalistas no país é livre de censura. A ditadura MILITAR já acabou, mas esqueceram de avisar os militares...

2) Se agem assim no centro da cidade, com membros da imprensa local, como são as abordagens com o pessoal lá no meio do mato, durante as fiscalizações?...

3) logo o IBAMA, que faz questão de fazer pirotécnismos em suas ações de fiscalização, porque dessa vez impediram a imprensa local de fazer a cobertura, muito menos deram informações a respeito sobre o motivo da movimentação no Supermercado Castanha?...

publicidade

publicidade